A busca pelo entendimento do senso de pertencimento e o que faz alguém sentir que pertence tem sido uma busca pessoal e profissional para mim nas últimas décadas.
Nos últimos meses isso se tornou pauta especial nas organizações pois um dos efeitos pós pandêmicos é o impacto na saúde mental das pessoas e o baixo senso de pertencimento dos funcionários.
Compreender o que significa o senso de pertencimento pode contribuir com o seu bem estar emocional e pode pavimentar um caminho de maior realização para você.
Senso de pertencimento é definido pela experiência de envolvimento pessoal com um sistema relacional ou ambiente de forma que essa pessoa SENTE que é parte integrada de algo maior, de uma comunidade, de um grupo de pessoas.
Você sente vínculo, próximo e aceito pelas pessoas. Mas pertencimento é mais do que sentir que é parte de um grupo.
Ele está na verdade conectado com identidade social – um agrupamento de crenças e ideais compartilhados. Um verdadeiro senso de pertencimento você precisa sentir unidade e senso de caráter comum com os membros do grupo.
Pertencimento possui várias perspectivas: psicológica, sociológica, física e espiritual.
- Psicologicamente é uma sensação percepção interna. Uma pessoa experimenta a sensação de ser valorizada ou ser importante para uma referência externa e vivencia uma conexão entre si o outro.
- Sociologicamente pertencimento tem uma conotação de ser membro de um grupo ou ecosistema. Usando essa perspectiva pertencimento pode ser observado e descrito através de comportamentos observáveis como o quando o indivíduo participa de grupos e possui uma rede ativa (networking).
- Outra perspectiva é a física, é a sensação de que algo me percence como objetos, pessoas, lugares. A sua casa, os objetos que escolheu colocar no ambiente, as coisas que possuem.
- Espiritualmente pertencimento é o relacionamento metafísico com um ser ou lugar que existe em um nível universal.
Portanto, o senso de pertencimento ocorre na relação com várias referências externas.
Isso inclui pessoas, grupos, objetos, organizações, ambientes e dimensões espirituais.
Por exemplo: pode ser que alguém experimente um senso de pertencimento com animais mas tenha um deficit de pertencimento com pessoas.
Portanto para analisar o deficit precisamos identificar a referência.
Outro exemplo para ilustrar.
Um colega de trabalho promove uma festa de despedida devido a sua aposentadoria. Seus colegas lhe falam o quão importante ele tem sido em sua jornada na companhia. O homenageado fica emocionado e se sente orgulhoso de fazer parte deste time. Não apenas o colega sente que faz parte do grupo mas se sente valorizado. Nesse caso, é preciso reforçar que o estímulo do grupo seja autêntico e não artificial. Caso contrário não cumprirá seu propósito.
Os pré requisitos para o senso de pertencimento “acontecer” em alguém são:
1) disposição e energia para me envolver
2) desejo de ter um envolvimento significativo
3) potencial de compartilhar aquilo que você carrega
O que é observado portanto quando o senso de pertencimento está presente é
- A pessoa se sente valorizada, sente que é necessária, que cabe naquele grupo ou sistema
- Usamos nossas forças para resolver problemas e entendemos que nossa contribuição, visão, pensamento, sentimento importa para aquele grupo
- Autenticidade. As pessoas sentem que podem ser elas mesmas
Os comportamentos observáveis precisam ser analisado com cautela pois participação em atividades e proximidade não constitiui necessariamente em senso de pertencimento.
Estar cercado de seres humanos não garante que você estará conectado com as pessoas.
O senso de pertencimento é portanto um conceito que pressupoe um relacionamento com alguma coisa ou alguém.
É uma sucessão de interações de qualidade ao longo do tempo, suporte mútuo e relação humana autêntica. Impacta diretamente na auto estima das pessoas.
O QUE OCORRE QUANDO NÃO SINTO QUE PERTENÇO
Uma das consequência do mundo pós covid é lidar com todo o estrago emocional e relacional do distanciamento social. A experiência vivida globalmente também impactou diretamente o senso de pertencimento. Sensações comuns dessa lacuna são solidão, alienação, falta de vínculo.
Algumas perguntas que estão sendo feitas pela comunidade que estuda saúde mental:
- Estaria a falta de senso de pertencimento relacionado a patologia da depressão?
- O senso de pertencimento varia de acordo com a fase de desenvolvimento?
- Um déficit de senso de pertencimento estaria relacionado com alguns casos de suicídio?
- As polarizações e grupos radicais que estão se formando em várias regiões do mundo, seria uma resposta não consciente para uma necessidade profunda e não atendida de pertencimento?
SENSO DE PERTENCIMENTO NO TRABALHO
O sentimento de pertencimento é uma ligação psicológica entre colaborador e empresa, em que o funcionário se vê como parte de uma comunidade. Nessa comunidade, as pessoas criam vínculos de lealdade, respeito e confiança.
Para construir uma cultura de pertencimento e colher os benefícios os líderes precisam ter clareza do significado e impacto. No ambiente de trabalho esse pertencimento muitas vezes está conectado com os seguintes aspectos:
1 Enxergo o propósito da organização e me conecto com esse propósito?
2. Possuo vínculo e confiança com os colegas de trabalho?
3. Sou visto? Relevante? Sinto que a empresa me apoia e se importa com o meu desenvolvimento?
4. Tenho orgulho da marca e compartilho dos valores da organização?
O trabalho não é apenas um veículo para a produtividade, mas uma oportunidade de ter conexões significativas com outras pessoas, o que pode melhorar nossa experiência geral de vida.
Devemos levar em consideração, ainda, o fato de que profissionais sentirem que pertencem impacta diretamente no comprometimento com a organização, produtividade e consequentemente lucratividade.
Outros indicadores apontam que reduz a rotavidade e o absenteísmo. E acima de tudo o sentimento de pertencimento é primordial para o bem-estar das pessoas.
As organizações precisam promover um ambiente favorável para o pertencimento acontecer.
Os líderes precisam atuar como agentes de significado e propósito se desejarem manter seus funcionários. Na verdade, isso é muito mais difícil do que atrair novos talentos.
Mas a contra partida também é importante. Não basta a empresa e o gestor se desdobrar se o funcionário não tiver disposição e energia para se envolver, desejo de ter um envolvimento significativo e potencial de compartilhar aquilo que sabe e carrega. Portanto, a construção dessa conexão profunda depende do “sim” de cada uma das partes.
Para finalizar, deixo algumas perguntas que podem lhe ajudar a dar continuidade nessa reflexão. Afinal, estamos todos descobrindo e reconstruindo uma nova forma de viver e lidar com as mudanças do mundo:
- O que a sua organização poderia fazer para melhorar o senso de pertencimento?
- O que você como líder precisa mudar na sua abordagem para criar um ambiente mais favorável para o senso de pertencimento acontecer?
- Como eu posso me conectar mais profundamente com a marca e propósito da organização? O que me inspira aqui? Como posso criar relacionamentos significativos que agreguem valor ao dia a dia?
Por Luciana Gazzoni, consultora, interculturalista e especialista em gestão de pessoas e liderança
Nenhum comentário:
Postar um comentário