Por décadas, as
campanhas de marketing pontuais tomavam conta da maior parte das estratégias de
publicidade. No entanto, desde a ascensão da Internet, em particular, a
ascensão das mídias sociais, o comportamento do cliente mudou drasticamente.
O marketing em mídias sociais não só se
tornou uma ferramenta essencial para qualquer estratégia, mas transformou a
relação dos clientes com as marcas.
Os usuários, hoje,
também esperam que seu relacionamento com as marcas vá além do valor de uso de
seus produtos. Dentro dessa nova lógica de consumo surge o marketing de
engajamento.
O marketing de
engajamento atrai as pessoas contando histórias, gerando conversas e abordando
as necessidades e interesses dos clientes. O objetivo é envolver os clientes em
um relacionamento mais profundo e sustentável com um determinado produto ou
marca.
Mas afinal, o que é marketing de
engajamento?
Ao contrário
das abordagens tradicionais de marketing, nas quais você atrai especificamente
prospects com ofertas de resposta direta, como promoções, o marketing de
engajamento permite que o público-alvo, ou ainda melhor, as personas, interajam com você e definam como
eles gostariam de se comunicar com sua marca.
Engajamento
significa que alguém está interessado em ouvi-lo e que você deve se relacionar
com essa pessoa para alcançar seu objetivo comercial, enquanto cumpre uma
proposta de valor para com o público.
O marketing de
engajamento começa quando uma pessoa interessada toma uma ação para
iniciar uma interação com você. É seu papel incentivar um diálogo com o
indivíduo para ajudá-lo a tomar uma decisão de compra.
Um cliente
engajado, provavelmente, se tornará um cliente fiel.
Os 5 Princípios do Marketing de
Engajamento
Podemos
definir o marketing de engajamento analisando os 5 princípios básicos que
constroem toda a experiência do usuário:
- Um foco implacável na construção de confiança
- Abraçando uma comunicação forte de duas vias
- Uma troca de valor
- Um foco de relacionamento
- Uma visão de longo prazo
Os profissionais de
marketing devem se tornar administradores da jornada do consumidor e criar vínculos
com os prospects onde quer que eles estejam.
Por
que o marketing de engajamento é importante?
Como qualquer
tendência de marketing, o marketing de engajamento tem seus céticos, mas nos
últimos anos, começaram a surgir dados que comprovam o quão valioso um cliente
engajado pode ser.
A Influitive, uma
incrível plataforma de engajamento de clientes, descobriu que “as empresas que
melhoraram o engajamento aumentaram a venda cruzada em 22%, aumentaram a
receita de vendas entre 13% e 51% e também aumentaram o tamanho dos pedidos
entre 5% e 85%”.
Uma pesquisa da
Rockefeller Corporation descobriu que “68% dos clientes saem de uma negociação
porque acham que você não se importa com eles”.
Além disso, a
pesquisa da Vision Critical descobriu que 86% dos compradores estão felizes
e dispostos a pagar mais por uma melhor experiência do cliente e que
até o ano 2020 essa experiência do cliente será mais importante no processo de
vendas do que preço ou produto.
Aplique na prática: 7 dicas fáceis
sobre marketing de engajamento para atrair clientes
Agora que
você já entendeu o conceito de marketing de engajamento, é hora de receber
algumas dicas e colocar em prática as estratégias de marketing para atrair clientes,
melhorando e ampliando o seu relacionamento e tornando o usuário engajado em
sua causa. Separamos 7 dicas fáceis para te ajudar a começar hoje seu
planejamento.
#1 Desenvolva uma estratégia de
engajamento
Para ter
sucesso, você deve preparar uma abordagem e um plano claros para o seu
marketing de engajamento. Inicie desenvolvendo um planejamento estratégico de marketing digital.
Seu plano terá que incluir informações como: maneira pela qual você alcançará
seus usuários e como você poderá responder e interagir com os participantes
envolvidos.
#2 Integre seu mix de marketing
Todos os
aspectos de seu mix de comunicação de marketing devem incluir um “call to
action” para engajamento digital.
Você pode
simplesmente solicitar e estimular comentários e postagens em seus blogs e
fóruns, além de disponibilizar um contato de WhatsApp para dúvidas, inserir
materiais ricos como e-books em suas plataformas e pedir em troca o contato do
cliente, possibilitando que ele faça o download e compartilhe com sua rede.
#3 Conteúdo e relacionamento
Concentre-se
em desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo relevante
e interessante para se envolver com seu público.
Entenda que construir
relacionamentos genuínos com conteúdo que seja importante para o indivíduo é a
melhor maneira de alcançar os principais objetivos de negócios do marketing de
engajamento.
Dessa forma, se
você tem um e-commerce de roupas femininas, por exemplo, pode estabelecer um
relacionamento com suas clientes e potenciais clientes por meio da produção de
conteúdo que apresenta as novas tendências da moda, como usar determinada
novidade no dia a dia ou variações de uso de uma mesma peça. Enfim, preocupe-se
em resolver alguma dúvida ou problema do seu cliente antes de tentar
convencê-lo a comprar alguma coisa da sua empresa.
#4 Promover assinaturas
Use técnicas
baseadas em permissões para incentivar assinaturas de newsletter com
formulários otimizados, registros RSS, notificações de push, referência a um
amigo e compartilhamento em rede social.
Conseguir fazer com
que um usuário assine sua newsletter por exemplo, é um passo a mais no caminho
para conquistá-lo. Este contato agora deverá ser nutrido com informações
gerais, promoções, curiosidades e tudo o mais que sua empresa pode fazer por
ele.
Agora que você tem
seu endereço de e-mail você pode conversar diretamente com ele, então seja pessoal
sem ser invasivo. Acrescente algo à vida de seu prospect.
#5 Convide os ouvintes a interagir
com o seu Blog
Estabeleça
uma cultura de envolvimento incentivando seus prospects a contribuir com
comentários, sugestões e até mesmo como escritores convidados para ampliar os
pontos de vista e os recursos disponíveis para sua comunidade conectada.
#6 Realize pesquisas e enquetes
Pesquise com
frequência para dar oportunidades de iniciar o envolvimento enquanto aprende
com a sua comunidade de usuários. Use pesquisas físicas ou online para iniciar
o diálogo relevante com o indivíduo.
#7 Envolva-se com redes sociais
Se você ainda
não faz parte do Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter, não perca mais
tempo: vá direto a esses sites e entenda como as redes sociais para negócios podem ser
utilizadas para o desenvolvimento da sua empresa e marca.
Esses sites estão
capturando literalmente milhões de pessoas que estão ativamente envolvidas
nessas plataforma todos os dias. Descubra em quais redes sociais seu
público-alvo está presente e aproveite o envolvimento e o compartilhamento de
seu conteúdo usando essas redes sociais.
Copiado: https://vooozer.com/
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