segunda-feira, 31 de agosto de 2020

CFA lança Simulador de Diagnóstico Municipal

 


O Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) traz mais uma novidade para os administradores públicos: o simulador IGM-CFA. Por meio dele, os gestores municipais poderão fazer simulações nos resultados obtidos no Índice, a fim de identificar qual seria a nota do município e a posição no 
ranking com os novos valores.

“A ferramenta se torna útil para municípios que não divulgaram as informações a tempo ou tiveram atualizações recentes nas políticas públicas”, explica o diretor de Gestão Pública do Conselho Federal de Administração (CFA), Fábio Mendes Macedo.

Para usar o simulador é simples, basta digitar o código do município e simular os valores no campo específico. O sistema já retorna a nova nota e o novo ranking. O sistema calcula e disponibiliza alguns gráficos que mostram as diferenças entre as notas. Além disso, divulga algumas recomendações nas variáveis com as menores notas.

O simulador está disponível apenas no acesso exclusivo. O IGM-CFA é uma ferramenta criada pelo CFA. Por meio dela, é possível medir a qualidade da gestão pública municipal. A proposta é que ela seja um referencial para os prefeitos elaborarem as políticas públicas dos municípios.

É fácil ter acesso exclusivo 

Como acessar: O acesso exclusivo é feito por meio do sitewww.igm.cfa.org.br. No portal, o profissional de Administração clica na aba “Acesso exclusivo”. Quem ainda não tem login e senha para ter acesso ao estudo, é preciso fazer um cadastro. 

Uma vez preenchidas as informações solicitadas, é necessário aguardar a validação por e-mail. Após isso, o profissional de Administração terá acesso exclusivo ao IGM-CFA 2020.

http://cfa.org.br/ - Assessoria de Comunicação CFA - Facebook

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Nômade Digital - 6 Razões para se tornar um no Brasil

 


Você sabe o que é um nômade digital? Provavelmente já deve ter visto por aí alguns profissionais que estão sempre viajando pelo mundo. Para muitos, pode parecer que eles vivem férias eternas. Mas não é bem assim. Hoje, as novas formas de trabalho remoto vão muito além do home office, e o nomadismo digital é uma das suas vertentes.

A flexibilidade de horários e oportunidade de conhecer vários locais são as maiores vantagens dessa forma de atuação. Mas, além disso, um nômade digital ganha conexões com pessoas e culturas das mais diversas. Ele pode também ter novas oportunidades profissionais e um grande crescimento na carreira.

Para entender melhor sobre o assunto, descobrir como trabalhar de qualquer lugar do mundo e saber as principais razões para se tornar um nômade digital no Brasil, continue lendo!

O que é um nômade digital

Um nômade digital é alguém que não se limita ao espaço, às roupas ou à política do escritório. Eles podem trabalhar onde quiserem, desde que tenham uma conexão à internet. Não há horário definido, geralmente não há chefe, e você não precisa fingir estar doente para faltar o trabalho porque deseja praticar wakeboard — isso porque é possível conciliar trabalho e lazer de forma harmoniosa.

Os nômades digitais ganham dinheiro online através de blogs, marketing afiliado, mídias sociais, e-books, treinamento e uma série de outros métodos. Eles são independentes da localização e amam essa liberdade. O nomadismo digital já se tornou um estilo de vida. O profissional que se propõe a tal desafio, vive e trabalha sem um local fixo. É necessário conciliar o trabalho e vida com o pé na estrada, sem que isso atrapalhe a sua rotina.

Quais os benefícios do estilo de vida nômade

Escolher a liberdade de não estar preso a um local fixo pode trazer inúmeros benefícios além dos mais óbvios. Por isso listaremos algumas das principais vantagens em investir no estilo de vida nômade para você que quer sair do comum.


1. Você ganha liberdade e autonomia

Cada pessoa se sente mais confortável trabalhando em um lugar, horário e ritmo específicos. Pode ser que você seja mais produtivo em um escritório fechado, sem interrupções e no horário comercial. Mas também pode ser que prefira sentar-se em uma mesa ao ar livre, conversar com as pessoas e trabalhar em um horário diferente dos outros (dormir até mais tarde e realizar as tarefas à noite, por exemplo).

Uma das grandes vantagens do nomadismo digital é que você tem o controle disso tudo. Pode escolher a forma mais conveniente dentro da sua rotina (ou falta dela) para ser produtivo. Além disso, empresas que abraçam esse modelo também possuem uma gestão muito mais flexível. Elas são focadas em resultados, então desde que você cumpra aquilo que é proposto, dificilmente terá um chefe fazendo cobranças.

2. É possível trabalhar de qualquer lugar (mesmo)

É comum vermos fotos de pessoas com seus notebooks à beira da piscina ou na areia. A realidade não é bem essa, já que diversos fatores ambientais e comportamentais dificultam que você trabalhe em um desses lugares. Mas é possível, sim, equilibrar o trabalho com o lazer. Se você escolhe um destino paradisíaco, tem a oportunidade de sentar-se em frente a uma janela com vista para o mar e fazer intervalos mais longos para aproveitar a praia.

Tendo uma boa conexão de internet é possível se aventurar nos lugares mais remotos do mundo e escapar do estresse do dia a dia. Por outro lado, você também pode buscar uma imersão em algumas das maiores e mais modernas metrópoles. Tokyo, São Paulo, Nova Iorque, Dubai… o céu é o limite!

3. Não há gastos desnecessários com estrutura física

Quando você opta por ficar em uma cidade só, muitas vezes precisa de uma estrutura de escritório fixo para trabalhar. O que pode ser ótimo, já que hoje em dia existem soluções flexíveis de espaços de trabalho para todos os gostos e perfis. Contudo, se você viaja muito, ter um local fixo talvez não seja a melhor opção, já que ele pode ficar ocioso durante grande parte do tempo.

Nesse caso, a flexibilidade proporcionada pelos espaços de coworking é a melhor solução. Só na rede do BeerOrCoffee são mais de 900 opções espalhadas pelo Brasil, nos melhores destinos do país. E você só paga quando está realmente usando, seja em sala privativa, espaço compartilhado ou sala de reunião.

4. Mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Poder escolher seus horários tem a grande vantagem de adaptar a rotina de trabalho aos compromissos sociais (e vice-versa). Se você tem um evento à tarde, pode começar a trabalhar mais cedo e resolver tudo que precisa a tempo. E também selecionar de onde irá trabalhar naquele dia para facilitar toda sua logística de deslocamento. Isso traz praticidade, conforto e muito mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Esse equilíbrio é também um dos responsáveis pelo aumento da produtividade dos profissionais. uma pesquisa da TINYpulse relatou que 91% dos trabalhadores remotos dizem que são mais produtivos quando trabalham fora do escritório.
5. Networking e trocas de experiências

Se em um escritório compartilhado você já tem infinitas oportunidades de networking, imagine frequentando dezenas deles. Ter contato com pessoas de diversas culturas, áreas de atuação, empresas e países proporciona uma troca riquíssima. Você pode ganhar oportunidades de negócios, know-how em assuntos variados e ainda fazer novos amigos.

6. Estilo de vida minimalista e sustentável

Para viajar pelo mundo você terá, inevitavelmente, se desapegar de alguns objetos. Não é possível levar sua casa e tudo dentro dela nas costas. E essa é uma ótima oportunidade para praticar o minimalismo e experimentar um estilo de vida mais sustentável. Você aprende a aproveitar melhor os recursos disponíveis e percebe que precisa de muito menos do que imaginava para viver.

E então, se interessou pelo estilo de vida nômade? No Brasil existem centenas de destinos disponíveis: praia, montanha, cidade e floresta — e inclusive todos juntos no mesmo lugar.

Copiado: https://vidadecoworking.com/

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

CFA promove lançamento do IGM-CFA 2020

 Estudo acaba de ganhar nova versão. Levantamento consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho

Auxiliar gestores municipais a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional. Esse é o objetivo do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), estudo realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e que acaba de ser atualizado.

“A versão do IGM-CFA 2020 foi desenvolvida com intuito de reduzir discrepâncias identificadas em versões anteriores. A sistemática se manteve, sendo que as alterações realizadas se deram, basicamente, na implementação de outliers e no cálculo da meta”, explica o diretor de Gestão Pública do CFA, Fábio Mendes Mâcedo.

Atualmente a versão 2.0 da ferramenta abrange 5.569 municípios, com separação por clusters para agrupar e tornar o diagnóstico dos dados mais real. Houve, ainda, o acréscimo dos indicadores Saneamento e Meio Ambiente e das variáveis Taxa de Cobertura de Creche; IDEB 9º ano; Mortes no Trânsito e Tratamento de Esgoto. A nova metodologia também leva em consideração os outliers ou pontos fora da curva que são aqueles dados que se diferem de forma acentuada em relação ao grupo.

IGM-CFA

O estado de São Paulo ficou com a melhor média no IGM-CFA, com nota 6,25. Já o lanterna do ranking estadual é o Amapá, com 4,16, numa escala que vai de 0 a 10 pontos. Esse valor é calculado com base nas três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. “O município que consegue gerir suas finanças, com base nas regras de boa gestão fiscal, aplicadas às ferramentas de gestão com intuito de fortalecer o planejamento e a excelência nos processos e, por fim, faz boas entregas à sociedade, alcança uma boa nota no IGM-CFA”, explica Fábio.

Os cinco municípios que lideram o ranking da Região Sudeste são do estado de São Paulo. Destaque para Votuporanga, que alcançou nota 8,47. Cidades de Mato Grosso dominam o ranking da Região Centro-Oeste. Nas regiões Norte, Sul e Nordeste houve um equilíbrio maior entre os estados.

Finanças

A dimensão Finanças analisa investimentos per capita em educação e saúde, índice fiscal, equilíbrio previdenciário e custo do legislativo. “Com base nos dados apresentados, foi possível perceber que os municípios brasileiros passam por um período de grave crise fiscal, sendo acompanhada de uma crescente demanda por serviços e gastos públicos”, reflete Fábio.

Contudo, o diretor explica que alguns municípios estão conseguindo superar tais desafios. “O IGM-CFA foi criado com esse objetivo: mostrar as melhores práticas do país para que sejam replicadas”, diz. Nessa dimensão, o município Água Boa, em Mato Grosso, alcançou nota 9,49 e lidera o ranking em Finanças. 

Confira, abaixo, os 10 melhores municípios na dimensão Finanças:

 Gestão

Pérola D’Oeste, no Paraná, alcançou a melhor nota em Gestão: 9,49. Esta dimensão busca avaliar os instrumentos que são utilizados pelos municípios que facilitam a gestão dos recursos públicos. “Ter profissionais capacitados torna-se essencial na geração de valor público, uma vez que o planejamento, captação de recursos, estudos, projetos e processos são mais bem executados quando entram em cena pessoas com conhecimentos específicos em tais áreas”, explica o conselheiro do CFA.

A seguir, conheça os melhores municípios com notas na dimensão Gestão.

 Desempenho

O quanto o município arrecada, investe e gerencia seus recursos vai refletir no Desempenho. Esta dimensão reúne indicadores na área de educação, saneamento e meio ambiente, saúde, segurança e vulnerabilidade social. Os dez melhores municípios nessa dimensão são da Região Sudeste, sendo que sete fazem parte do estado de São Paulo. Adamantina lidera o ranking, com nota 9,52. 

“As entregas efetivas à sociedade são relacionadas da forma como o recurso público é disponibilizado e como é feita sua gestão. O recurso em quantidade suficiente, porém mal gerido, não alcança seu objetivo. Por isso, a dimensão Desempenho pode ser considerada como a mais importante, pois avalia realmente a realidade municipal, entretanto para se alcançar bons resultados nesta dimensão, as anteriores – Fiscal e Gestão – são imprescindíveis”, avalia Fábio Macedo.

Confira o ranking dos dez melhores municípios na dimensão Desempenho.

 Saiba mais

Para ter mais detalhes do IGM-CFA 2020 basta acessar o site http://igm.cfa.org.br.  No portal, é possível ver o ranking completo dos oito grupos de municípios e ainda fazer comparações. O site também tem o acesso exclusivo para os profissionais de Administração, com informações complementares do Índice. Além disso, a CGP/CFA fez uma análise completa com a visão geral do Brasil. Para acessar o estudo completo, clique aqui e faça o download do documento.

Assessoria de Comunicação CFA - http://cfa.org.br/

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Como Encantar Clientes e os Fidelizar? Venha descobrir!


Além do óbvio, que é ouvir as sugestões e ter uma forma de medir a satisfação dos clientes, precisa de investir em comunicação. Sabe aquela ditado de que quem não é visto, não é lembrado? Pois, é necessário estar presente na vida da pessoa não apenas com um produto ou serviço, mas com a sua marca.

O objetivo é criar um relacionamento verdadeiro, pois essa troca entre ambas as partes faz com que o cliente se afeiçoe. Assim, ele torna-se próximo e passa a admirar as suas propostas, as condições especiais fornecidas, o bom atendimento e o seu estilo de trabalho.

Use o e-mail marketing

Uma das formas de personalizar e humanizar o atendimento, mesmo quando tem muitos contatos para gerir, é usar o e-mail marketing. Esta ferramenta tem um bom índice de abertura e serve para nutrir a relação entre ambas as partes, mantendo a marca próxima e acessível ao seu público-alvo. 

Apoie a comunicação na estratégia

Através do envio de e-mails, pode enviar uma seleção especial de produtos em datas comemorativas, convidar o cliente a conhecer uma nova linha, dar descontos e até encaminhar conteúdos relevantes, que possam ajudá-lo em algo. Daí vem também a importância de segmentar a sua carteira e conhecer o perfil dos consumidores.


Quando as mensagens são enviadas de forma automatizada e com uma boa estratégia de suporte, o sucesso é garantido. O importante é que tenha um plano para cada “categoria” e siga um calendário de envios pertinente aos seus objetivos. Veja os resultados enquanto usa a tecnologia para o auxiliar.

Seja multicanal

Embora o e-mail marketing seja uma opção tradicional e entregue resultados bastante consistentes a quem quer encantar clientes ou fidelizá-los atarvés de um bom relacionamento, há outros canais de comunicação que podem ser tão eficazes quanto este. O uso do SMS é um bom exemplo.

Um cliente encantado e fiel torna-se promotor da sua marca: além de fazer sempre negócio consigo, ele fala bem e recomenda os seus produtos ou serviços. Para que isso aconteça, porém, é preciso ter uma relação próxima com o público-alvo.

Quando o contato se dá de forma mais pessoal (tal como acontece quando se utiliza o telemóvel), com mensagens personalizadas, essa sensação sobressai-se. Assim, a sua preocupação sobre como encantar clientes converte-se numa relação chegada, com benefícios para o negócio.


Não complique

É fundamental que não procure um programa muito complicado para fazer a gestão de clientes e aplicar estratégias de fidelização. Opte por uma plataforma no seu idioma, que seja de fácil entendimento e manuseio, além de contar com uma equipa expert pronta para simplificar tudo para si.

Copiado: https://blog.e-goi.com/

terça-feira, 25 de agosto de 2020

CFA lança segunda edição da Agenda de Gestão Municipal

 

O mês de abril começou com novidades no Conselho Federal de Administração (CFA), já que,  hoje (1º), foi lançado ao público a segunda edição da Agenda de Gestão Municipal. O ingresso no site deverá ser feito por meio de um cadastro (clique aqui) com as   informações solicitadas. 

