sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Evite ser ESPOJA EMOCIONAL

Muita gente reclama do chamado efeito esponja. Quando isso acontece, um indivíduo toma para si as emoções que, na verdade, são de outro alguém. É o que ocorre ao absorver o pessimismo, o mau-humor ou o desânimo de um amigo ou familiar — mesmo quando você não tem motivos para se sentir daquela forma.
Evitar essa situação é fundamental para manter os sentimentos adequados e lidar com eles.


  • É necessário exercitar a inteligência emocional para lidar com as questões listadas acima. Muitas vezes a pessoa não percebe que está esgotada devido as situações. 
  • Seja filtro! Filtre somente aquilo que for útil para sua vida! Sua paz interior agradece!
COPIADO: https://www.linkedin.com/in/ana-carolina-alkmim-rocha

E Agora Que o Carnaval Acabou?

Toda aquela lista de promessas para o Ano Novo como arrumar um emprego, voltar a estudar, emagrecer, e um monte de coisas se tornaram promessas que ficaram pendentes de serem iniciadas, porque, por uma questão de cultura, a vida, dizem, começa mesmo só depois do Carnaval. 
Até lá, nada de negócios, nada de emprego, nada de regime, nada…Paciência!
Mas, e agora o carnaval acabou? (exceto em alguns lugares nos quais a festa continua até fevereiro do ano que vem), é hora de retomar a vida normal e começar a colocar os projetos e negócios em prática.
O lado bom para muitos é que, claro, no carnaval houve momentos de muita descontração e muita gente aproveitou muito bem todos os momentos e podem dizer que voltam à vida normal com outro gás. 

Mesmo que tenham completado uma maratona de atividades e por causa disso estejam um pouco cansados, mas, estão satisfeitos.
O lado “nem tão bom”, para outros tantos, é que não puderam aproveitar o período de descanso. 
A maratona para participar de blocos, a chuva, o congestionamento da estrada, horários de voos, noites sem dormir, cansaço… ainda para ajudar, a sua escola de samba preferida não ganhou o título e ainda ser rebaixada. 
Para esses, é mais ânimo. Vão precisar de mais alguns dias para descansar, afinal, foram dias e noites de intensa atividade.
O fato é que agora é hora de recomeçar e é preciso reorganizar a sua vida profissional e pessoal. 
Tem gente que vai ter que voltar ao trabalho e tem um monte de coisas que precisam ser feitas. Tem gente que deve retomar o contato para agendar uma entrevista ou para saber o resultado de uma entrevista. 
Tem aqueles que esperaram para ter a aprovação de um negócio.
Para enfrentar essa situação, nada melhor do que fazer um planejamento de atividades para os próximos dias, até que as coisas voltem ao normal…

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

NÃO ALIMENTEM AS PIRÂMIDES FINANCEIRAS!

O assunto de hoje é muito importante e de grande utilidade para a sociedade. É um assunto muito sério que destrói famílias e até levam pessoas à morte. Pode até parecer que não tem tanta importância assim mas na verdade é muito importante entender sobre as pirâmides financeiras e melhor, não alimentá-las.

Nas últimas semanas temos vistos alguns perfis no Twitter pedindo dinheiro no site Vakinha para pagar dívidas advindas de investimentos errados na bolsa de valores. 

Estes pedidos aumentaram nos últimos tempos e algumas notícias ruins incluindo até morte, circulou nas redes sociais. Algumas pessoas resolveram ter ganhos rápidos e acabaram se endividando muito mais do que suas capacidades. Com pirâmides financeiras não é diferente. 

Educação Financeira

No Brasil temos muita deficiência com educação financeira, o que leva o brasileiro a ter dívidas altas. Estas dívidas são feitas geralmente para pagar coisas supérfluas ou então pagar juros de outras dívidas. O endividamento do brasileiro é ruim. Ruim no sentido do motivo. Nosso endividamento não é para comprar uma casa ou então empreender em um negócio. Nosso endividamento é para pagar carro, celular, viagem, cirurgias estéticas dentre outras coisas.

Esta falta de educação financeira leva os brasileiros a ampliarem suas dívidas contratando empréstimos para pagar empréstimos anteriores. Se olharmos nossos extratos bancários veremos uma opção de troca com troco, ou seja, eu faço um refinanciamento do meu empréstimo e ainda saio com mais dinheiro porque eles emprestam mais e aumentam o prazo de pagamento. Problema é que os juros são muito grandes. 

