sexta-feira, 10 de maio de 2019

LIDAR COM O FRACASSO É ESSENCIAL PARA CHEGAR AO SUCESSO







Somente quem já passou por um fracasso sabe como é amargo esse momento. Para mim, é como estar preso em uma cela escura, fria e pequena. Lá, você vive um momento de introspecção e é tomado por sentimentos de medo, insegurança e um número sem fim de dúvidas sobre si mesmo: 
  • “Onde foi que eu errei? 
  • Será que foi o meu jeito de falar, de agir? 
  • Será que isso vai acontecer de novo?”.

Enquanto isso, através das grades, você imagina o mundo belo, maravilhoso e saudável lá fora. Você consegue ver os outros andando em carros luxuosos e vivendo em casas confortáveis, e observa que essas pessoas gozam de plena liberdade de ação e expressão – trabalham, produzem, participam, ganham, contribuem, amam e se divertem. E você está lá preso, condicionado à realidade criada em seu próprio estado mental.
Enfrentar situações de fracasso é comum na vida de qualquer empreendedor. Eu mesmo acumulei um longo histórico de insucessos. Ainda quando estudante, repeti duas séries escolares, terminei o ensino médio somente aos 22 anos (com notas que envergonhariam qualquer um) e entrei na faculdade somente aos 26.
Descobri que a diferença entre quem vence e quem fracassa está 100% ligada a sua atitude e postura mental. 
O derrotado pensa assim: para mim nada dá certo, tudo o que faço dá errado, nasci para fracassar. Já o empreendedor bem-sucedido aceita os reveses apenas como um período de aprendizagem, transformação e amadurecimento que o motiva a corrigir os próprios erros e a fazer diferente na próxima vez.

Consegui me formar aos 30 e, pouco tempo depois de conseguir meu primeiro emprego, fui demitido. Mais tarde, já como empresário, tomei uma série de decisões que resultaram em fracassos. Criei negócios que não deram certo, tive grandes decepções, prejuízos e derrotas.
Descobri também que, muitas vezes, é após uma grande queda que vivenciamos o maior crescimento. Essa é a hora para retomar projetos, renovar ambições e resgatar sonhos às vezes já esquecidos ou adormecidos no fundo da alma.
Nesse processo de mudança, entender as razões do fracasso e aprender com os erros é fundamental. Tão importante quanto fazer essa profunda análise é abandonar as desculpas, que são tão comuns às pessoas que não conseguem alcançar o sucesso. Algumas das mais comuns são: “a concorrência é muito forte”, “falta dinheiro”, “o governo não ajuda”, “os impostos são muito altos” e “não tenho sorte”.
Na realidade, quem quer prosperar não pode ficar preso a desculpas. Não existe aquela história de “a vida não sorriu para mim” ou “a vida foi cruel comigo”. Você precisa decidir heroicamente enfrentar o espelho e despedir-se de seu antigo eu para abraçar uma nova maneira de ser, sem bloqueios nem complexos.

No entanto, não imagine que essa trajetória será fácil, tranquila e serena. O caminho está cheio de pedras, obstáculos e desafios. Há muitos desapontamentos, as coisas nunca dão certo na primeira vez, e as pessoas nem sempre agem como você espera.
Ainda assim, não há momento melhor para dar um novo rumo à sua vida. O Brasil, apesar de todas as suas crises, ainda é o país da oportunidade. Temos 30 novos milionários por dias nesse país. A cada ano, novos brasileiros são inseridos na lista dos bilionários da Forbes.
Por isso, enfrente seus medos, reavalie suas metas e, acima de tudo, acredite em seu potencial infinito de realizações. Um dia, você verá que o fracasso do passado foi um momento essencial para que fosse possível alcançar o sucesso pleno e duradouro. Copiado:https://revistapegn.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário