- Você está na entrevista daquele emprego que procura há meses.
- Gostou da empresa, fala tudo o que treinou em casa.
- Quando você já está certo que o lugar é seu, o entrevistador levanta-se, agradece sua presença e o dispensa.
Onde está o erro?
O mais provável é que você não tenha prestado atenção em quem estava à sua frente, ou seja, "ouvia", mas não "via". Isto quer dizer que você estava tão envolvido com o discurso que esqueceu da sua postura.
A linguagem do corpo diz muito sobre como a pessoa está reagindo a uma situação. Você pode ter pistas se o entrevistador está gostando ou não de você, e tentar reverter a situação. Por outro lado, a linguagem do corpo é mais uma maneira de você passar sua mensagem: "me contrate!"
De acordo com o livro "O Corpo Fala: a Linguagem Silenciosa da Comunicação Não-Verbal" (Ed. Vozes), o corpo humano é dividido em três partes:
- Águia (cabeça - controle),
- Leão (tórax - emoção) e
- Boi (abdômen - desejos instintivos).
Então, uma pessoa com a cabeça (controle) baixa, curvada para a frente (tórax e abdômen reprimidos), passa uma imagem de submissão total. Ao contrário, cabeça ereta e coluna reta mostram que você é uma pessoa segura de si.
Tendo isso em mente, alguns truques de postura podem ser úteis para obter aquela vaga tão sonhada. Confira abaixo:
1. Ao cumprimentar alguém, se a mão dá um forte aperto, é sinal de que não há restrições. A mão frouxa é sinal de que a pessoa tem medo de ser envolvida;
2. Ao sentar-se, não deixe a pasta ou a bolsa sobre o colo, "protegendo o boi". Significa que você não está à vontade. Da mesma forma, se o entrevistador estiver com algo no colo, espere ele se soltar para apresentar seus argumentos;
3. Pés em direção ao entrevistador indicam que você se interessa pela pessoa. Se eles estiverem voltados para a porta, é a direção em que o corpo quer ir;
4. Com braços cruzados no peito, você não quer mudar a opinião e nem aceitar o que estão lhe falando.
5. Puxar os cabelos significa que você busca uma grande idéia. Cotovelos apoiados fazem a delimitação de espaço quando a pessoa sente-se invadida, intimidada.
6. Morder a caneta e mexer no queixo mostram que a pessoa está estimando a situação proposta.
Além disso tudo, as pessoas ainda costumam ter um desafio extra na hora da entrevista: saber o que fazer com as mãos. Veja abaixo o que a posição delas representa:
1) Na frente da boca: geralmente significam que a pessoa deseja falar algo, mas não tem a oportunidade ou não sabe ao certo o quê;
2) Cruzadas para trás: sinais que não se concorda muito com o alvo da discussão;
3) Fechadas: mostra insegurança, como se agarrasse algo para não cair;
4) Abertas: concorda com a situação.
Por - Cristina Amorim - http://carreiras.empregos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário