O feedback é uma ferramenta da comunicação, onde falamos para uma pessoa sobre a percepção que temos dela através das suas atitudes e comportamentos, podendo ser de forma positiva ou negativa.
O feedback precisa ser encarado como uma ferramenta de troca, de desenvolvimento pessoal e interpessoal, ou seja, é importante que ele venha com o objetivo de melhorias e não ameaças.No mundo competitivo em que vivemos, geralmente recebemos o feedback como críticas e acúmulos de pontos negativos, o que acaba nos deixando inseguros, com baixa autoestima, angustiados e receosos.
Acabamos ficando na defensiva, não escutando de forma aberta o que pensam a nosso respeito , então , procuramos nos defender e expormos nosso ponto de vista o que não é errado, mas diminuímos a capacidade de reconhecermos os pontos que precisamos melhorar ,pois o outro pode estar percebendo alguns aspectos, que às vezes eram totalmente desconhecidos para nós.
Posso dar feedback na frente de alguém?
Depende do acordado, se for negociada a presença , sem problemas.Quando o feedback for positivo , a segunda pessoa pode reforçar o feedback, se for negativo, a mesma deve deixar para falar depois, a sós com a pessoa que está recebendo.
- Procure dar o feedback individualmente, escolha um momento, procure ser pontual e sem rodeios.
- O poder do elogio é muito importante para manter as pessoas motivadas e comprometidas, portanto , o feedback com foco no reforço dos pontos positivos são fundamentais para um melhor desempenho e comprometimento da pessoa e do profissional.
Existem alguns instrumentos na empresa que impulsionam o feedback, como:
- Avaliação de desempenho;
- Avaliação 360º e;
- Plano de desenvolvimento .
É importante que empresas de pequeno, médio porte possam fazer uso destas ferramentas, pois ajuda muito no desempenho de seu capital humano.
Como receber feedback?
- Procure estar disposto a receber o feedback, de forma tranquila como se fosse um presente, algo que venha contribuir com a melhoria do seu desempenho, aproveite o momento para solicitar opiniões também em outros pontos que queira saber sobre o seu desempenho.
Quando a empresa utiliza o feedback como algo rotineiro, uma entrevista de desligamento por exemplo, que para muitos é uma tarefa difícil e sofrida, ficará mais fácil tanto para quem está desligando ,quanto para quem está sendo desligado, pois ambos sabem bem os motivos que os levaram a tal situação , fundamentados nos feedbacks realizados anteriomente.
Segundo o psicólogo e coach Maurício de Paula o feedback é capaz dê:
- Solucionar conflitos importantes;
- Transformar vidas
- Evitar futuros conflitos;
- Criar força um relacionamento afetivo;
- Promover inicio positivo num novo relacionamento;
- Corrigir desvios nas ações;
- Aumentar o desempenho dos profissionais e das organizações.
Vamos procurar encarar o feedback como algo essencial para o nosso aprimoramento, pois se não soubermos como somos vistos, vamos acabar repetindo comportamentos que possam estar atrapalhando ou impedindo nosso crescimento.
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