Muitos ainda entram no cheque especial os quais têm os juros mais abusivos do planeta. Todos os bancos cobram mais de 300% ao ano de juros caso você permaneça no cheque especial. Esta dívida fica de um tamanho impagável. O brasileiro de bem ainda fica tentando renegociar estas dívidas que cresceram por causa de uma pequena compra.

Parece não haver um interesse legítimo sobre a educação financeira dos brasileiro, uma vez que não vemos isso nas escolas. As famílias mais antigas possuem tabu de falar de dinheiro. Muitas pessoas não conversam de dinheiro em família e escondem o que ganham. Outras não sabem dizer não e acabam comprando o que não precisam.

Mas tudo isso que falei é apenas para ilustrar o caminho do endividamento do brasileiro. Essas dívidas vão aumentando simplesmente por falta de conhecimento, ou seja, por falta de educação financeira e é aqui que pirâmides financeiras entram.

Ainda sobre educação financeira, mesmo sendo aprovada para o currículo escolar, ainda há a preocupação de como o Governo passará essas informações aos estudantes. O modelo de ensino deve ser atualizado. Deixo aqui o post do Diário do Milhão onde podemos debater o assunto.

Pirâmides Financeiras 

As pirâmides financeiras existem há muitos anos mas elas não fazem parte do sistema financeiro nacional. Não é uma operação autorizada pelo Banco Central do Brasil. Fazendo uma rápida pesquisa no google, a gente encontra a história de Charles Ponzi. Se você não sabe, um esquema Ponzi é um esquema de pirâmide. Em uma rápida pesquisa ao Wikipedia, encontramos este resumo sobre Charles Ponzi. 
Um esquema Ponzi é uma operação fraudulenta sofisticada de investimento do tipo esquema em pirâmide que envolve a promessa de pagamento de rendimentos anormalmente altos ("lucros") aos investidores à custa do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real. O nome do esquema refere-se ao criminoso financeiro ítalo-americano Charles Ponzi.
E é aqui que toda aquela falta de educação financeira se encaixa. As pessoas fazem dívidas grandes e depois não tem como pagar. Com os bancos pressionando pelo pagamento das dívidas, alguns procuram como ganhar dinheiro de modo mais rápido para pagar contas. Após rasas pesquisas, encontram esquemas de pirâmides oferecendo ganhos de 1 a 4% ao dia!

Encantados com a possibilidade de retorno, essas pessoas colocam tudo o que tem e até o que não tem para obterem retornos rápidos. Percebam que a falta de educação financeira faz com que as pessoas entrem em dívidas. Estas dividas são construídas ao longo de anos e depois estas mesmas pessoas querem uma solução rápida para quitar suas dívidas.

Se uma pessoa não tem educação financeira durante anos, não vai ser agora que com um ganho repentino para pagar tudo que ela vai aprender. No entanto, ainda na falta de conhecimento, essas pessoas entram nos esquemas sem saber os perigos que estão correndo. Por mais que falemos que esse tipo de operação é fraudulenta, a possibilidade de retornos rápidos e altos encantam.

Não alimente uma pirâmide financeira

Alguns amigos entraram em algumas pirâmides e depois, em tom de brincadeira, disseram saber que era uma pirâmide mas que tinha colocado pouco dinheiro la. Se perdesse não teria problema e se ganhasse, estaria rindo.

O problema é que as pessoas que entendem que este tipo de operação é uma pirâmide mas mesmo assim entram, não pensam no mal que estão fazendo para aqueles que não conhecem o esquema e estão desesperados por ganhos rápidos e repentinos para pagar contas e até mesmo comprar uma casa ou carro. Geralmente não nos importamos se o outro erra em não conhecer o esquema e falamos que isso é problema de quem entra mas na verdade é um problema de todos.

É essencial que não alimentemos uma pirâmide financeira e ainda por cima devemos denunciar à polícia caso tenhamos conhecimento de alguma. Vários esquemas já foram desbancados, muitos milhões apreendidos em espécie, carros, casas, moedas diferentes e joias dentre outras cosias. As pessoas que montam um esquema de pirâmide ganham muito dinheiro e depois desaparecem.

Antes de pensar em entrar em uma pirâmide, mesmo que seja de brincadeira, pense no mal que você estará fazendo para outras pessoas que acreditam nos retornos altos e rápidos e que acabam perdendo até dinheiro que não tem. 

Não alimentem este tipo de esquema e não permitam que seus amigos o façam.  Se quiserem ganhar dinheiro com investimentos, estudem bastante sobre o investimento que estão te oferecendo para não cairem em fraudes.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Administração de Empresas - Conceitos no Brasil.

A Administração (português brasileiro) ou Gestão (português europeu) é uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.

Pressupõe a existência de uma instituição a ser gerida, ou seja, uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns.


A Administração é frequentemente tomada como sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas subárea da Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.


A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.


.Há autores que consideram a Administração uma área interdisciplinar do conhecimento, uma vez que se utilizaria de métodos e saberes de diversas ciências, como Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, etc


Não se deve confundir a gerência de uma casa ou da vida pessoal, que tem sua arte própria, porém empírica, com a administração de uma instituição. A gerência corporativa requer conhecimento e aplicação de diversos modelos e técnicas administrativas, ao passo que a gerência pessoal pode ser feita por pessoas sem qualificações adicionais.5 Como exemplo de dependência da Ciência da Administração para funcionar, de forma empresarial, estão as Instituições de Direito Público ou Instituições de Direito Privado, criadas com fins lucrativos ou para finalidades sociais.


No Brasil, o Dia do Administrador é comemorado no dia 9 de setembro. O patrono dos Administradores brasileiros é o Adm. Belmiro Siqueira.

“ A Administração é a arte de aplicar as leis sem lesar os interesses. ”  Honoré de Balzac.

História


Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC). Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração.


Atualmente, sobretudo, com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC).


Ressalta-se, então, que, destas funções, as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que, atualmente, são chamadas apenas de "dirigir" (Liderança).6


Henry Mintzberg contesta esta visão da atuação do Administrador, dividida em funções processuais, propondo que este atue, na verdade, exercendo diversos papéis, sendo estes interpessoais (papel de líder, de contato e aquele ligado à imagem de chefe), informacionais (papel de monitor, de disseminador e de porta-voz) e decisionais (papel de empreendedor, de manipulador de distúrbios, de alocador de recursos e de negociador).7


Discute-se se a Administração pode ser considerada uma disciplina científica. Quando assim considerada, é um ramo das Ciências Sociais, tratando dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade que é o olhar holístico, buscando a perfeita sinergia entre pessoas, estrutura e recursos. Diferencia-se das ciências puras por possuir um caráter prático de aplicação nas organizações.


Um dos princípios filosóficos da Administração diz: "A Verdadeira Administração não visa lucro, visa bem estar social; o lucro é mera consequência ".


A profissão de Administrador é, historicamente, recente e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o Dia do Administrador. A Semana do Administrador instituída pelo Adm. Gaston Schwabacher, é comemorada dos dias 2 a 9 de setembro, onde são homenageados feitos administrativos éticos.

Conceito

Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao profissional da Administração combinar os meios na proporção adequada, sendo, para isso, necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização dispõe de todos os recursos e a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitada. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.8


De acordo com Jucélio Paiva (2011, pág. 12), "Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da Administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos".9


Segundo John W. Riegel, "o êxito do desenvolvimento de Executivos em uma empresa é resultado, em grande parte, da atuação e da capacidade dos seus Gerentes no seu papel de educadores. Cada superior assume este papel quando ele procura orientar e facilitar os esforços dos seus subordinados para se desenvolverem".

Teoria Geral da Administração

A Teoria Geral da Administração começou com a "ênfase nas tarefas", na Administração Científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a "ênfase na estrutura" com a Teoria Clássica de Fayol, e com outras princípios como o Fordismo de Henry Ford e a Teoria Burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista.


A Reação Humanística surgiu com a "ênfase nas pessoas", por meio da Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO). A "ênfase no ambiente" surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a "ênfase na tecnologia".


Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.2

Frederick Taylor, o Pai da Administração Científica.
  • Henry Ford, idealizador do Fordismo, em 1913.
  • Henri Fayol, fundador da Teoria Clássica da Administração.
  • Max Weber, desenvolveu a Teoria da Burocracia.
  • Emerson Harrington, criou os 12 Princípios da Eficiência.
As teorias da Administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagens.10 Dessa forma, representam uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do trabalho da Administração.

Abordagem Clássica da Administração


Administração Científica (1903)

Teoria Clássica da Administração (1916)

Abordagem Humanística da Administração


Teoria das Relações Humanas (1932)


Abordagem Neoclássica da Administração


Teoria Neoclássica da Administração (1954)

Administração por Objetivos (APO)

Abordagem Estruturalista da Administração


Modelo Burocrático da Administração (1940)

Teoria Estruturalista da Administração (1947)

Abordagem Comportamental da Administração


Teoria Comportamental na Administração (1957)

Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) (1962)

Abordagem Sistêmica da Administração


Princípios e Conceitos Sistêmicos (1951)

Cibernética e Administração
Teoria Matemática da Administração
Teoria Geral de Sistemas
Homem Funcional


Abordagem Contingencial da Administração


Teoria da Contingência
Mapeamento Ambiental
Desenho Organizacional
Adocracia
Homem Complexo


Técnicas Modernas de Gestão

Administração Participativa
Administração Japonesa
Administração Holística
Benchmarking
Downsizing
Gerenciamento com Foco na Qualidade
Learning Organization
Modelo de Excelência em Gestão
Reengenharia
Readministração
Terceirização


Em síntese, o Administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos).


A Administração se divide, modernamente, em cinco áreas: Finanças, Administrativo, Marketing, Vendas ou Produção e Recursos Humanos.


Alguns doutrinadores modernos inserem, nessa divisão, a TI (Tecnologia da Informação) e a P&D (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). Pelo fato de a Administração ter diversas ciências como base, o Administrador disputa seu espaço com profissionais de diferentes áreas. Em Finanças, disputa espaço com Economistas e Contadores; em Marketing, disputa espaço com Publicitários; em Produção, disputa espaço com Engenheiros; em Recursos Humanos, disputa espaço com Psicólogos, etc.

Pode-se considerar um Executivo toda pessoa encarregada de uma organização ou de uma de suas subunidades, incluindo-se no conceito Administradores de empresas estatais e privadas, Administradores Públicos (como Prefeitos, Governadores e Chefes de repartições públicas), bem como Administradores de organizações privadas sem fins lucrativos (como clubes e ONGs)12 .

Funções Administrativas.

Atualmente, as principais funções administrativas são:

  • Fixar objetivos (planejar);
  • Analisar: conhecer os problemas;

  • Solucionar problemas;

  • Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas);

  • Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar);

  • Negociar;

  • Tomar as decisões (rápidas e precisas);

  • Mensurar e avaliar (controlar).
O papel do Administrador

As funções do Administrador foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias, são elas:


Planejar: "definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos", ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório." O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.


Organizar: pode-se constatar que […] se fosse possível sequenciar, diríamos que depois de traçada(s) a(s) meta(s) organizacional(ais), é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa. Logo, "organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas."


Liderar: envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. "Meta(s) traçada(s), responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados." A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua.


E por último controlar, que "estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios"(ARAÚJO, 170, 2004).


Cada uma das características podem ser definidas separadamente, porém, dentro da organização, são executadas em conjunto, ou seja, não podem ser trabalhados disjuntas.

Áreas da Administração

Segundo o Conselho Federal de Administração (CFA), a Administração apresenta os seguintes campos de atuação:

  • Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos;
  • Organização e Métodos/Análise de Sistemas;

  • Orçamento;

  • Administração de Material/Logística;

  • Administração Financeira;

  • Administração Mercadológica/Marketing;

  • Administração de Produção;

  • Relações Industriais/Benefícios/Segurança do Trabalho;

  • Campos considerados como Desdobramentos ou Conexos.13
De acordo com o Conselho Federal de Administração (CFA) em seu Manual de Identidade Visual (Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965), foi promovido, em 1979, um concurso nacional para a escolha do símbolo que representasse a profissão de Administrador e que identificasse o Sistema CFA/CRA´s.


Foram recebidas trezentas e nove sugestões, vindas de quase todos os estados brasileiros. Estes trabalhos foram analisados por sete membros do júri e teve, como primeiro resultado, a seleção de 40 (quarenta) trabalhos para serem escolhidos na segunda fase de julgamento.


No dia 9 de abril de 1980, em Brasília-DF, foram selecionados dez trabalhos para uma segunda fase de julgamento. A escolha final legitimou o símbolo que representa, em todo o território brasileiro a profissão de Administrador. O trabalho escolhido foi apresentado por um grupo de Curitiba, denominado “Oficina de Criação”.


Hoje, mais de 30 anos depois, o símbolo evoluiu, acompanhando as mudanças e a modernização dos meios e da sociedade. Está mais modernizado e encorpado, o que representa o crescimento da profissão. Passou a ser utilizado também em 3D.