“A Agenda serve de subsídio aos gestores públicos, assessores e profissionais da Administração a fazerem a condução de reais necessidades que a administração pública tem para cumprir junto aos órgãos de controle, junto às obrigações de prestação de serviços continuada para a sociedade munícipe”, disse o diretor de Gestão Pública da autarquia, Fábio Mendes Macedo.

O objetivo da publicação é oferecer aos gestores informações que facilitem as rotinas e os procedimentos diários de uma prefeitura. Nela constam prazos, obrigações e outros compromissos pertinentes a gestão municipal. 

O guia é um diferencial de eficiência e efetividades nas ações públicas. Além de gerar bem estar a sociedade, a Agenda cumpre a premissa do estado, dos jurisdicionados e a população – para que faça o devido controle social. 

Assessoria de Comunicação.https://cfa.org.br/

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

COMO GERENCIAR CRISES NA ERA DIGITAL?

 

Como gerenciar crises em um passo a passo descomplicado

Você mais do que ninguém conhece o real valor da sua marca e, principalmente, o quanto foi suado construí-la. Por isso, sabe muito também que precisa preservá-la ao máximo. Ainda assim, diante de uma crise mal gerida, as estratégias e os investimentos voltados para o fortalecimento da empresa e da marca podem ir por água abaixo em pouquíssimo tempo.

Daí a necessidade de aprender como gerenciar crises de imagem na era digital. Em um momento no qual as interações acontecem com muita velocidade e em canais que oferecem alta acessibilidade e visibilidade para os usuários, como as mídias sociais, o gerenciamento de crise exige respostas rápidas, posicionamento claro e informações consistentes.

Mas, então, como ser assertivo diante de situações extremas que podem levar a crises de imagem? É possível se antecipar e se proteger de alguns efeitos que podem lesar a marca? Apresentamos essas e outras respostas a seguir. Confira 8 dicas que podem ajudá-lo a saber como gerenciar crises. Boa leitura!

 #1 Ser transparente é indispensável

Uma vez instalada a crise, o ideal é não perder isso de vista: a empresa precisa ser rápida em seus posicionamentos, mas, principalmente, verdadeira e transparente nas conversas e interações com o público de sua marca.

Além disso, é importante manter uma comunicação tanto com o público interno, como também com seus clientes e a imprensa. Quanto mais próximo você estiver deles, melhor.

 #2 Eleja um porta voz para a sua marca

Não existe nada pior do que uma marca sem referência ou identidade. No contexto de uma crise, o porta-voz é a cara da marca. Por isso, é importante indicar um porta voz com autoridade, que seja capaz de transmitir confiança e credibilidade da marca, mantendo consumidores, acionistas e funcionários atentos aos comunicados.

Além de escolher com cuidado o profissional que estará à frente da comunicação durante a crise, é importante que ele forneça informações precisas e claras. Do contrário, tanto a marca quanto ele têm muito a perder, caindo no descrédito do público.

 #3 Dê a notícia em primeira mão para público interno e externo

Agilidade é essencial neste momento. A sua empresa tem a obrigação de atualizar rapidamente seu público, apresentando sua narrativa nos principais canais de comunicação. A velocidade, neste momento, deve ajudá-lo a manter a reputação da sua marca.

Se não conseguir ser o primeiro a compartilhar a informação, mapeie as notícias que já estão circulando e corrija os pontos que considerar necessário em seu comunicado.

 #4 Elabore uma estratégia de resposta

Depois de se inteirar da situação em detalhes e compreender a dimensão do problema, é preciso pensar em uma maneira inteligente de gerenciá-la e responder a ela. Pense em como ela pode afetar seus stakeholders e opte pelo melhor canal de resposta. São várias possibilidades:

  • Apresentar sua mensagem nas mídias sociais, em texto ou vídeo;
  •  Emitir um comunicado para a imprensa;
  •  Agendar uma entrevista coletiva.

Dependendo da dimensão da crise, você também pode combinar todas as alternativas citadas. Vale destacar, mais uma vez: o essencial mesmo, neste momento, é ser transparente. Se a empresa errou, é hora de assumir a responsabilidade e indicar como irá reparar possíveis perdas e danos dos consumidores.

A resposta deve focar no relato do que realmente aconteceu e nas iniciativas para corrigir o problema. É hora de mostrar atitude!

Um dos erros mais comuns é fingir que nada aconteceu. No gerenciamento de crise, é preciso assumir os problemas. Se você tentar negá-los, certamente, eles irão se multiplicar.

 #5 Monitore a repercussão da crise para sobreviver a ela

Em meio ao caos, pode ser que você se sinta perdido diante de tantos problemas e de uma repercussão tão negativa. Mas, o fato é preciso ir muito além da sua impressão, você precisa monitorar os sintomas que aparecem durante a crise para dimensioná-la. É importante identificar e acompanhar alguns aspectos:

  •  Alto índice de menções negativas sobre a marca nas mídias sociais;
  •  Reportagens e notas na imprensa com críticas ou suspeitas;
  •  Investidores, parceiros e acionistas solicitando explicações;
  •  Queda nas vendas;
  •  Queda no valor das ações ou no valor estimado da marca;
  •  Perda de motivação e produtividade na equipe.

 #6 Se fizer promessas, certifique-se que pode cumpri-las

Diante de casos como problemas com produtos, recalls ou mesmo falta de comprometimento dos funcionários, é comum que a organização, de imediato, informe que o caso seja averiguado e as medidas necessárias serão tomadas. Muitas vezes, as iniciativas para resolução do problema são, inclusive, apresentadas para o público.

Se for esse o caso e você fizer promessas para os clientes, lembre-se de informá-los sobre o progresso de cada ação. Isso mostra que a organização está em movimento, buscando a melhor solução para todos os envolvidos. É assim, com transparência e comunicação afinada, que você protege sua marca!

 #7 Revise sua estratégia de marketing

Essa dica vale ouro: dê tempo ao tempo! Não adianta você querer recuperar o desgaste da marca, apostando alto em marketing para outra linha de produtos, por exemplo. As pessoas têm memória. Sabendo disso, o ideal é esperar a crise cair no esquecimento para dar continuidade às ações e campanhas de marketing.

Se ainda assim você precisar anunciar, seja cuidadoso na abordagem. O marketing precisa ser pensado considerando a repercussão da crise. Uma alternativa possível é diminuir o número de canais onde a mensagem seria divulgada. Foque somente naqueles que são tidos como essenciais, levando a informação exclusivamente ao público que, de fato, precisa dela.

 #8 Inspire-se sem cases de sucesso

Pode não ser simples aprender como gerenciar crises, mas é perfeitamente possível. De gigantes, como a Samsung no case sobre as falhas nos celulares do modelo Galaxy Note 7, até empresas menores, todas as que superaram os impactos de uma crise começaram fazendo o básico, ou seja, sendo transparente e assumindo as consequências.

Um dos cases de sucesso no gerenciamento de crise é o da rede de restaurantes Spoleto que, em 2012, se deparou com um vídeo do Porta dos Fundos que criticava a qualidade do atendimento nas franqueadas. Para se posicionar, a empresa optou por utilizar o mesmo canal para responder ao seu público.

A Spoleto conversou com o time do canal e encomendou uma continuação da piada, para divulgar o seu próprio serviço de atendimento ao cliente. Uma sacada de mestre, não é mesmo?

O vídeo com a reação bem-humorada da marca fez sucesso e levou o público e a empresa a receberem muito bem o caso.

Copiado: https://digitalks.com.br/