Para atingir o sucesso qualquer
profissional precisa de trabalhar várias horas, muitas vezes fugindo àquele
conceito base de trabalhar apenas “das 9 às 5″.
Quem quiser realmente ser bem
sucedido precisa de fazer mais do que isso, necessitando muitas vezes de ficar
no escritório no final de semana ou no feriado.
É um fato e quem diz que
conseguiu bons resultados sem se esforçar muito provavelmente estará omitindo a
verdade. Mesmo que você seja o mais produtivo possível,
as horas acabam por não ser suficientes.
Porém, existe uma grande diferença
entre o trabalhador esforçado, planejado e que produz consoante as suas metas e
um outro que esteja trabalhando horas a fio apenas para preencher algum vazio
na sua vida: o conhecido workaholic.
É sobre essa diferença
que vamos falar no post de hoje.
Em primeiro lugar é necessário
definir algumas diferenças entre os dois profissionais.
Vejamos algumas:
Trabalhar esforçado
e organizado:
· Alguns dias fica
até altas horas no escritório. Porém, em outros dias guarda algum tempo para si
e para a sua família.
· Tem metas
estabelecidas e quando termina essas metas sabe que é hora de
parar.
· O seu trabalho é
produtivo e nas horas que está produzindo fica focado nas tarefas.
· Sabe ver quando a
sua família precisa de atenção e necessita de largar o trabalho.
· Os seus dias são
produtivos e ele continua repleto de motivação
para trabalhar.
· A criatividade tem
altos e baixos, mas por norma ele consegue manter a sua imaginação fluindo.
· Tem tempo para ler
e renovar os seus conhecimentos.
Trabalhador
workaholic
· Todos os dias fica
até altas horas no escritório. Se não tiver tarefas para fazer, ele próprio
cria.
· O seu dia não é
produtivo e ele sente isso mesmo. Mas em vez de parar, acaba trabalhando mais.
· As suas metas não
estão bem definidas. Ele faz um pouco de tudo, perdendo rapidamente o foco.
· Não tem tempo para
si, dizendo que está sempre muito ocupado.
· Ele trabalha,
trabalha e trabalha e os seus resultados não dão o “pulo” esperado.
· O ambiente familiar
não é bom mas ele não está preocupado. Vive apenas para o trabalho nada mais.
Nota: Atenção que existe uma diferença entre o workaholic e o
worklover. Este último ama o seu trabalho, trabalha muitas horas mas sabe
priorizar as suas ações. Já o workaholic vê o trabalho à frente de tudo.
O QUE OS TRABALHADORES
WORKAHOLICS DEVEM FAZER?
Além de ser muito prejudicial a curto
prazo, o trabalho de forma workaholic acaba por ser ainda pior no longo prazo.
O trabalhador entra numa espiral descendente, piorando a sua relação familiar,
a relação com ele mesmo e a relação com o seu próprio trabalho. Sim, porque
muitas vezes esta necessidade de trabalhar horas e horas acaba tendo mais
prejuízos do que benefícios como verá ao longo deste artigo.
Mesmo que você não seja um
workaholic, preste atenção às próximas linhas pois elas são fundamentais para
que você saber se está cometendo alguns erros que o podem levar a ser um
pré-workaholic. Se você já estiver nesta situação, mais atenção ainda terá de
prestar ao que vamos falar de seguida. O que eu pretendo é apresentar são
alguns hábitos que deve ter para evitar essa rotina workaholic que possa estar
vivendo.
1. DEFINA METAS E
REALIZE ESSES OBJETIVOS
Um dos principais problemas do
workaholic é que ele não sabe colocar limites para o seu trabalho. Nunca existe
hora para entrar e para sair do escritório.
Todos os momentos são bons para
enviar aquele email, fazer aquele telefonema ou checar mais um possível
cliente.
Concordo que o profissional hoje em dia tem de estar atento e com a
utilização dos smartphones essa atenção fica ainda maior. Porém, é necessário
impor um limite. Tem alturas em que o celular deve ficar de lado e o trabalho
deve ser deixado de parte.
A melhor forma de o fazer é colocar horários de
entrada e de saída do trabalho, bem como períodos em que você vai usar os seus
dispositivos que possam “ajudar” você a trabalhar mais um pouco. Deixe o
smartphone de lado quando for passear com a sua família ou fazer aquele jogo de
futebol com os amigos.
2. DURMA BEM!
Dormir é essencial e isso todos nós
já ouvimos milhares de vezes. Pode até parecer demasiado comum este aviso mas é
um fato que os workaholics têm tendência a sacrificar as suas horas de sono em
prol do trabalho.
E aí acabam dormindo três a quatro horas, com decréscimos de
produtividade astronómicos. Mas pense bem: será que essas horas todas de
trabalho estão sendo realmente produtivas? Você não ganharia mais se
aproveitasse esses momentos para recuperar forças e depois, voltar ao trabalho
com o máximo da sua performance?
3. ENCONTRE UMA OUTRA
PAIXÃO
Se você é um workaholic, é porque a
sua paixão está focada no trabalho. Isso é muito bom, pois muitas pessoas
passam anos trabalhando em projetos que não gostam.
Por isso, em primeiro lugar
sinta-se uma pessoa com sorte. No entanto, é necessário encontrar outras
paixões para que o seu trabalho não se torne numa obrigação com o passar do
tempo.
Tal como em todas as coisas que amamos na nossa vida, o trabalho também
deve ser cuidado, equilibrado e acima de tudo é necessário saber desligar-se
dele. Senão não será chamado de trabalho mas sim de vício.
E como encontrar
uma outra paixão?
Em primeiro lugar você necessita de
começar algo. Tem algum esporte que você está querendo fazer mas nunca fez? Ou
um tema que você queria estudar mas nunca estudou? Comece por aí. Ai a
tendência é que essa paixão cresca e que em determinados momentos faça esquecer
o seu trabalho.
4. FAÇA UMA AVALIAÇÃO
CONSTANTE
Os workaholics não têm, nem querem
ter, tempo para pensar. Isso seriam minutos preciosos de trabalho
desperdiçados!
Esse é um pensamento esforçado mas ao mesmo tempo mal
conseguido. O trabalho é importante, mas o planejamento é tão ou mais
determinante.
De que adianta ficar o tempo todo trabalhando se você não tem
rotas bem definidas, não objetivos? Tal como disse Abraham Lincoln: “Se me
dessem oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis delas afiando o
machado”.
Quer melhor frase do que esta do antigo presidente dos Estados Unidos
para definir a importância da preparação?
Trabalho e avaliação bem conjugados
fazem milagres. Qualquer um dos dois em separado é uma autêntica perda de
tempo. Por isso, o meu conselho vai no sentido, que de tempos a tempos, reveja
a sua agenda, olhe para as tarefas que foram feitas, olhe para o seu projeto e
veja se ele tem crescido ou não. Há quanto tempo você não faz isso?
5. FIQUE RODEADO DAS
PESSOAS CERTAS
Se você tiver tendência para ser
workaholic, pior irá ficar a sua situação se lidar com pessoas que também
tenham essas características.
Não digo que a partir de agora tenha de lidar com
pessoas preguiçosas e pouco ambiciosas. É bom ter pessoas produtivas e
motivadas ao seu lado. Porém, também é necessário saber o momento para ficar
afastado desse tipo de pessoas.
Em determinados momentos, principalmente ao
final de semana, interaja com a sua família, com os amigos mais próximos ou
mesmo com outras pessoas que você já não vê há muito tempo.
6. COMECE ESSA MUDANÇA
JÁ!
Um dos hábitos comuns dos workaholics
é o fato de adiarem constantemente as suas mudanças pessoais, ficando apenas
focados nas mudanças no seu trabalho. Mas para sair desta situação estes
profissionais necessitam de inverter a sua situação.
A vida pessoal, em alguns
casos, deve começar a ficar na frente da vida profissional. Suponha que você
pretende iniciar o hábito de almoçar todos os dias com a sua família, ao invés
de ter almoços de negócios. Nesse caso, quando surgir uma proposta para para
ter um almoço de negócios, você deve aprender
a dizer não.
7. APRENDA A DELEGAR
Um workaholic bem sucedido e que
tenha uma demanda muito grande de projetos, precisa de encontrar uma solução
para o seu excesso de trabalho. E essa solução é realmente muito simples:
delegar tarefas. Assim, terá mais tempo para si e ainda criará novos empregos.
Mas porque motivo isso não acontece?
A resposta é muito simples: os workaholics
não sabem delegar tarefas. Eles têm medo de entregar os seus projetos a outras
pessoas, têm medo de que tudo dê errado e acham que apenas eles sabem fazer
aquele trabalho.
Mas se você quiser sair desta rotina estressante, aprenda a
delegar tarefas, a valorizar pessoas e a confiar em outros trabalhos. Caso
contrário, será um escravo da sua rotina a vida inteira.
8. UTILIZE O RESCUE
TIME OU O PAYMO
Se você considera que está tendo
trabalho demais e não sabe se está sendo um workaholic ou um worklover,
aconselho que encontre ferramentas que consigam monitorar o tempo que está
trabalhando em cada projeto.
Tanto o Rescue Time como
o Paymo (clique
nos links para saber o que são) são ferramentas que ajudam a controlar o tempo
que você passa no seu trabalho.
Cada uma destas ferramentas trabalha de um modo
diferente. Agora cabe a você verificar qual delas é mais útil para o seu
negócio.
9. PROCURE POR DICAS DE
PRODUTIVIDADE
Você é daquelas pessoas que trabalha
muito? Então talvez esteja faltando um pouco de organização no seu dia-a-dia.
Para melhorar o aproveitamento do seu tempo, aconselho que dê uma olhada nestes
posts sobre produtividade:
10. NÃO DEIXE TAREFAS
PARA A ÚLTIMA HORA
Ter aquele trabalho de última hora
para realizar é a desculpa preferida de qualquer workaholic. Afinal de contas,
o trabalho tem de ser realizado em poucos horas e é “mais do que justo” deixar
de lado qualquer momento com a família ou aquela corrida de final do dia.
Trabalho é, e sempre foi, prioridade!
Porém, existe uma forma de evitar que
isso aconteça: não deixe tarefas para a última hora! É isso
mesmo.
Pare para se organizar, priorizar tarefas e dar um período de realização
para essas mesmas tarefas. Assim, serão poucas as tarefas de última hora que
vão aparecer no seu dia-a-dia.
11. APRENDA A DESISTIR!
Os workaholics têm dificuldades em
desistir das suas tarefas, mesmo que a realização das mesmas não esteja sendo
produtiva. Preferem forçar a realização da tarefa em vez de deixá-la para o dia
seguinte ou para algumas horas depois.
Apesar disso muitas vezes ser confundido
com esforço e dedicação, a verdade é que não é mais do que não saber desistir
de uma tarefa quando ela não está sendo produtiva. Por isso o meu conselho vai
no sentido de que analise cada situação e aprenda a desistir.
Existem dias em
que simplesmente eu desisto de escrever
um texto e reservo o meu foco para outra tarefa qualquer como
verificar o email ou responder a comentários. Mais tarde, volto ao tal texto,
com mais inspiração e vontade de trabalhar.
SER WORKAHOLIC É UM
PROBLEMA?
Se considerarmos que um workaholic
não tem controle nas suas decisões e reage por impulso, podemos ver o wokaholic
como alguém, no mínimo, problemático. Nos Estados Unidos até já existe uma
Associação para tratamento deste tipo de “problemas”.