O Significado do Símbolo


O símbolo escolhido para identificar a profissão do Administrador tem a seguinte explicação:


As flechas centrais (▼ e ▲) apontam para um ponto comum, ou seja os objetivos da profissão:

organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum;
As laterais, (◄ e ►) representam as metas a serem atingidas;
O quadrado branco que se forma ao centro, apoiado no vértice, remete à dinamicidade da profissão;
O símbolo 3D possui 3 cores padrão (azul, preto e branco);
O Símbolo 2D possui apenas 1 cor (azul).


O Anel de Formatura do Administrador


O Anel de formatura do Administrador tem como pedra a safira de cor azul-escura, pois é a cor que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demonstram sua capacidade de construir para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas.


Em um dos lados da pedra safira é aplicado, em ouro branco, o símbolo da profissão do Administrador.


terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Os Principais Tipos de Logística Reversa

Você já ouviu falar em logística sustentável
Sabia que existem vários tipos de logística reversa, ou seja, diversas formas de aderir a esta causa? Quando o assunto é a preservação do meio ambiente, empresa nenhuma pode ficar de fora, afinal, é compromisso de todos zelar pelo bem de nosso planeta.
A questão ambiental sempre foi de grande importância, e ganha ainda mais força com a Lei  Nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, responsável pela regulamentação da logística reversa. Esta Lei atribui responsabilidade compartilhada entre todos os envolvidos no ciclo de vida dos produtos, ou seja, fabricante, distribuidor, vendedor, consumidor, etc.
Hoje, a logística sustentável é uma das grandes tendências logísticas, fundamental para a construção de uma boa imagem para qualquer empresa que queira se destacar no mercado.
A preservação do meio ambiente e dos recursos naturais é cada vez mais importante, e as empresas precisam conhecer e aderir a essas práticas o quanto antes, de modo a garantir uma maior qualidade de vida para todos.
Pensando nisso, neste artigo vamos conhecer melhor esses conceitos, e listar os principais tipos de logística reversa, para que você possa conhecer e implementar novas ações em sua empresa, contribuindo tanto para o sucesso do seu negócio quanto para a preservação do meio ambiente.

Mas o que é logística reversa?

Antes de vermos quais sãos os principais tipos de logística reversa, vamos entender melhor a que se refere este conceito.
Por logística padrão, nos referimos ao processo de transporte, armazenamento e distribuição de matéria prima, produtos e mercadorias, que se inicia na indústria, passa por distribuidores e varejistas, até chegar ao consumidor final.
No caso da logística reversa, basta imaginar o processo contrário, quando esses produtos, por qualquer motivo, retornam a seus fabricantes, por meio de diferentes tipos de logística reversa.
No infográfico abaixo você pode ter uma visão mais clara de como funciona o Ciclo da Logística Reversa no caso das embalagens:

Qual é a importância de conhecer os diversos tipos de logística reversa?

Fazendo parte da chamada logística sustentável, os diferentes tipos de logística reversa contribuem para a preservação do meio ambiente.
Por meio dessas práticas, resíduos que antes seriam descartados de forma inadequada, poluindo rios e solos, podem retornar ao ciclo produtivo, servindo como matéria-prima para a fabricação de novos produtos, ou então, quando necessário, sendo descartados de forma ambientalmente correta.
Mas para que a logística reversa de fato funcione, um ponto fundamental é que os fabricantes criem as condições necessárias para resgatar produtos e resíduos após serem utilizados pelo consumidor final. No entanto, comerciantes, consumidores, Governo, etc. também precisam fazer suas partes, a fim de garantir uma maior eficiência desse processo.
Atitudes como esta fortalecem a imagem das empresas, pois demonstram consciência ambiental e preocupação com a preservação da natureza. Além disso, ainda é uma ótima maneira de reduzir custos, uma vez que diminui o desperdício de matérias-primas por meio do reaproveitamento e reciclagem de resíduos.
Logo, conhecer os diferentes tipos de logística reversa e adotar tais práticas no plano de gestão de sua empresa pode gerar vários benefícios para o meio-ambiente, tais como:
  • reduz o consumo e exploração de matéria-prima e recursos naturais;
  • evita desperdícios, por meio do reaproveitamento de matéria-prima;
  • reduz a incidência de descarte inadequado de produtos e resíduos no meio ambiente, reduzindo a contaminação de rios e solos;
  • reduz a poluição e diversos problemas associados à produção de gases tóxicos.

Quais são os principais tipos de logística reversa?

Após um produto ser vendido, há diferentes formas e motivos para ele voltar à sua origem, seja para ser recicladoreaproveitadorevendido ou até mesmo descartado.
Dentre o tipos de logística reversa que mais ocorrem no Brasil há basicamente dois grandes grupos que você confere a seguir.

Logística reversa de Pós-consumo

Tem por objetivo garantir que determinados produtos, após consumidos, tenham um destino adequado e sustentável. Neste caso há três caminhos:
  • Reuso – Quando o produto ainda está em condições de uso.
  • Reciclagem – Ocorre nos casos em que componentes do produto servem como matéria-prima para alimentar o ciclo de produção.
  • Desmanche – Refere-se a separação dos componentes do produto, direcionando cada parte a seu correto destino, seja reuso, reciclagem ou descarte ambientalmente adequado.
Os itens que se enquadram na logística reversa de pós-consumo são aqueles que, após serem usados, normalmente seriam descartados, mas ainda podem ser reaproveitados. Alguns exemplos são:
  • embalagens;
  • pilhas e baterias;
  • equipamentos eletrônicos;
  • pneus;
  • óleos lubrificantes;
  • lâmpadas fluorescentes;
  • agrotóxicos;
  • medicamentos;
  • dentre outros.

Logística reversa de Pós-venda

O sistema de logística reversa de pós-venda se refere a produtos com pouco ou nenhum uso que acabam retornando a cadeia de distribuição. Seu objetivo então é reinserir estes itens no mercado ou na cadeia produtiva. Há duas situações diferentes para esta categoria:
  • Varejo – Envolve produtos de devoluções em caso de arrependimento, escolha de modelo errado, defeitos, troca, etc.
  • E-commerce – Compreende produtos que, por qualquer motivo, não atenderam às expectativas de seus compradores, ou que apresentam algum defeito, problemas com a garantia, avarias, direito de arrependimento, etc.
Vale destacar que esta é uma etapa fundamental para a fidelização de clientes, uma vez que sua satisfação é um dos pontos mais importantes para que torne a comprar.

Outros tipos de logística reversa

Há casos em que produtos usados ou avariados são remanufaturados, por meio da combinação de peças novas ou reutilizadas, e retornam às prateleira para serem vendidos novamente como produtos recondicionados.
Outro tipo de logística reversa envolve as embalagens, que são produzidas de modo a serem reutilizadas diversas vezes, retornando constantemente à cadeia de suprimentos. Bons exemplos dessa categoria são garrafas retornáveis, galões de água e botijões de gás.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

6 lições sobre Gestão para sua Empresa Aprender com Escolas de Samba

6 lições sobre gestão para sua empresa aprender com Escolas de Samba

  • E se você tivesse um ano para planejar uma festa? 
  • Ou o mesmo tempo para planejar uma viagem com sua família? 
  • Se tivesse um ano para planejar a compra de um veículo? 
  • Em sua opinião, a possibilidade de sucesso seria maior? 
Eu te asseguro que sim, a probabilidade de sucesso seria muito maior. E por um motivo muito simples: 
O planejamento é o melhor caminho para o sucesso!
Peter Drucker diz: “O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes”. O grande segredo de um bom planejamento é saber hoje, onde você quer chegar no futuro. E assim, tomar hoje as decisões que você precisa, para poder alcançar esse lugar que quer chegar no futuro.
Mas o que isso tem a ver com as perguntas iniciais? Simples, um ano é todo o tempo que as Escolas de Samba têm para preparar o seu novo desfile. Nesse ano, tudo, absolutamente tudo, precisa ser feito, pensado e planejado para alcançar o sucesso no próximo desfile. Portanto, vejamos o que podemos aprender sobre gestão com as Escolas de Samba:

1 – Planejamento Estratégico

Após as comemorações das vitoriosas e das reflexões das derrotadas (ou seja, na quinta-feira após o carnaval) carnavalescos, sambistas, compositores já estarão reunidos para pensar na escolha do tema e de como ele será trabalhado para o próximo desfile.
Verifica-se o orçamento, os recursos, as pessoas disponíveis e começa-se o planejamento e as ações necessárias para que no dia do desfile, tudo esteja pronto.
Todo planejamento precisa de três instâncias para funcionar corretamente: Recursos, Tempo e Pessoas. Os Recursos serão todos os insumos, produtos, materiais necessários para que a ação seja realizada. Tempo é o período necessário para alcançar o resultado planejado. E Pessoas serão os indivíduos envolvidos no processo de planejamento e de execução.
E aqui está uma grande lição das Escolas de Samba para sua empresa: Construa um planejamento para que as pessoas consigam desenvolver seus talentos, com esse planejamento definido as metas serão alcançadas por todos da equipe, pois todos saberão da importância do cumprimento de suas atividades para o sucesso do projeto.

2 – Foco

O extremo cuidado em não desviar do foco é essencial para o sucesso do planejamento. Para isso, as primeiras decisões devem ser tomadas com toda a certeza possível. Pois elas serão as diretrizes das ações planejadas. Reuniões iniciais para traçar estratégias mais corretas, definição de prazos, metas, ações, métodos, pessoas envolvidas e lideranças, tudo deve ser definido no início do processo e será o foco dos resultados durante toda execução do planejamento.
“Todos deveriam observar com muito cuidado para onde o coração os leva, e depois escolher esse caminho com a máxima convicção” PROVÉRBIO DO JUDAÍSMO HASSÍDICO

3 – Qualidade na execução 

A preocupação com a qualidade nos mínimos detalhes de uma Escola de Samba é uma excelente lição para qualquer empresa que quer alcançar o sucesso. O cuidado com mínimos detalhes de peças que medem milímetros é o mesmo cuidado que se tem com grandes peças de gigantes carros alegóricos. Sabe-se que aquela pequena peça formará um conjunto visual que deve encantar a quem estiver assistindo.
Por isso, cada detalhe deve ser cuidado com extremo zelo e atenção, em todas as etapas da execução do projeto. No clássico livro “Execução: a disciplina para atingir resultados”, de Larry Bossidy e Ram Charan, tem uma frase que resume bem a importância da execução para o resultado final: “Execução é fundamental para a estratégia, e deve moldá-la. Nenhuma estratégia que valha a pena pode ser planejada sem levar em conta a habilidade da organização em executá-la”

4 – Visão Sistêmica

Enxergar o todo sem esquecer das partes. Quando assistimos o desfile de uma Escola de Samba ficamos extasiados com as imagens que vemos.
São cinco mil pessoas divididas em alas e que formam um conjunto harmonioso. Para sua empresa, não importa quantos setores e quão diferentes são as pessoas que ocupam esses setores, devem compartilhar do mesmo objetivo e buscar o mesmo resultado.
Esse resultado só é atingido com a visão sistêmica dos colaboradores. É importante que os líderes do planejamento e do projeto tenham a consciência do sistema completo, para que assim consigam passar aos seus liderados a importância que cada processo tem no resultado final.

5 – Gestão de Talentos

Saber recrutar, selecionar as melhores pessoas para executar esse trabalho no período de um ano. E principalmente colocar essa pessoa no lugar certo.
O melhor pintor, a melhor costureira, o melhor ferramenteiro, o melhor serralheiro, todos devem ser corretamente escolhidos e alocados em um local de trabalho que lhe dê condições de executar da melhor forma possível seu trabalho.
O papel da liderança é fornecer essas condições e um ambiente de trabalho agradável e voltado para o sucesso.

6 – Estimular o envolvimento entre os colaboradores e a sua empresa

Ninguém discute sobre o envolvimento das pessoas que participam no processo de criação e execução de um desfile de carnaval.
O envolvimento das pessoas com as escolas ultrapassa o ambiente de trabalho. Essa escola representa sua comunidade. E isso está além de qualquer vínculo empregatício. Transformar a sua empresa em algo transcendente é a lição a se aprender aqui. Fazer com que seu funcionário construa um laço afetivo com sua empresa.
O prazer de ver um desfile bonito na avenida, vai além da recompensa financeira para os membros da equipe de criação de uma Escola de Samba. Crie esse sentimento em suas equipes. Desenvolva neles o amor pelo trabalho e o orgulho pelo serviço prestado ou pelo produto fabricado.
Claro que as lições não se resumem as seis relatadas nesse artigo. Podem ser o início do desejo de transformar a sua empresa em uma empresa de sucesso, com pessoas apaixonadas pelo que fazem e com foco no resultado do planejamento. E assim, continuar encantando todos os seus clientes. Assim como somos encantados pelas Escolas de Samba nos desfiles de carnaval.