quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A Arte do Feedback


O feedback é   uma ferramenta da comunicação, onde falamos para uma pessoa  sobre  a percepção que temos dela através das suas  atitudes e   comportamentos, podendo ser de forma positiva ou negativa.
O feedback precisa ser encarado como uma ferramenta de troca, de desenvolvimento pessoal e interpessoal, ou seja, é importante que ele venha com o objetivo de melhorias e não ameaças.No mundo competitivo em que vivemos, geralmente recebemos o feedback como críticas e acúmulos  de pontos negativos, o que acaba nos deixando inseguros, com baixa autoestima, angustiados e receosos.
Acabamos ficando  na defensiva, não escutando  de forma aberta o  que pensam a nosso respeito , então , procuramos nos defender e expormos nosso ponto de vista o  que não é errado, mas diminuímos a capacidade de reconhecermos os pontos que precisamos melhorar ,pois o outro pode estar  percebendo alguns  aspectos, que às vezes eram totalmente desconhecidos para nós.
Posso dar feedback na frente de alguém?
Depende do acordado, se for negociada a presença , sem problemas.Quando o feedback for positivo , a segunda pessoa pode reforçar o feedback, se for negativo, a mesma deve deixar para falar depois, a sós com a pessoa que está recebendo.
  • Procure dar o feedback individualmente,  escolha um momento, procure ser  pontual e sem rodeios.
  • O poder do elogio é muito importante para manter as pessoas motivadas e comprometidas, portanto , o feedback  com foco no reforço dos pontos positivos são fundamentais para  um melhor desempenho e comprometimento da pessoa e do profissional.

Existem alguns instrumentos na empresa que  impulsionam  o feedback, como:
  • Avaliação de desempenho;
  • Avaliação 360º e;
  • Plano de desenvolvimento .
É importante que empresas de pequeno, médio porte possam fazer uso destas ferramentas, pois ajuda muito no desempenho de seu capital humano.
Como receber feedback?
  • Procure estar disposto a receber o feedback, de forma tranquila como se fosse um presente, algo que venha contribuir com a melhoria do seu desempenho, aproveite o momento para  solicitar opiniões também em outros pontos que queira saber sobre o seu desempenho.

Quando a empresa utiliza o feedback  como algo rotineiro, uma entrevista de desligamento por exemplo, que para muitos é uma tarefa difícil e sofrida, ficará  mais fácil tanto para quem está desligando ,quanto para quem está sendo desligado, pois ambos sabem  bem os motivos que os levaram a tal  situação , fundamentados  nos  feedbacks  realizados anteriomente.
Segundo o psicólogo e coach Maurício de  Paula o feedback é capaz dê:
  • Solucionar conflitos importantes;
  • Transformar vidas
  • Evitar futuros conflitos;
  • Criar força um relacionamento afetivo;
  • Promover inicio positivo num novo relacionamento;
  • Corrigir desvios nas ações;
  • Aumentar o desempenho dos profissionais e das organizações.
Vamos procurar encarar o feedback como algo essencial para o nosso aprimoramento, pois se não soubermos como somos vistos, vamos acabar repetindo  comportamentos que possam estar atrapalhando ou impedindo nosso crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário