Considerando os desafios das organizações no ambiente competitivo por vezes hostil em função das constantes mudanças, torna-se necessário levar em conta todos os mecanismos disponíveis para garantir a sobrevivência.
A pedagogia empresarial se desenvolve por meio de estratégias com o objetivo de obter uma aprendizagem mais eficiente e eficaz visando à mudança comportamental dos colaboradores quando necessária considerando aspectos interpessoais, profissionais e até mesmo pessoais.
O pedagogo empresarial atua na reestruturação das corporações contribuindo para o desenvolvimento de competências, lidando com riscos e distintas culturas no complexo mundo organizacional que exige elevada competitividade para que as empresas permaneçam no mercado.
O capital humano é um diferencial estratégico no que se diz respeito ao competitivo mundo dos negócios. A pedagogia nas organizações pode promover mudanças consideráveis no aperfeiçoamento dos colaboradores, provocando profundas transformações positivas para um melhor desempenho na carreira profissional.
Cada trabalhador possui uma forma de ser e agir de acordo com sua criação, formação e desenvolvimento no decorrer da vida pessoal. Tais características são levadas naturalmente para o âmbito profissional, mas em algumas situações precisam ser ajustadas para proporcionar um bom trabalho em equipe e aprimorar os resultados empresariais.
O pedagogo empresarial trabalha em parceria com departamento de recursos humanos, preparando os funcionários conforme as necessidades organizacionais, contribuindo inclusive para a qualificação profissional e pessoal com o objetivo de aumentar significativamente a produtividade e qualidade.
Um bom profissional nesta área consegue articular competentemente criando pontes para que os colaboradores obtenham sucesso para atingir as metas e objetivos das estratégias definidas pela alta direção da organização.
A educação corporativa
A educação corporativa é um mecanismo que serve para auxiliar na promoção da educação contínua necessária para as empresas que desejam continuar progredindo e evoluindo. Desta forma, este conceito desenvolve as habilidades e competências necessárias para viabilizar os resultados desejados pela alta cúpula da empresa.
Existem diversas metodologias de ensino que podem ser aplicadas para estimular a aprendizagem dos colaboradores, como: presencial, educação a distância, gestão do conhecimento e autodesenvolvimento.
O método presencial permite a aprendizagem por meio de palestras, cursos, pós-graduações, cursos livres, técnicos, profissionalizantes e outros. Tais formas de ensino podem ser custeadas total ou parcialmente pela empresa para estimular e motivar o colaborador.
O método de educação a distância está se expandindo cada vez mais e utiliza conceitos como o E-learning (aprendizagem eletrônica), cujo modelo de ensino se sustenta em tecnologias de ambiente virtual, TV corporativa, colaboração online e similares.
A gestão do conhecimento une as práticas de ensino presencial e virtual para o compartilhamento, retenção, difusão e disseminação do conhecimento. Cabe ressaltar que a gestão do conhecimento é um processo de transformação dos conhecimentos individuais para disponibilização a toda a organização visando à manutenção da vantagem competitiva.
Já o autodesenvolvimento se baseia no princípio autodidata que envolve a aprendizagem por intermédio de livros, revistas especializadas, áudios, Internet, newsletter, filmes e vídeos.
Existem organizações que não treinam o capital humano por receio de perder o funcionário para outra empresa. Entretanto, cabe sempre frisar que agir desta maneira é um grande erro, pois as organizações que almejam vencer desafios têm de ter colaboradores capacitados e saber mantê-los motivados para a obtenção dos resultados esperados no ambiente corporativo.
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