Na área de vendas vemos muito MALABARISMO, MÁGICA E POUCA CRIATIVIDADE.
E você?
Que estratégias tem usado em seu negócio para atrair mais clientes,
contar com a lealdade dos atuais e aumentar seu faturamento??
Entendo se você responder :
DOU DESCONTOS....afinal essa é a prática reinante em nosso país, desde
os tempos da INFLAÇÃO que muitos de vocês só ouviu falar através de
algum parente mais velho. Apesar de não termos mais os quadros
exorbitantes de inflação em nosso país, ainda praticamos os velhos e
surrados modelos de uma época remota e distante. Parece até que ficou no
DNA de vendas.
E muita gente deve estar se perguntando agora: COMO
ASSIM MARYNES???EXISTE OUTRA MANEIRA DE AGIR SEM DAR DESCONTOS??SEM
FAZER PROMOÇÃO???
Claro que existe, mas esse é um outro artigo.
Vamos
tratar dos principais mitos nas áreas de vendas, pelo menos, você vai
pensar duas vezes antes de adotar alguma estratégia de vendas.
O termo
mito é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às
crenças comuns consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e
vistas apenas como histórias de um universo de diversas
comunidades.(Wikipédia)
Confiram os 5 MITOS DE VENDAS mais comuns:
MITO 1 – Empresa “bombando”, cheia de clientes , então, está ganhando muito $$$$
Conheço
muitas empresas que estão lotadas de clientes e sem qualquer lucro, o
dono ganha menos que os seus funcionários ao final do mês e está , na
maioria das vezes, endividado.
O gestor ou proprietário sequer sabe sua
receita e seu custo por cliente. Muitos estão pagando para o cliente
frequentar a sua empresa e nem sabem.
Portanto, nem sempre, empresa lotada de clientes significa que você está ganhando dinheiro. Controle bem seus números.
MITO 2 -VENDER MUITO SIGNIFICA VENDER BEM
Quando o
proprietário se vê ganhando menos do que os seus funcionários, por
exemplo, acaba ficando desesperado, pois, acredita que já tentou tudo e
nada deu certo e , acaba ficando vulnerável e cai na mão de
“espertalhões” que aparecem com propostas milagrosas que prometem
tirá-lo do sufoco. E adivinhem o que esse gestor desesperado, faz???
ACREDITA E APLICA A ESTRATÉGIA SUGERIDA PELO ESPERTALHÃO .
Na
maioria das vezes a estratégia miraculosa consiste em DAR UM GRANDE
DESCONTO, VENDER COM DESCONTOS, PROMOÇOES, AUMENTAR AS VENDAS COM PREÇO
BAIXO , aí vem a pior parte , ELE NAO VÊ A COR DO DINHEIRO, porque o
acordo em troca da estratégia miraculosa é dar a quem deu a ideia, a
maioria das vendas à mais, como forma de pagamento pela brilhante
estratégia.
Aí,
claro, quem estava quase morto e agonizando, dá desconto e do dia para a
noite vê o que parece obvio ocorrer ( menos para nosso querido
proprietário desesperado e agonizante): as vendas aumentam .
MAS
EXPERIMENTE DAR DE GRAÇA, deve aumentar mais ainda.
Portanto,
aumentar as vendas na base da promoção sem critério pode matar o seu
negócio. SAIBA TODOS OS SEUS NÚMEROS E INDICADORES.
MITO 3 – O PREÇO NÃO DETERMINA O TIPO DE CLIENTE QUE TEREI
Tem
gente que faz o preço dos serviços , na ORELHADA. O que quero dizer é
que esse gestor escolhe um valor qualquer e pronto, coloca na tabela de
preços.
Não é
bem assim. Existem muitos critérios que você deve levar em conta: os
serviços que irá oferecer, a qualidade, a região que você está, seus
custos, suas possibilidades de receitas, etc.etc... e tudo isso tem que
ser condizente com a classe social que você quer atender.
O preço
pode atrair ou espantar o cliente que você procura, por isso, esteja
adequado , sem é claro, explorar ninguém, mas sendo justo.
Serviços de
alta qualidade e com excelentes profissionais custam mais caro, afinal,
você os remunera melhor. O importante é você se posicionar, seja com
serviços de alta qualidade, sem serviços ou serviços mais básicos e
adequar seus preços a isso e fazer seu cliente entender porque seus
preços são assim e o valorizar.
Portanto, PREÇO DETERMINA SIM O TIPO DE CLIENTE QUE TEREMOS.
MITO 4 – QUEM FAZ O PREÇO É O MERCADO
Quem faz
o preço é a sua COMPETÊNCIA. O mercado apenas escolhe entre as diversas
possibilidades que existem: melhor qualidade, menor qualidade, com
serviços, sem serviços, etc.
Portanto, é VOCÊ QUEM FAZ O PREÇO.
MITO 5 –GANHE 1 MÊS DE GRAÇA .PREÇO ÚNICO DE TODOS OS SERVIÇOS
Ninguém
dá nada de graça para ninguém.
Nem o Google, nem o Facebook que ganham
muito com os anúncios pagos, graças a imensa quantidade de pessoas
navegando em seus sites.
Portanto, se você pretende dar algo de graça ao
seu cliente, veja quem será o parceiro que irá patrocinar essa sua
ação .
Portanto, busque parceiros na próxima ação ou monte uma ONG.
Bem, espero que agora você tenha mais informações antes de pensar em aplicar alguma estratégia de vendas.
SUCE$$O E PROSPERIDADE é o que lhe desejo
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