O alarme toca cedo na segunda-feira. Qual a sua reação?
Está pronto para
enfrentar o dia? Ainda que você não tenha pensado em demitir-se porque existe a
necessidade de manter-se empregado, a insatisfação pode tomar conta e clicar em
“soneca” torna-se uma constante.
Trocar de emprego ou
não?
Eis a questão Se
você vivencia a última opção, talvez seja hora de reavaliar sua vida e
descobrir qual é o catalisador. Como na maioria dos casos, talvez você descubra
que a procrastinação está relacionada ao trabalho.
Talvez isso explique
porque é normal as pessoas mudarem 4 vezes de emprego até os 32 anos. Não é
todo mundo que tem a chance de sair em busca de outras oportunidades ou de uma
mudança radical na vida (Publicitário larga tudo para viver da sua arte). Se
você pode mudar (através de buscas pela internet e de networking), mas ainda
não tem certeza de disso, observe estes sinais:
- 1. Você está sempre entediado
Apesar
de haver vantagens no tédio – pode ajudar a aumentar a
criatividade e te tornar mais orientado aos objetivos – se você está gastando o
expediente jogando, fazendo compras, sonhando acordado ou vendo as horas,
então, é óbvio que você não está fazendo o tipo de trabalho que te excita ou
que te desafia.
- 2. Você é constantemente deixado de fora
Podem
haver algumas razões do motivo pelo qual você não é convidado para as reuniões
de equipe ou eventos sociais fora do local de trabalho. Ou é o último a saber
sobre os recentes acontecimentos da empresa. Para começar, você não foi capaz
de encontrar uma panelinha. Apesar da amizade não ser a principal razão do
porquê você ama seu trabalho, definitivamente, o expediente flui suavemente
quando se tem um colega de trabalho. Outra razão pode ser porque seu chefe, ou
colega, não valoriza suas contribuições e ideias. Quando as pessoas não escutam
suas opiniões, é fácil entender por que você não se sente um membro importante
da equipe.
3. O trabalho não vem naturalmente
Você vê isso o
tempo todo no local de trabalho. Sempre tem aquele funcionário que é
incansável. Ele é tão produtivo e habilidoso em sua função que faz todos os
outros parecerem ruins. E tem aquele funcionário que está com dificuldades para
se manter nos prazos e entender tarefas simples. Isso significa que um é mais
inteligente e mais determinado que o outro? Não necessariamente. Aquele
funcionário está jogando com suas forças, então, o trabalho vem naturalmente.
Você, por outro lado, não possui as mesmas habilidades. Então, pode acontecer do
seu sucesso e da sua fugirem completamente pela janela.
4. Sentindo-se frustrado com seus objetivos pessoais
Todos temos sonhos que nunca abandonamos. Mas, acredite ou não, às vezes um
trabalho pouco interessante pode nos ajudar a alcançar esses sonhos. Por
exemplo, se você sempre quis ser um escritor de ficção científica, mas trabalha
como redator em uma agência, então, você está melhorando suas habilidades de
escrita com o tempo. E, talvez, aprendendo alguns caminhos de marketing que te
ajudarão a ter sucesso como autor.
5. Você não está sendo usado corretamente
Se você foi
contratado para ser um excelente redator em uma agência, mas eles sequer
publicaram um texto seu, por que você deveria continuar? Seus talentos estão
claramente sendo desperdiçados e isso aumenta o tempo que você levará para
encontrar uma nova empresa que vai realmente usá-los.
6. Seu chefe te ignora
Apesar de você não ser o melhor amigo do seu chefe, houve um tempo em que você podia conversar, compartilhar ideias ou, até mesmo, recapitular Game of Thrones durante o almoço. Então, um dia, essas conversas pararam. Isso é confuso e podem existir fatores desconhecidos, como o chefe passando por problemas pessoais. Mas, se você é ignorado continuamente, torna-se difícil achar que está tudo bem, como frequentemente nos perguntamos: “O que fiz de errado?”.
7. Você recebe feedbacks ruins
Há muito tempo, eu era amigo de um barman que sempre recebia pouca gorjeta,
junto com um monte de comentários negativos dos clientes. Esse amigo, então,
reclamava dos clientes (até para outros clientes) ao invés de admitir que ele
não era um bom barman. Não importa a posição que você está, se você recebe
feedbacks negativos dos clientes, colegas de trabalho ou em avaliações de
performance, então, este é um sinal claro de que você não serve para o trabalho
ou o trabalho não é o certo para você.
8. A empresa não combina com seus valores e objetivos de vida
“Sua empresa te ajuda a realizar sua missão pessoal?”, perguntam Jack Welch,
ex-CEO da GE e Suzy Welch, famosa autora. “Essencialmente, é uma pergunta que
quer saber se sua empresa combina com seus valores e objetivos de vida”. Por
exemplo, é exigido que você “viaje mais do que gostaria, dado o equilíbrio
vida-trabalho que você espera? A empresa oferece chances de crescimento de
acordo com o seu nível de ambição?”. Lembre-se que não há resposta certa ou
errada para tais questões, apenas uma ideia para saber se você está investindo
seu tempo na empresa certa ou errada para você.
9. Menos trabalho chegando à sua mesa
Se você está
recebendo menos atribuições, este é um indicador de que houve uma decisão pela
alta gerência de que você não deveria ter tantas responsabilidades. Se isso
significa que seu empregador perdeu a fé em você ou que seu trabalho pode estar
em jogo, este é um sinal de que você deve começar a polir seu currículo.
10. Você não se encaixa
Quando eu estava na faculdade, era
amigo de alguém que queria ser professor. O problema? Essa pessoa não aguentava
crianças e só queria entrar na área por causa dos benefícios e das férias (nota
da editora: sim, isso nos Estado Unidos). Pouco essa pessoa sabia que
professores trabalham duro e que precisam gastar muito tempo com crianças. Essa
pessoa não durou muito como professor e voltou para a faculdade para se tornar
um advogado. Se você sente que não se encaixa com uma posição ou cultura
específicas, é interesse repensar o caminho.
11. Você não está tão desesperado pelo salário
Primeiro,
são poucas pessoas que não necessitam, de fato, dos ganhos. Em nossa sociedade,
nós precisamos de dinheiro para pagar despesas de casa, transporte, comida e
roupas. Por isso, dependemos de um emprego ou de empreender. Mas, se você for
uma exceção e não estiver nessa situação de necessidade, lembre-se do que Paul
Graham disse: “Para ser feliz, você tem que fazer algo que admire, não
necessariamente do que goste. Você tem ser capaz de achar incrível o que
consegue realizar”.
12. Você tem um chefe horrível
Merideth Ferguson, co-autora de
um estudo sobre local de trabalho e professora assistente ma Baylor, disse:
“Muitas pessoas deixam os supervisores, não o emprego”. Trabalhar sob um gestor
horrível não impacta apenas sua performance, isso afeta sua vida pessoal e até
sua saúde, fazendo você se estressar e se sentir ansioso.
13. Você sempre está sobrecarregado
Você fica
facilmente sobrecarregado ou se irrita com a menores tarefas e questões? Eu
tive um emprego que não suportava e, toda vez que meu chefe me atribuía um
tarefa simples, como responder um e-mail, meu sangue fervia. Mesmo quando meu
chefe não fazia absolutamente nada de errado e me pedia algo simples, o
trabalho em si me frustrava tanto que não demorava muito para eu me irritar.
14. Você não fala sobre seu emprego ou empresa
Richard Branson é um dos meu empreendedores favoritos. Seu carisma, transparência e sua história de sucesso me motivam sempre que preciso de um pouco de inspiração. Uma das coisas que admiro é que ele é o maior líder de torcida da companhia que ele fundou, a Virgin. Esse entusiasmo contagia os funcionários. Se você está envergonhado e evita falar sobre sua empresa, isso é, definitivamente, uma bandeira vermelha. Se você não se sente parte do projeto e dos objetivos da empresa, este não é o seu lugar.
15. Sua relação vida-trabalho está desequilibrada
Não
deveria ser novidade mas o equilíbrio entre vida e trabalho é essencial quando
se trata da felicidade, motivação e produtividade dos funcionários. Afinal, se
você se sente esgotado ao fim do dia e sente que só trabalha, então é hora de
encontrar um trampo que permita que você tenha mais liberdade para aproveitar a
vida fora do escritório.
16. Você não se sente desafiado
Robert O’keane,
consultor internacional da Charles Francis Cooper, escreveu: “Se você perceber
que sua atribuição se tornou confusa ou que pessoas em cargos de gerência
começam a dar conselhos conflitantes, então pode valer a pena considerar outras
opções”. Ele adiciona: “Ninguém quer ficar preso em uma situação onde não se
pode ganhar e, se seu trabalho faz você se sentir assim, por que não procurar
outra coisa? Seu cargo deveria fazer você se sentir estimulado e desafiado –
como se estivesse avançando em algo, ao invés de fazer você sentir que está
perdendo uma luta e não está alcançando nada”.
17. Você não pode ser autêntico
Há uma rede de restaurantes na
Inglaterra, chamada Wagamama, que tem um dos melhores slogans que já vi: “Seja
você. Seja Wagamama”. Abaixo desse slogan está a frase: “Nós celebramos as
coisas que te fazem diferente”. Essa empresa adota as variadas habilidades e
personalidades que os funcionários possuem e as utiliza para criar um negócio
de sucesso. Se você sente que não pode ser você mesmo, talvez esteja na hora de
procurar pastos mais verdes.
18. Você não consegue se imaginar na empresa por mais de um ano
Outra
ótima questão dos Welches: “Você pode se imaginar na sua empresa daqui um
ano?”. Usamos esse prazo porque é, normalmente, o tempo necessário para
encontrar um trabalho novo e melhor após a pessoa decidir sair. Então, olhe
para o futuro, o melhor que puder, e preveja se estará na empresa, qual
trabalho estará realizando, quem estará gerenciando e quem gerenciará você. Se
este cenário te trouxer excitação, então, você está prestes a ficar muito
tempo. Demitir-se é uma opção?
Caso esses sinais esteja muito evidentes em sua vida, está na hora de repensar seus objetivos. Às vezes, entramos em uma zona de conforto por acreditar que não temos alternativas.
Se você tem condições de buscar uma nova experiência, pode
ser uma grande mudança na sua vida.
Fonte: https://tutano.trampos.co/11742-razoes-demitir-procurar-outro-emprego/
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