quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Crise: Perigo ou Oportunidade. Quem faz a escolha é você!


 Crise, segundo o ideograma chinês tem dois significados. 

  • Significa perigo, o risco de não conseguir superar, a sucumbência, as perdas. 
  • Mas também significa oportunidade, aprendizado de novas estratégias, crescimento e fortalecimento pessoais e os ganhos.

Todos os seres humanos passamos por várias crises em nossa vida. 

Crises que são comuns à maioria, como entrar na escola na infância,  adolescência, escolha da profissão, casamento, gestação, envelhecimentos etc. 

E crises pessoais como uma doença, a perda de uma pessoa querida, até mesmo uma promoção no trabalho podem desencadear a vivência de uma crise.

Mas o que é uma crise? 

É uma situação em que as formas anteriores de lidar com problemas não funcionam. 

Seria como tentar usar uma chave que se tem há anos em fechaduras nas quais ela não se encaixa e nem gira. 

Diante dessa situação, as pessoas percebem que não conseguem “abrir portas” como sempre conseguiram. E a crise se instala. 

O que se pode fazer?


Cada pessoa reage de um jeito. 

  • Há quem sente na frente da porta e fique chorando porque a chave não serve.
  •  Há quem chute a porta e queira derrubá-la à força. 
  • Há quem se imobilize e não consiga fazer nada. 
  • E também há quem busque outras chaves, outras portas, outras estratégias.

Todos temos “chaves” que costumamos utilizar ao longo da vida. 

Posso ser uma pessoa birrenta e chorona que sempre consigo o que quero com minhas lágrimas. 

Posso ser briguenta e agressiva e sempre conseguir as coisas na violência verbal ou física. 

Posso ser uma pessoa que busca o diálogo para resolver diferenças. 

Posso ser quem se fecha e espera a tempestade passar. 

Algumas “chaves” são mais saudáveis, outras menos, mas tendemos sempre a repetir o uso delas em várias situações.


Acontece que diante de uma crise, a chave que até então servia, deixa de servir. 

E aí? O que fazer? 

Uma pessoa madura emocionalmente, resiliente, saudável, tenderá a procurar utilizar outras chaves, buscará outras formas de lidar com seu problema, até resolvê-lo. Essa é a oportunidade.

E você, o que tem feito diante das portas trancadas da vida, com sua chave que não se encaixa?

Copiado: https://andreathomepsi.com.br/

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Pílulas do Conhecimento: o que são e como utilizá-las?


 Pílulas do conhecimento (também conhecidas como pílulas do aprendizado) viraram tendência no mercado de ensino corporativo porque solucionaram uma problemática que o ensino tradicional – presencial e com cargas horárias grandes – não conseguia resolver: conteúdos rápidos, específicos e acessíveis em qualquer lugar.

Essa ferramenta tem como finalidade compartilhar conteúdos específicos, completos e com curto tempo de duração, utilizando-se de plataformas EAD, não necessitando que o aluno separe horas do seu dia para acessar o material e aprender algo novo.

Sabendo da potência que tal ferramenta pode ser dentro do ambiente corporativo, neste artigo, nós compartilharemos mais sobre as características das pílulas do conhecimento e como elas podem ser aplicadas na sua corporação.

Afinal, o que são pílulas do conhecimento?

A técnica da pílula do aprendizado tem como finalidade compartilhar pequenas doses de conhecimento utilizando um curto espaço de tempo. O foco dessa ferramenta é dispor de conteúdos simples, de fácil compreensão, mediados através de recursos tecnológicos.

O grande destaque dessa ferramenta está no tempo que ela utiliza para compartilhar um conteúdo: um tempo médio de 3 a 5 minutos, facilitando todo o processo de ensino-aprendizagem e o tornando mais dinâmico.

Mas isso não significa que por serem informações condensadas em curtos tempos, elas não possuem eficiência e, portanto, não ensinam e nem apresentam a complexidade dos conceitos. Ao contrário, a diferença está na forma que elas são apresentadas e não no conteúdo em si.

Os conteúdos podem ser diversos, como dicas, lembretes, esclarecimentos, conteúdo para reforçar algo que já foi aprendido e exercícios rápidos. Normalmente, eles são entregues em forma de vídeos curtos, mas podem aparecer em outros formatos pedagógicos.

Por ser uma modalidade de conteúdo bastante flexível, cada corporação utiliza a pílula de conhecimento da maneira que mais convém para o objetivo que deseja alcançar, mas a maioria delas optam em utilizar traçar uma trilha de aprendizagem para interligar as temáticas e os pequenos conteúdos relacionados. 

Assim, mesmo uma temática considerada complexa pode ser dividida em pequenas partes e levada para os colaboradores, que poderão aprender mesmo que investindo poucos minutos do seu dia para isso.

Como utilizar as pílulas do conhecimento?

Antes de sair promovendo diversos conteúdos para seus colaboradores, você precisa ter em mente que as pílulas do conhecimento são utilizadas para transmitir pequenas informações, mas que ajudarão a sanar alguma dúvida com relação a uma tarefa específica do seu colaborador como esclarecer questionamentos específicos e explicar quais os recursos que determinada ferramenta pode oferecer.

Para deixar ainda mais claro, imagine que sua equipe tem uma dúvida pontual com relação aos recursos do Word. Por ser um problema específico, não se faz necessário investir em um curso que ensinará tudo sobre o programa, por isso é possível desenvolver uma pílula de aprendizagem que auxiliará a equipe a entender o que precisa para realizar seu trabalho.

Nesse caso, a equipe já utiliza a ferramenta na rotina de trabalho, mas surgiu a necessidade de uma instrução de execução básica em que o microlearning se torna uma ferramenta útil para auxiliar no processo de assimilação, e é exatamente assim que você deve utilizar a pílula de conhecimento: para uma demanda bem específica.

Veja agora alguns passos simples para começar a utilizar pílulas de conhecimento nos processos de treinamento e desenvolvimento da sua empresa.

Defina o objetivo do material

Tenha claro qual o objetivo aquela pílula do conhecimento deve alcançar, como por exemplo, ensinar os colaboradores a salvar os arquivos na nuvem. Só assim a metodologia de fato se tornará funcional porque tanto você saberá qual o objetivo tanto os alunos entenderão, antes mesmo de terem acesso ao material, o que irão aprender.

Preencha os gaps de competências

Gaps de competências são lacunas encontradas nas competências de um colaborador e que atrapalham todo o andamento de seu trabalho dentro da corporação, visto que são competências fundamentais para que ele exerça sua atividade dentro da instituição.

Normalmente, há todo um plano para identificar quais são esses gaps de competência e também uma estratégia para trabalhar em cima deles e amenizá-los. As pílulas de conhecimentos podem ser ótimas alternativas para resolver essa problemática, pois podem fornecer o conteúdo específico e centralizado nesse obstáculo.

Assim, a ferramenta se torna uma potência para capacitar o seu time, transformando-o em uma equipe de alta performance e gerando resultados de maior qualidade para sua empresa.

Leve em consideração o nível de aprendizagem

Para que a ferramenta cumpra com seu objetivo, é fundamental que o material esteja de acordo com o nível de conhecimento que seus colaboradores possuem sobre a temática. De nada irá adiantar trazer soluções que demandam um certo nível de intimidade com a plataforma quando é a primeira vez que seus funcionários a acessam, por exemplo.  

Analise: será que é preciso compartilhar um passo a passo ou explicações mais genéricas já serão suficientes para encontrar tal solução? Pensar nisso fará com que as pílulas de conhecimento se tornem ainda mais eficientes, visto que os profissionais irão assimilar melhor o conteúdo desenvolvido.

Explore os recursos disponíveis

As pílulas do conhecimento podem ser compartilhadas por meio de diversos formatos: texto, podcasts, vídeos, e-books, infográficos; e o interessante é que você explore as várias alternativas disponíveis de acordo com o conteúdo que deseja ensinar. 

Se for algo mais visual, talvez um vídeo possa ser a forma que mais facilite o entendimento de seus colaboradores, é um lembrete? Talvez um podcast seja apropriado.

Além de você focar nas necessidades estudantis e alcançar seu objetivo de ensino com mais facilidade, você ainda torna o conteúdo mais envolvente, visto que não fica preso a somente uma alternativa quando as novas tecnologias trazem diversas possibilidades.

O foco das pílulas de conhecimento é mudar a relação entre colaborador e aprendizado, mostrando que é possível utilizar poucos minutos de seu tempo para aprender algo que de fato irá utilizar no seu expediente de trabalho, fazendo com que todo o conteúdo compartilhado seja visto com mais significado para ele, e transformando sua mentalidade quanto à aprendizagem contínua.

Copiado:https://www.ludospro.com.br/

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Leve Esses Ensinamentos Pra Vida

 


Salve aí, compartilhe, e leve esses ensinamentos pra vida! ❤👏

1. Evite fazer observações sarcásticas.

2. Se entrar em uma briga, bata primeiro e com força.

3. Nunca dê um aperto de mão sentado.

4. A inveja de um amigo é pior que o ódio de um inimigo.

5. Escute o que as pessoas têm a dizer. Não interrompa; deixe-as falar.

6. Guarde segredos.

7. Não cultive medo por ninguém. Todo homem pode morrer.

8. Seja corajoso. Mesmo se não for, ao menos finja ser.

9. Cuidado com as pessoas que não tem nada a perder.

10. Escolha a sua companheira com cuidado. A partir dessa decisão, virão 80% de toda a sua felicidade ou miséria.

11. Se a casa do seu vizinho está em chamas, a sua também está em perigo.

12. Nunca elogie a si mesmo; se houver elogios, que venham dos outros.

13. Seja um bom perdedor.

14. Não deseje colher frutos daquilo que nunca plantou.

15. Quando aflito: respire fundo e distancie-se.

16. Dê às pessoas uma segunda chance, mas nunca uma terceira.

17. Cuidado ao queimar pontes. Você nunca sabe quantas vezes precisará atravessar o mesmo rio.

18. Lembre-se de que 70% do sucesso em qualquer área se baseia na capacidade de lidar com pessoas.

19. Defenda os menores. Proteja os indefesos.

20. Assuma o controle da sua vida. Não deixe que outra pessoa faça escolhas por você.

21. Visite amigos e parentes quando estiverem no hospital; você só precisa ficar alguns minutos.

22. A maior riqueza é a saúde.

23. Pense duas vezes antes de sobrecarregar um amigo com um segredo.

24. Mantenha um bloco de anotações e um lápis em sua mesa de cabeceira. Ideias que valem milhões surgem do nada.

25. Mostre respeito por todos que trabalham para viver. Não importa o quão simples seja a profissão.

26. Vista-se adequadamente aos padrões da época.

27. Elogie a refeição quando for hóspede na casa de alguém.

28. Não permita que o telefone interrompa momentos importantes.

29. A menos que ela seja da sua família, sempre cumprimente uma mulher comprometida com um leve aperto de mão.

30. Não demore onde não é bem recebido.

31. Todo mundo “gosta” de ver você crescer, isso, até começar a superá-los.

32. Ouça os mais velhos.

Copiado: https://www.linkedin.com/in/othondecarvalho/

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Muito Chefe e Pouco Índio! Um texto sobre Gestão

 

Muito chefe e pouco índio! Um texto sobre gestão

“Conta a estória que houve uma competição entre as equipes de remo do Brasil e do Japão. 
Logo no início da competição, a equipe japonesa se distanciou e completou o percurso trinta minutos antes que a brasileira.
 
De volta ao Brasil, o Comitê Executivo de Remo se reuniu para avaliar o fracasso e concluiu:
A equipe japonesa era formada por um Chefe de Equipe e 10 remadores. 
A equipe brasileira era formada por um remador e dez chefes. 

A decisão passou para a esfera do Planejamento Estratégico, visando a reestruturação da equipe para o ano seguinte.
 
No ano seguinte, novamente o Japão venceu e desta vez a equipe brasileira chegou com uma hora de atraso. 

Nova análise foi feita do fracasso e mostrou o seguinte:

1) A equipe japonesa continuava com um chefe e 10 remadores;
2) A equipe brasileira,
 
Após as mudanças do Planejamento Estratégico era formada por:
a) Um chefe de equipe;
b) Dois assistentes de chefia;
c) Sete chefes de departamento;
d) Um remador.
 
A conclusão do Comitê que analisou as causas do novo fracasso foi unânime: 

O remador é incompetente!

Em uma nova competição. 

O Departamento de Tecnologia e Negócios colocou um plano para vencermos os japoneses, baseados nas mais modernas técnicas de gestão. 

Os brasileiros, desta vez, iriam humilhar os japoneses!
 
O resultado foi catastrófico! 
O Brasil chegou com 3 horas de atraso!
 
As conclusões do comitê desta vez revelaram o seguinte:

1) A equipe japonesa continuava com um Chefe de Equipe e 10 remadores;

2) A equipe brasileira utilizou a seguinte composição vanguardista:
a) Um chefe de equipe;
b) Dois auditores de Qualidade Total;
c) Um assessor de empowerment;
d) Um supervisor de downsizing;
e) Um analista de não-conformidades e procedimentos;
f) Um analista de sistemas;
g) Um controller;
h) Um chefe de departamento;
i) Um controlador de tempo;
j) Um remador.
 
Depois de vários dias de análise, o Comitê resolveu castigar o remador e para isso aboliu “todos os benefícios e incentivos em função do fracasso”. 

Depois decidiu trocar de remador, mas utilizando um terceirizado, para não terem mais despesas com pessoal porque o projeto estava ficando num custo abusivo de caro e não estava dando os resultados esperados....”

Fonte: Carta Capital - 
https://www.linkedin.com/in/tknovak/