Prezados colegas, profissionais da Administração!
O objetivo dessa enquete aqui, é ouvi-los:
Você acredita que o Sistema CFA/CRAs cumpre com a sua finalidade específica de fiscalização e registro, evitando, desse modo, a investida de profissionais de outras áreas em nossas funções privativas?
a) sim
b) não
Com o advento da PEC 180, voltou-se ao debate da necessidade de órgãos de classe no Brasil.
Isto é, com eles, no Brasil, o foco, segundo alguns especialistas e, até mesmo, legisladores e governos, haja vista a própria PEC, está na reserva de mercado, enquanto nos Estados Unidos, Japão e Europa, o foco está no zelo profissional e no consumidor.
Você prioriza?
a) zelo profissional, foco no consumidor
b)reserva de mercado
* O Governo Federal enviou ao Congresso Nacional uma mensagem solicitando a retirada da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição no. 108, de 2019. em julho, 2021.
Infelizmente, o Sistema CFA/CRAs não atende a seus objetivos específicos para os quais fora criado. Há muitos profissionais de outras áreas ocupando nossas áreas privativas! Onde estaria o problema e solução?! Melhoria na fiscalização e registro, e modernização na legislação
ResponderExcluirA solução esta em que os conselheiros dirijam seus esforços ao objetivo pelo qual o conselho está criado, ao inves de live,fragmentação da profissão.
ExcluirO lobby no Congresso Nacional tem-se demonstrado muito forte em várias áreas.
ResponderExcluirPorém, independente disso, creio que o foco deveria estar no zelo profissional e no consumidor, como nos países desenvolvidos. Talvez pensando em reserva de mercado e sendo sustentado por anuidades, tributo parafiscal, de profissionais que mtas vezes nem conseguem ocupar suas funções para as quais estudou e se profissionalizou, os conselhos de classe, em sua grande maioria, não têm tido sucesso com suas finalidades para com quais foram instituídos
Verdade,
ExcluirPelo artigo 5 da reconstituição federal ninguem e obrigado a estar registrado, porem o mesmo artigo diz que paracexercer a função tem que seguir as regras do conselho.
Precisamos provocar constantemente o debate de nossa profissão visando a melhorias
ResponderExcluir