terça-feira, 14 de maio de 2019

Marketing de Engajamento: os 5 princípios e 7 dicas práticas


Por décadas, as campanhas de marketing pontuais tomavam conta da maior parte das estratégias de publicidade. No entanto, desde a ascensão da Internet, em particular, a ascensão das mídias sociais, o comportamento do cliente mudou drasticamente.

marketing em mídias sociais não só se tornou uma ferramenta essencial para qualquer estratégia, mas transformou a relação dos clientes com as marcas.

Os usuários, hoje, também esperam que seu relacionamento com as marcas vá além do valor de uso de seus produtos. Dentro dessa nova lógica de consumo surge o marketing de engajamento.

O marketing de engajamento atrai as pessoas contando histórias, gerando conversas e abordando as necessidades e interesses dos clientes. O objetivo é envolver os clientes em um relacionamento mais profundo e sustentável com um determinado produto ou marca.

Mas afinal, o que é marketing de engajamento?
Ao contrário das abordagens tradicionais de marketing, nas quais você atrai especificamente prospects com ofertas de resposta direta, como promoções, o marketing de engajamento permite que o público-alvo, ou ainda melhor, as personas, interajam com você e definam como eles gostariam de se comunicar com sua marca.

Engajamento significa que alguém está interessado em ouvi-lo e que você deve se relacionar com essa pessoa para alcançar seu objetivo comercial, enquanto cumpre uma proposta de valor para com o público.

O marketing de engajamento começa quando uma pessoa interessada toma uma ação para iniciar uma interação com você. É seu papel incentivar um diálogo com o indivíduo para ajudá-lo a tomar uma decisão de compra.
Um cliente engajado, provavelmente, se tornará um cliente fiel.

Os 5 Princípios do Marketing de Engajamento
Podemos definir o marketing de engajamento analisando os 5 princípios básicos que constroem toda a experiência do usuário:
  • Um foco implacável na construção de confiança
  • Abraçando uma comunicação forte de duas vias
  • Uma troca de valor
  • Um foco de relacionamento
  • Uma visão de longo prazo
No marketing de engajamento toda empresa tem a mesma missão: maximizar seu valor. Mas atenção, seu recurso mais valioso não é seu produto, sua marca ou sua equipe, são seus clientes. As empresas mais bem-sucedidas obtêm sucesso porque se destacam durante cada estágio do funil de compras do cliente: na aquisição de novos compradores, no aumento do valor da vida útil e na conversão deles em defensores de sua marca.

Os profissionais de marketing devem se tornar administradores da jornada do consumidor e criar vínculos com os prospects onde quer que eles estejam.

Por que o marketing de engajamento é importante?
Como qualquer tendência de marketing, o marketing de engajamento tem seus céticos, mas nos últimos anos, começaram a surgir dados que comprovam o quão valioso um cliente engajado pode ser.

A Influitive, uma incrível plataforma de engajamento de clientes, descobriu que “as empresas que melhoraram o engajamento aumentaram a venda cruzada em 22%, aumentaram a receita de vendas entre 13% e 51% e também aumentaram o tamanho dos pedidos entre 5% e 85%”.

Uma pesquisa da Rockefeller Corporation descobriu que “68% dos clientes saem de uma negociação porque acham que você não se importa com eles”.
Além disso, a pesquisa da Vision Critical descobriu que 86% dos compradores estão felizes e dispostos a pagar mais por uma melhor experiência do cliente e que até o ano 2020 essa experiência do cliente será mais importante no processo de vendas do que preço ou produto.

Aplique na prática: 7 dicas fáceis sobre marketing de engajamento para atrair clientes
Agora que você já entendeu o conceito de marketing de engajamento, é hora de receber algumas dicas e colocar em prática as estratégias de marketing para atrair clientes, melhorando e ampliando o seu relacionamento e tornando o usuário engajado em sua causa. Separamos 7 dicas fáceis para te ajudar a começar hoje seu planejamento.

#1 Desenvolva uma estratégia de engajamento
Para ter sucesso, você deve preparar uma abordagem e um plano claros para o seu marketing de engajamento. Inicie desenvolvendo um planejamento estratégico de marketing digital. Seu plano terá que incluir informações como: maneira pela qual você alcançará seus usuários e como você poderá responder e interagir com os participantes envolvidos.

#2 Integre seu mix de marketing
Todos os aspectos de seu mix de comunicação de marketing devem incluir um “call to action” para engajamento digital.
Você pode simplesmente solicitar e estimular comentários e postagens em seus blogs e fóruns, além de disponibilizar um contato de WhatsApp para dúvidas, inserir materiais ricos como e-books em suas plataformas e pedir em troca o contato do cliente, possibilitando que ele faça o download e compartilhe com sua rede.

#3 Conteúdo e relacionamento
Concentre-se em desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo relevante e interessante para se envolver com seu público.
Entenda que construir relacionamentos genuínos com conteúdo que seja importante para o indivíduo é a melhor maneira de alcançar os principais objetivos de negócios do marketing de engajamento.
Dessa forma, se você tem um e-commerce de roupas femininas, por exemplo, pode estabelecer um relacionamento com suas clientes e potenciais clientes por meio da produção de conteúdo que apresenta as novas tendências da moda, como usar determinada novidade no dia a dia ou variações de uso de uma mesma peça. Enfim, preocupe-se em resolver alguma dúvida ou problema do seu cliente antes de tentar convencê-lo a comprar alguma coisa da sua empresa.

#4 Promover assinaturas
Use técnicas baseadas em permissões para incentivar assinaturas de newsletter com formulários otimizados, registros RSS, notificações de push, referência a um amigo e compartilhamento em rede social.
Conseguir fazer com que um usuário assine sua newsletter por exemplo, é um passo a mais no caminho para conquistá-lo. Este contato agora deverá ser nutrido com informações gerais, promoções, curiosidades e tudo o mais que sua empresa pode fazer por ele.

Agora que você tem seu endereço de e-mail você pode conversar diretamente com ele, então seja pessoal sem ser invasivo. Acrescente algo à vida de seu prospect.

#5 Convide os ouvintes a interagir com o seu Blog
Estabeleça uma cultura de envolvimento incentivando seus prospects a contribuir com comentários, sugestões e até mesmo como escritores convidados para ampliar os pontos de vista e os recursos disponíveis para sua comunidade conectada.

#6 Realize pesquisas e enquetes
Pesquise com frequência para dar oportunidades de iniciar o envolvimento enquanto aprende com a sua comunidade de usuários. Use pesquisas físicas ou online para iniciar o diálogo relevante com o indivíduo.

#7 Envolva-se com redes sociais
Se você ainda não faz parte do Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter,  não perca mais tempo: vá direto a esses sites e entenda como as redes sociais para negócios podem ser utilizadas para o desenvolvimento da sua empresa e marca.

Esses sites estão capturando literalmente milhões de pessoas que estão ativamente envolvidas nessas plataforma todos os dias. Descubra em quais redes sociais seu público-alvo está presente e aproveite o envolvimento e o compartilhamento de seu conteúdo usando essas redes sociais.


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