terça-feira, 13 de março de 2012

O uso de e-mails

arroba-grande

O avanço da tecnologia, a exigência por retornos rápidos e imediatos, a comunicação rápida, eficaz e sem fronteiras.

A tecnologia nos fornece grandes benefícios para a comunicação, estamos tão habituados a usar tal ferramenta que nem notamos, muitas vezes enviamos e-mails para uma pessoa que esta sentada ao nosso lado.

A mania e o hábito de uso de e-mails, existem empresas que usam o e-mail para tudo, desde a comunicação de uma conversa informal até documentação de processos.

Mas quando realmente é necessário o uso de e-mails hein?
Isso depende da cultura de cada empresa, ou do perfil de uma equipe, do gestor, diretor, presidente.
Muitas vezes nos deparamos com informações irrelevantes enviada por e-mail, creio que isso já foi vivenciado por muitos, por exemplo, um gestor de uma área que não concorda com a atitude de algum membro da equipe, o “fulano de tal” chega atrasado todos os dias.

Ao invés do gestor conversar apenas com este membro da equipe, ele decide enviar um e-mail para todos os membros alertando “favor, solicito a todos que administrem seu horário de trabalho, sem atrasos ou ausência”.

Então um dos membros da equipe que recebeu o e-mail e não tem nada a ver com a história pensa “Ué por que eu recebi este e-mail ?”.

Esta atitude pode ter pequenas ou grandes consequências, alguns membros da equipe pensam que o aviso foi pra ele mas na verdade não foi, pode causar falta de motivação na equipe, desinteres se pelo trabalho.

Fora o uso indevido de e-mails, usar e-mail da empresa para assuntos pessoais ou troca de arquivos impróprios.

Como foi dito anteriormente isso vai da cultura de cada empresa e lógico do caráter de cada colaborador.

O e-mail é considerado pela empresa apenas mais uma ferramenta de trabalho, onde seu verdadeiro objetivo é agilizar os processo do nosso dia-a-dia.

 Postado: http://blogdoadministrador.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário