O cérebro é um órgão altamente especializado e complexo. O treino do cérebro deve ser constante, de modo que, consigamos acumular cada vez mais informações e evitar aqueles velhos esquecimentos sem motivo aparente.
O estresse, ansiedade, insônia, má alimentação, sedentarismo podem contribuir para o surgimento desses episódios de esquecimento.
Lembro de uma vez que eu estava em uma live, respondendo uma pergunta e no meio da resposta, me deu um "branco". Eu simplesmente não lembrei do que eu estava falando.
Naquela semana eu tinha dormido muito mal, com criança doente e acúmulo de atividades para fazer e todo esse cenário de cansaço contribuiu para acontecer esse fato isolado.
Assim como acontece em entrevistas de emprego em que as pessoas ficam muito nervosas e não conseguem fazer uma boa apresentação.
O neurologista Christiano Tanuri do Hospital Albert Einstein, menciona que:
“O funcionamento cerebral, no que diz respeito ao aprendizado e memória pode ser melhorado pela repetição dos atos e das tarefas a serem aprendidas, assim como técnicas que estimulem a concentração e foco para que a atenção na tarefa a ser aprendida seja retida em nossa memória de maneira mais fácil e consolidada”.
Ele cita algumas técnicas que podem ser implementadas para esse "treino" do seu cérebro:
- Tente aprender um novo jogo ou atividade que nunca tenha tentado antes;
- Ao invés de usar o relógio no pulso esquerdo use-o no pulso do braço direito;
- Troque o mouse do computador de lado;
- Escolha uma frase pronta e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras;
- Tente ler uma revista de cabeça para baixo, concentrando-se
em detalhes que não costuma reparar;
Estes são exercícios que você pode fazer para exercitar sua memória. Entretanto, em caso de esquecimentos constantes e persistentes, procure um médico especialista.
Copiado: https://www.linkedin.com/in/aline-sousa-headhunter/
Nenhum comentário:
Postar um comentário