quinta-feira, 30 de julho de 2020

A NOVA PIRÂMIDE DE NECESSIDADES




Especialista em analytics da consultoria Bain & Company, Eric Almquist, propõe uma nova hierarquia de necessidades, que permite as empresas criarem novos valores para seus consumidores. Após 4 anos de estudo, o redesenho da pirâmide desenvolvida por Abraham Maslow na década de 1950, foi proposto por Almquist se adequando as necessidades humanas do século 21.

 

Para confirmar se o atendimento dessas necessidades melhora de fato o desempenho das empresas, a Bain & Company realizou uma pesquisa com 10 mil pessoas sobre 50 empresas dos Estados Unidos, relacionando as 30 necessidades propostas com o NPS das companhias (o índice de satisfação dos consumidores criado por Fred Reichheld) e o crescimento de seu faturamento.

 

As respostas indicaram em que medida suas necessidades eram atendidas com notas de 1 a 10.

 

Empresas que receberam no mínimo nota 8 em quatro ou mais elementos de valor de pelo menos 50% da pesquisa, apresentaram NPS quatro vezes superior e crescimento das vendas três vezes maior do que aquelas que ganharam 8 em um único elemento de valor.

 

A pirâmide dos 30 elementos de Almquist foi concebida para uso com os consumidores, mas talvez possa ser utilizada para motivar colaboradores, como a de Maslow.

 

Pode ser difícil definir o que um cliente valoriza em um produto ou serviço. Porém os líderes devem reconhecer sua capacidade de estimularem o crescimento deles e priorizá-los.


quarta-feira, 29 de julho de 2020

“Estamos Todos na Fila.....

“Estamos todos na fila....

A cada minuto alguém deixa esse mundo pra trás. 
Não sabemos quantas pessoas estão na nossa frente. 
Não dá pra voltar pro “fim da fila”. 
Não dá pra sair da fila. 
Nem evitar essa fila.
Então, enquanto esperamos a nossa vez:
Faça valer a pena cada momento vivido aqui na Terra. 
Tenha um propósito.
Motive pessoas !!
Elogie mais, critique menos.
Faça um “ninguém” se sentir um alguém do seu lado.
Faça alguém sorrir. 
Faça a diferença. 
Faça amor. 
Faça as pazes. 
Faça com que as pessoas se sintam amadas. 
Tenha tempo pra você.
Faça pequenos momentos serem grandes. 
Faça tudo que tiver que fazer e vá além.
Viva novas experiências.
Prove novos sabores.
Não tenha arrependimentos por ter tentado além do que devia, por ter valorizado alguém mais do que deveria, por ter feito mais ou menos do que podia.
Tudo está no lugar certo.
As coisas só acontecem quando têm quem acontecer.
Releve.
Não guarde mágoas.
Guarde apenas os aprendizados.
Liberte o rancor.
Transborde o amor.
Doe amor.
Ame, mesmo quem não merece.
Ame, sem querer receber nada em troca.
Ame, pelo simples fato de vc vibrar amor e ser amor.
Mas sempre, ame a si mesmo antes de qualquer coisa.
Esteja preparado para partir a qualquer momento. 
Vc não sabe seu lugar na Fila, então se prepare prá deixar aqui apenas boas lembranças. 
Suas mãos vão embora vazias.
Não dá pra levar malas, nem bens...
Se prepare DIARIAMENTE prá levar consigo, somente aquilo que tens guardado no coração.”

Por: Lya Luft: Escritora Brasileira (postou nas redes sociais esse texto lindo, prá gente refletir  !!

terça-feira, 28 de julho de 2020

Como Nosso Cérebro Aprende

Você já parou para pensar como o cérebro aprende? 
O que acontece nesse processo de aprendizado pelo qual todos nós passamos? Enfim, não é algo simples e de fácil assimilação, mas por meio deste artigo vamos tentar resumir de forma que não nos esqueçamos dos principais detalhes.
Antes de mostrarmos os caminhos que levam o cérebro a aprender de fato, você verá como e o que os profissionais podem fazem para proporcionar a fruição de conhecimentos e habilidades inerentes a todos nós seres humanos. 
Confira abaixo as informações e não perca nenhum detalhe de tal processo.

Como o cérebro pode ser estimulado?

Sabia que existem maneiras de estimular esse importante órgão do corpo humano? Pois é, a forma como o cérebro aprende também diz muito do estímulo que ele recebeu ao longo de seu desenvolvimento.
Isso acontece porque quando uma criança, por exemplo, aprende desde cedo a lidar com suas ‘novas’ habilidades e a fazer um uso correto delas, o pequeno recebe o acompanhamento e a orientação de profissionais.

Esse contato é importante para que as crianças consigam canalizar suas competências e, assim, executá-las cada vez mais sob a supervisão de um adulto. A comunicação verbal e todo o aspecto cognitivo são habilidades aprendidas e aperfeiçoadas com esses estímulos. Tudo isso é resultado do aprendizado do cérebro.
No entanto, é preciso salientar que esses especialistas adotam metodologias previamente abordadas pela comunidade científica, o que comprova sua eficácia perante os casos de cada indivíduo. Sendo assim, o convívio do pequeno na escola e/ou sob o acompanhamento de outros terapeutas (fora do ambiente escolar) é essencial.

A divisão do cérebro e as partes responsáveis pelo seu processo de aprendizagem

Em artigos anteriores já mostramos aos leitores como e quais são as divisões do cérebro. Inclusive, o papel que cada um exerce.
– Área temporal: aqui nós temos a região cuja atribuição é a percepção auditiva dos sons e das diferentes estruturações de linguagem fonológica, sendo o centro da toda a linguagem de nosso cérebro;
– Área frontal: importante relembrar que essa parte é aquela cujas funções são a de presenciar a ocorrência de todos os processos que exigem planejamento, organização, sequencias, decisão, análise, síntese, atenção executiva (seletiva e sustentada), coordenação de estratégias (eleição de prioridades e ações secundárias), inibição comportamental, memória de trabalho, exibilidade de interesses, percepção de erros e construção das correções;
– Área occiptal: já a região occipital está relacionada a toda a habilidade visual, sendo o centro das percepções visuais para as tarefas do cotidiano.
– Área parietal: esse segmento está conectado à sensibilidade geral (seja elatátil, propriocepção, dor, entre outras.), coordenação espacial, integração senso-perceptiva e orientação atencional.

O que a ciência fala sobre as divisões do nosso cérebro?

Pesquisas apontam que as conexões cerebrais costumam se aprofundar e se interconectar formando, então, unidades funcionais, cujo papel fundamental na geração ocorre, além da coordenação e manutenção das funções cerebrais em rede.

Vale salientar que estes atributos, quando estão em conjunto com outras áreas funcionais, são responsáveis por coordenar o processamento das formas mais diversas de informações no cérebro, são elas: ler, escrever, pensar, perceber sons/estímulos visuais, entender símbolos, perceber a face de seu semelhante e sentir algo resultante, etc.
Importante fazer um adendo ao fato de o aprendizado de todos os indivíduos dependerem de forma integral nessa conexão cerebral. Isso mostra como os estímulos são tão necessários para o nosso desenvolvimento cerebral.
Além disso, a forma como nosso cérebro aprende também está ligada à maturidade do órgão em questão. No entanto, os fatores relacionados a esse desempenho tem ligação também com fatores determinantes, como ambientais e genéticos.

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – 27 de Julho.

A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de Saúde e Segurança no Trabalho.
Qual a importância da Segurança do Trabalho para um país?
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego a Segurança do Trabalho tem como objetivo proteger a vida, promover a saúde e integridade física do trabalhador. Através de medidas aplicadas por técnicas e procedimentos de trabalho que devem ser elaborados e executados segundo os padrões mínimos de segurança estabelecidos nas leis e normas regulamentadoras (NR’s, atualmente contamos com 36), este objetivo foi alcançado.
Antes desta data, o foco era na reabilitação do trabalhador que sofreu o acidente. A partir de 2011, a Segurança do Trabalho passou a ter papel preponderante na busca da preservação da saúde e integridade física do trabalhador em seu ambiente laboral. Evitando que ocorresse qualquer acidente com o trabalhador.
Este foco fortaleceu a conscientização e a valorização das vidas, atitudes estas que vêm sendo construídas ao longo da história, como parte integrante do processo de desenvolvimento econômico.
Em um estudo da equipe da Secretaria de Educação a Distância – SEDIS, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, foi publicada a estrofe de uma música, onde a letra mostra claramente o que ocorria com os trabalhadores com relação a prática do NÃO uso de equipamento e procedimentos de segurança:
[…] E flutuou no ar como se fosse um pássaro
E se acabou no chão feito um pacote flácido
Agonizou no meio do passeio público
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego […]
(Construção – letra e música de Chico Buarque de Holanda).
Esta música de 1971, diz muito sobre a vida dos milhares de trabalhadores da construção civil no Brasil, a letra narra um episódio onde um trabalhador sofre um acidente.
Na época não existia a prática e nem obrigatoriedade da utilização de EPI. “Flutuou no ar” diz claramente que o trabalhador não possuía cinto de segurança e caiu do alto de um prédio em construção.
Podemos perceber que havia descaso sobre a segurança dos trabalhadores; e esse descaso não ocorreria somente na construção civil, mas em todos os setores da economia.
O homem sempre sofreu acidentes durante a atividade laboral, isso vem desde as sociedades mais antigas.

Entretanto, no final da década de 60 e início das década de 70, esses acidentes começaram a chamar a atenção dos governantes, quando seu elevado número, adquiriu dimensões de problema de cunho social e monetário. Esse número elevado, leva o Banco Mundial cogitar cortes dos financiamentos ao Brasil, caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido, forçando então o país a definir uma política de responsabilidade às empresas, para que criem programas de prevenção de acidentes e contratem pessoal capacitado e infraestrutura adequada do ponto de vista técnico.
Segundo estimativas da época, 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente e 40% dos profissionais sofriam lesões.
A política governamental no sentido de melhorar os esforços de empresários e empregados, enxergam a necessidade de atualizar e melhorar a legislação trabalhista, e o Ministro do Trabalho Júlio Barata, em exercício na época, além publicar as portarias nº 3236 e 3237, em 27 de julho de 1972 (referente à Serviço Especializado em Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho: Portaria nº 3.237 de 27 de Julho de 1972), atualiza o artigo 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, que discorre sobre as condições internas de uma empresa, em relação à saúde e a segurança, precisamente sobre a atuação e formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. O Brasil passa a ser o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários e esta data escolhida como Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Esse fato leva a ser instituída uma comissão denominada Comissão Tripartite Paritária Permanente – CTPP (Portaria 11 de 17 de maio de 2002 do Ministério do Trabalho), substituída depois pela Portaria Mtb 59/2008 do Ministério do Trabalho, denominada Comissão Nacional Tripartite.
Um dos principais motivos para criação da CTPP, foi a instituição de procedimentos que levassem em consideração a manifestação da sociedade sobre a Segurança e Saúde do Trabalho que, antes eram decididos sem se preocupar sobre o que pensava a sociedade.
O Ministério do Trabalho então, passou a adotar os princípios preconizados pela Organização Internacional do Trabalho – OIT, que enfatiza o uso da Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho (composta por empregadores, representantes dos trabalhadores e governo), através da Portaria Interministerial nº 152 de 13 de maio de 2008.
Essa portaria tem por objetivo avaliar e implementar medidas existentes na Convenção nº 187 da Organização Internacional do Trabalho – OIT, no País.
A Comissão Tripartite deverá atender às Diretrizes da OIT e ao Plano de Ação Global em Saúde do Trabalhador, aprovado na 60ª Assembléia Mundial da Saúde ocorrida em 23 de maio de 2007.
A comissão Tripartite vem colaborando para que os percentuais de acidentes do trabalho diminuam no País. Essa colaboração se dá através de propostas de aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, de elaboração e implementação em conjunto de ações destinadas a promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores que foram submetidos aos riscos e agravosem decorrência das condições do trabalho, visando a melhoria nos processos de redução das doenças e acidentes do trabalho no âmbito das competências dos três Ministérios: Trabalho, Emprego e SegurançaSaúde e Previdência Social.
Sendo assim dispostos: o poder público cria e fiscaliza as normas e leis de saúde e segurança do trabalho a serem cumpridas; o empregador cumpre a legislação criada, podendo ser punido em caso de desrespeito às exigências e o trabalhador cumpre as exigências de Saúde e Segurança nos locais de trabalho, obedecendo às normas e procedimento específicos à atividade exercida.
A segurança está em todos os ramos de atividades: industrias de variados setores, ambiente hospitalar, setor rural, administrativo etc., onde há atividade laboral a segurança deve ser cumprida e devemos destacar que a prevenção de acidentes se torna economicamente viável quando um bom programa de prevenção de acidentes é aplicado. 
Acidentes não acontecem por acaso, mas por descaso, por isso respeite a vida e zele por sua segurança.

