Funcionário, gestor, CEO… não importa a posição que você ocupa no mercado de trabalho, não é segredo que o dia de todo mundo só tem 24h.
O problema é saber lidar com todas as demandas, profissionais e pessoais, no tempo que temos disponível.
Quem está percorrendo o árduo caminho de montar seu próprio negócio, sabe que isso, de longe, não significa pouco trabalho.
Desde a consolidação de sua ideia até o estabelecimento de sua empresa como uma máquina com engrenagens que funcionem direitinho, o caminho é longo e cheio de detalhes.
Se você já percorreu esse caminho, então, sabe que o volume de trabalho a ser feito não diminuiu.
É exatamente por isso que você precisa compreender a importância de dividir a carga de trabalho. Se você está tendo dificuldades em lidar com o seu tempo, este post vai te ajudar a enxergar as coisas com mais clareza.
Vamos te mostrar os porquês e como administrar todo o volume de trabalho entre sua equipe e si próprio, porque você também merece horas de descanso e lazer!
Saiba delegar o trabalho
“Se você quer algo bem feito, faça você mesmo.” Muita gente passa a infância ouvindo esta frase em família, mas esta é a pior coisa que você pode acreditar.
Se você está montando uma empresa, uma das primeiras coisas que você precisa colocar na cabeça é que você precisa se rodear de pessoas competentes e de confiança, com quem você poderá dividir a carga de trabalho.
Ninguém é o melhor em tudo. Se você está preocupado com a qualidade do resultado final, isso é perfeitamente compreensível.
É natural que criemos apego aos projetos que “encabeçamos” e o desejo de controlar todo o trabalho para garantir que tudo saia como planejado é quase inevitável.
Mas isso não significa que seus funcionários não sejam capazes de chegar ao resultado que você espera. É importante aprender a manter um canal de comunicação aberto e agradável com cada um deles e entender a melhor forma de alinhar o que você espera de seu trabalho.
Seja claro e compartilhe suas ideias da forma mais detalhada possível entre sua equipe. Uma conversa aberta, ao invés de uma simples cadeia de comando vai garantir com que essas pessoas compreendam o que você quer e precisa, para assim entregar resultados mais adequados.
A produtividade
Nunca confunda produtividade com ser ocupado. A produtividade é o ponto principal na vida de quem está afundando em seu volume de trabalho. Mas o que você precisa se perguntar é o seguinte: você compreende o que é ser produtivo?
Produtividade e a organização estão intimamente ligadas. Não espere conseguir dar conta de todas as suas demandas sem antes definir uma maneira de se organizar. ]
Para isso, desenvolva o hábito de fazer listas. Listas mensais, semanais e diárias.
“Mas se eu tenho uma agenda semanal, para quê eu preciso da diária?” A resposta é simples. Se você concentrar todos os seus afazeres em só um lugar, ele vai ficar poluído e repleto de tarefas, fazendo com que, ao invés de tornar-se uma solução, vai ser mais uma fonte de ansiedade. E isso é a última coisa que a gente precisa.
Já, colocar suas tarefas em listas diferentes vai te auxiliar a definir suas prioridades. Estas são tarefas que só você pode desempenhar. Pense direitinho quais elas são, o que realmente precisa da sua mão para conseguir andar. A partir dessa definição, você vai saber o que delegar.
Cuidado ao organizar
Por último, mas não menos importante, tenha o mesmo cuidado de organizar sua vida pessoal quanto a sua vida profissional. Se você dedicar toda a sua energia no trabalho, vai acabar perdendo a cabeça.
Relações pessoais e momentos de lazer importam muito, então reserve tempo para ambos!
Como sempre, vai um conselho importante: cada pessoa tem mais afinidade com uma forma de organização, e você precisa encontrar a sua. Para isso, teste instrumentos diferentes.
Se é uma agenda física, um planner impresso fixado na parede ou aplicativos nos smartphones, quem vai encontrar o mais adequado é você!