Ao ver uma propaganda na TV muitos empreendedores logo pensam: “é disso o que eu preciso”. Este posicionamento (precipitado) é muito comum quando não se tem experiência e quando o desejo de divulgar o seu incrível produto é tanto que nem se leva em consideração as ações por trás daquele anúncio televisivo – ou melhor, as estratégias que o conduziram.
De fato, anunciar produtos e serviços nos meios de comunicação pode ser um excelente meio para atingir os seus consumidores. De modo criativo, a Propaganda é capaz de despertar emoções e o interesse dos mesmos estimulando a atitude desejada: a compra.
Mas, nem sempre a Propaganda veiculada na TV, rádio, revista, internet, entre outros, será a ação mais indicada. Para uma empresa de pequeno porte, como um salão de beleza, o famoso boca a boca é uma excelente opção. Neste caso o que importa é conquistar o interesse do público do bairro e da cidade, não sendo necessário, portanto, gastos desnecessários com anúncios em veículos de grande cobertura.
A Propaganda deve estar adequada a uma série de fatores, como:
- às necessidades e preferências de seus consumidores potenciais;
- aos meios de comunicação que eles estão acostumados a acompanhar;
- aos valores e tendências de comportamento capazes de gerar identificação;
- à estética, linguagem e outros apelos estruturados para despertar e conquistar sua atenção e interesse;
- à capacidade da empresa em fornecer na medida certa e com qualidade os itens anunciados,assim como outros elementos que fazem parte do ponto de venda.
Caso a Propaganda desperte uma expectativa que não pode ser cumprida, ela causará frustração, gerando o resultado oposto ao que se pretendia: a não compra do produto ou serviço e adisseminação de informações negativas sobre a sua empresa.
O que identifica tudo isso, busca as adequações necessárias e aponta os melhores caminhos para atingir os objetivos de modo satisfatório é o Marketing.
Market significa “mercado”, e acrescido do sufixo ing indica a ação de se atuar no mercado, o Planejamento do antes, durante e depois do processo de vendas.
O Marketing possui vários instrumentos que visam tornar um negócio bem sucedido, prevendo soluções que englobam o Composto Mercadológico, formado pelos conhecidos 4Ps:
- Produto: qualidade, design, nome da marca, serviços, garantias, variedade do produto;
- Preço: lista e política de preços, descontos, prazos de pagamento, condições de crédito;
- Ponto de venda: localização, transporte, estoque;
- Promoção: marketing direto, relações públicas, promoção de vendas e Propaganda.
Assim, a Propaganda é um dos instrumentos do Marketing, uma de suas estratégias mais conhecidas, mas que pode ou não ser a mais indicada para a sua empresa…
Uma Consultoria de Marketing pode ajudá-la a identificar quais são as ações mais adequadas, estudando o seu público, mercado, indicando os melhores canais de comunicação e distribuição, contemplando todos os aspectos apresentados nos 4Ps.
Por isso, antes de pensar em “fazer mais propaganda”, esteja certo de que, antes disso, é de um bom Planejamento de Marketing que a sua empresa precisa.
Reflita sobre isso e alavanque os seus negócios!
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