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar é marcado pela alternância entre episódios de depressão e de euforia; as crises pode variar em intensidade, frequência e duração. 
Transtorno afetivo bipolar é um distúrbio psiquiátrico complexo. Sua característica mais marcante é a alternância, às vezes súbita, de episódios de depressão com os de euforia (mania e hipomania) e de períodos assintomáticos entre eles. As crises podem variar de intensidade (leve, moderada e grave), frequência e duração.
As flutuações de humor têm reflexos negativos sobre o comportamento e atitudes dos pacientes, e a reação que provocam é sempre desproporcional aos fatos que serviram de gatilho ou, até mesmo, independem deles.
Em geral, essa perturbação do humor se manifesta tanto nos homens quanto nas mulheres, entre os 15 e os 25 anos, mas pode afetar também as crianças e pessoas mais velhas.
De acordo com o DSM.IV e o CID-10, (manuais internacionais de classificação diagnóstica), o transtorno bipolar pode ser classificado nos seguintes tipos:
  • Transtorno bipolar Tipo I
O portador do distúrbio apresenta períodos de mania, que duram, no mínimo, sete dias, e fases de humor deprimido, que se estendem de duas semanas a vários meses. Tanto na mania quanto na depressão, os sintomas são intensos e provocam profundas mudanças comportamentais e de conduta, que podem comprometer não só os relacionamentos familiares, afetivos e sociais, como também o desempenho profissional, a posição econômica e a segurança do paciente e das pessoas que com ele convivem. O quadro pode ser grave a ponto de exigir internação hospitalar por causa do risco aumentado de suicídios e da incidência de complicações psiquiátricas.
  • Transtorno bipolar Tipo II
Há uma alternância entre os episódios de depressão e os de hipomania (estado mais leve de euforia, excitação, otimismo e, às vezes, de agressividade), sem prejuízo maior para o comportamento e as atividades do portador.
  • Transtorno bipolar não especificado ou misto
Os sintomas sugerem o diagnóstico de transtorno bipolar, mas não são suficientes nem em número nem no tempo de duração para classificar a doença em um dos dois tipos anteriores.
  • Transtorno ciclotímico
É o quadro mais leve do transtorno bipolar, marcado por oscilações crônicas do humor, que podem ocorrer até no mesmo dia. O paciente alterna sintomas de hipomania e de depressão leve que, muitas vezes, são entendidos como próprios de um temperamento instável ou irresponsável.
CAUSAS
 Ainda não foi determinada a causa efetiva do transtorno bipolar, mas já se sabe que fatores genéticos, alterações em certas áreas do cérebro e nos níveis de vários neurotransmissores estão envolvidos.
Da mesma forma, já ficou demonstrado que alguns eventos podem precipitar a manifestação desse distúrbio do humor nas pessoas geneticamente predispostas. Entre eles, destacam-se: episódios frequentes de depressão ou início precoce dessas crises, puerpério, estresse prolongado, remédios inibidores do apetite (anorexígenos e anfetaminas), e disfunções da tireoide, como o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.
DIAGNÓSTICO
 O diagnóstico do transtorno bipolar é clinico, baseado no levantamento da história e no relato dos sintomas pelo próprio paciente ou por um amigo ou familiar. Em geral, ele leva mais de dez anos para ser concluído, porque os sinais podem ser confundidos com os de doenças como esquizofrenia, depressão maior, síndrome do pânico, distúrbios da ansiedade. Daí a importância de estabelecer o diagnóstico diferencial antes de propor qualquer medida terapêutica.
 SINTOMAS
Depressão: humor deprimido, tristeza profunda, apatia, desinteresse pelas atividades que antes davam prazer, isolamento social, alterações do sono e do apetite, redução significativa da libido, dificuldade de concentração, cansaço, sentimentos recorrentes de inutilidade, culpa excessiva, frustração e falta de sentido para a vida, esquecimentos, ideias suicidas.
Mania: estado de euforia exuberante, com valorização da autoestima e da autoconfiança, pouca necessidade de sono, agitação psicomotora, descontrole ao coordenar as ideias, desvio da atenção, compulsão para falar, aumento da libido, irritabilidade e impaciência crescentes, comportamento agressivo, mania de grandeza. Nessa fase, o paciente pode tomar atitudes que reverterão em danos a si próprio e às pessoas próximas, como demissão do emprego, gastos descontrolados de dinheiro, envolvimentos afetivos apressados, atividade sexual aumentada e, em casos mais graves, delírios e alucinações.
Hipomania: os sintomas são semelhantes aos da mania, porém bem mais leves e com menor repercussão sobre as atividades e relacionamentos do paciente, que se mostra mais eufórico, mais falante, sociável e ativo do que o habitual. Em geral, a crise é breve, dura apenas uns poucos dias. Para efeito de diagnóstico, é preciso assegurar que a reação não foi induzida pelo uso de antidepressivos.
TRATAMENTO
 Transtorno bipolar não tem cura, mas pode ser controlado. O tratamento inclui o uso de medicamentos, psicoterapia e mudanças no estilo de vida, tais como o fim do consumo de substâncias psicoativas, (cafeína, anfetaminas, álcool e cocaína, por exemplo), o desenvolvimento de hábitos saudáveis de alimentação e sono e redução dos níveis de estresse.
De acordo com o tipo, gravidade e evolução da doença, a prescrição de medicamentos neurolépticos, antipsicóticos, anticonvulsivantes, ansiolíticos e estabilizadores de humor, especialmente o carbonato de lítio, tem-se mostrado útil para reverter os quadros agudos de euforia e evitar a recorrência das crises. A associação de lítio com antidepressivos e anticonvulsivantes tem demonstrado maior eficácia para prevenir recaídas. No entanto, os antidepressivos devem ser utilizados com cuidado, porque podem provocar uma guinada rápida da depressão para a euforia, ou acelerar a incidência das crises.
A psicoterapia é outro recurso importante no tratamento da bipolaridade, uma vez que oferece suporte para o paciente superar as dificuldades impostas pelas características da doença, ajuda a prevenir a recorrência das crises e, especialmente, promove a adesão ao tratamento medicamentoso que, como ocorre na maioria das doenças crônicas, deve ser mantido por toda a vida.

RECOMENDAÇÕES
Portadores de transtorno bipolar e seus familiares precisam estar cientes de que:
  • Seguir o tratamento à risca é a melhor forma de prevenir a instabilidade emocional e a recorrência das crises, o que assegura a possibilidade de levar vida praticamente normal;
  • Os remédios podem não fazer o efeito desejado logo nas primeiras doses que, muitas vezes, precisam ser ajustadas ao longo do tratamento;
  • Crises depressivas prolongadas sem tratamento adequado podem aumentar em 15% o risco de suicídio nos pacientes bipolares;
  • O paciente pode procurar alívio para os sintomas no álcool e em outras drogas, solução que só ajuda a agravar o quadro;
  • Alternar a fase de depressão com a de mania pode dar a falsa sensação de que a pessoa está curada e não precisa mais de tratamento;
  • A família pode precisar também de acompanhamento psicoterápico, por duas diferentes razões: primeira, porque o distúrbio pode afetar todos que convivem diretamente com o paciente; segunda, porque precisa ser orientada sobre como lidar no dia a dia com os portadores do transtorno.

terça-feira, 21 de julho de 2020

Quanto Vale Um Amigo?








Amigos não tem preço.
Como pagar disponibilidade, acolhimento, carinho, escuta, presença, cumplicidade, fidelidade, correção, verdade, conselho… essas coisas não se pagam porque não se compram por aí, em vitrines ou shoppings centers … mas são conquistadas no dia a dia. 
As vezes é bem rapidinho, brota espontaneamente, mas as vezes leva tempo, exige cultivo até ver surgir o que chamamos de amizade.

Eu tenho alguns amigos que me são muito valiosos… não são muitos, mas são fiéis e aí que está… essa fidelidade é que faz toda a diferença, é a certeza de ter com quem contar quando mais se precisa, é a certeza de não ser deixado na mão, de não ser traído e abandonado. 
Certeza de que não estamos sós.
Todos nós temos necessidade de amigos. 
Necessidade de um ombro num dia de lágrimas, necessidade de um sorriso num dia de vitórias, necessidade de ouvido num dia de desabafo, necessidade de companhia num dia de solidão… e quando eu penso em tudo isso que um amigo representa só vem uma certeza ao meu coração: é preciso cuidar bem dos meu amigos porque eles são dons de Deus, valiosos e não há preço que os pague, e o que posso fazer é amá-los com gestos sinceros, retribuindo essa fidelidade.

Não sei como estão suas amizades… o que posso te dizer é: seja fiel, valorize, ame, cuide, doe-se, gaste tempo, seja verdadeiro, corrija se for preciso, seja presente e reze por seu amigo. 
“Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro”
Grande abraço a todos os meus amigos e amigas.
DEUS OS ABENÇOE!

segunda-feira, 20 de julho de 2020

O que é Status Quo? Veja exemplos simples de uso!

Já ouviu muito a expressão status quo, mas se te pedirem para explicar, fica difícil elaborar uma resposta certeira? 
Não se embaralhe nas palavras diferentes, neste caso elas são bem simples de entender.
A expressão status quo, que também pode ser grafada como statu quo, surgiu do latim e significa o estado das coisas
Seu uso era comum por volta do século 18, em contexto de guerra, como uma forma de se referir ao estado em que as coisas estavam antes do conflito, ideia expressa na frase:
in statu quo res erant ante bellum“ (no estado em que as coisas estavam antes da guerra)
Porém, na atualidade, expressão passou a designar o estado atual de algo ou a situação em que algo se encontra. 

É usualmente utilizada em frases como “manter o status quo”, “defender o status quo” ou “mudar o status quo”.
Seu uso é recorrente em discursos politizados para defender a permanência de um cenário do jeito que está, ou para provocar a mudança de um padrão mental ou situação social. 
Veja exemplos abaixo:
“A ideia de mudar o status quo é sempre penosa.”  Chi­ma­man­da Ngo­zi Adi­chie, no livro “We Should All Be Feminists”.
“Sou contra as revoluções porque elas sempre envolvem um retorno ao status quo. – Henry Miller, escritor norte-americano.
Mas, a expressão status quo não precisa necessariamente ser utilizada para expressar ideias muitos grandes de revolução social. 
Pode ser usada de forma mais simples na prática do dia a dia.
Por exemplo, sabe quando o alarme toca de manhã e você não quer sair da cama? 
Então, você é a favor do status quo.

Contudo, quando está indignado porque na sua casa é só você quem ultimamente tem lavado a louça, então pode querer ir contra o status quo e desejar que ele mude. 
No caso, seja alterado para outro status quo, aquele em que todos são responsáveis pela tarefas de casa.
Entre os sinônimos da expressão estão: permanecer, manter, conservar, preservar, continuar, durar, perdurar, ficar, conjuntura atual, perpetuar, prosseguir, estado atual, considerando a situação atual, criar algo fora da caixa, entre outras.

sexta-feira, 17 de julho de 2020

USO DAS MÁSCARAS DIMINUI CHANCE DE CONTÁGIO POR CORONAVÍRUS; VEJA ILUSTRAÇÕES

O uso das máscaras diminui a chance de contágio pelo novo coronavírus, reforçaram especialistas no programa “Combate ao Coronavírus” desta terça-feira (14). A recomendação já havia sido feita pelo Ministério da Saúde e pela OMS, ainda que com ressalvas (entenda melhor mais adiante nesta reportagem).
Veja, mais abaixo, ilustrações que mostram as chances de contágio entre duas pessoas que conversam. Uma delas está doente (a da esquerda); a outra, não. As situações mostram a probabilidade de se contaminar se apenas uma delas está usando máscara, se nenhuma delas está usando o acessório e se as duas estão usando.
A recomendação dos especialistas é que todos usem máscaras, mas, se não houver quantidade suficiente para todos, elas devem ser reservadas para os doentes. Eles também ressaltam que devem ser usadas máscaras caseiras, para que não falte aos profissionais de saúde.
Quando as duas pessoas conversam sem máscara, a chance que a pessoa saudável pegue a Covid-19 da pessoa que está doente é muito alta:

A chance de contágio vai diminuindo, portanto, se todas as pessoas usarem as máscaras, porque aumentam as barreiras de proteção contra o vírus.

“Eu acho que a máscara, sim, é eficiente. E é muito importante que quem tenha sintomas use a máscara”, ressalta o infectologista Mario Gonzalez, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, ligado à USP.
Segundo a OMS, as pessoas com sintomas de Covid devem usar as máscaras médicas.

Máscaras caseiras

No início, as máscaras eram recomendadas somente para pessoas com sintomas e profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Mas, depois, o Ministério da Saúde mudou as recomendações, e a OMS admitiu que, apesar de não serem a solução ideal, os acessórios podem ser uma boa estratégia.

Mas os dois órgãos também ressaltaram que é importante usar máscaras caseiras, para que não falte aos profissionais de saúde.
No início da pandemia, a corrida pelas máscaras e outros itens – como álcool gel – fez com que esses itens ficassem em falta para as equipes de saúde.
“De fato a gente ouve que está faltando equipamento de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde. Especialmente logo no início, onde houve uma corrida para estocar esse tipo de material. Por isso que houve, logo no início, uma recomendação de não se usar a máscara, para que pudesse sobrar para o profissional que está lá na linha de frente, em contato direto com o vírus”, explica a imunologista Karina Ramalho Bortoluci, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Mas, mesmo agora, a recomendação é que as pessoas façam as próprias máscaras, para evitar que falte nos hospitais e unidades de saúde.
“Você não encontra mais máscara em farmácia. Por isso que a recomendação é usar a máscara sim, e hoje a gente encontra em qualquer lugar da internet auxílio para fazer a sua própria máscara caseira”, lembra Bortoluci.
O infectologista Mario Gonzalez pede que, no caso da falta do material, pelo menos as pessoas que têm sintomas usem o acessório. “Então esse é um apelo. Se não tem máscara para todos, que pelo menos os que estejam com sintomas usem a máscara”.
Mas ele ressalta, também, a importância de se usar a máscara corretamente e manter as outras recomendações de higiene, como lavar as mãos e evitar levá-las ao rosto.

“Uma outra coisa muito importante é que as pessoas, às vezes, usam a máscara com o nariz de fora, não usam a máscara adequadamente. Ou usam a máscara, mas não fazem a higiene adequada das mãos, e ao manipularem a máscara e o próprio rosto, elas estão levando o vírus para se contaminar”, avalia Gonzalez.
“Cuidado com a falsa sensação de segurança que o uso de máscara pode dar”, alerta o infectologista. É [com] o uso adequado da máscara e a higiene adequada das mãos que a gente reduz a possibilidade de infecção.