segunda-feira, 20 de maio de 2019

Por que todo escritório precisa de um PET

Muitas empresas e Coworking adotaram o conceito pet friendly, onde o seu cachorro ou gato é bem-vindo no escritório. Mas por que fizeram isso?
De acordo com o estudo realizado pela Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos, o melhor amigo do homem pode trazer benefícios ao local de trabalho, incluindo redução de estresse, além de deixar o trabalho mais satisfatório para os funcionários.
Já se foi o tempo em que um escritório orientado à produtividade continha mesas separadas por divisórias como decoração e conversas ao telefone como único som ambiente.
Nos dias de hoje, é sabido que atmosferas mais acolhedoras promovem melhores práticas de trabalho e alavancam a produtividade. E é por isso que todo escritório precisa de um Pet!
Contudo outros estudos mostram que a presença de um (ou mais!) pet no ambiente do trabalho é capaz de melhorar a produtividade dos funcionários, reduzir o stress, fomentar a liderança e desenvolver a criatividade e a inovação.
No Reino Unido esta tendência já está se tornando uma realidade, sendo implementada por diversas empresas.
Entretanto pesquisas mostram que a cada ano tutores de pets britânicos aumentam o investimento na compra de artigos para acomodá-los em seus escritórios .
Além disso, empresas de liderança global já contam com a presença de cães e gatos nos escritórios. De acordo com a Forbes: .
“O poder de aumento de produtividade dos animais de estimação é algo que grandes organizações como a Nestlé e a empresa controladora do Google, a Alphabet, já apreciam. Também sabemos que mais de 40% da geração do milênio (pelo menos no Reino Unido) gostaria de trabalhar em locais de trabalho adequados para cães.”

  • Por que todo escritório precisa de um pet?

Pets promovem pausas que melhoram o ritmo de trabalho no escritório.
Consequentemente funcionários que não fazem pausas apresentam menor rendimento em suas funções. Além disso, são mais afetados por stress crônico e têm menor qualidade de vida. E tudo isso impacta no engajamento com o trabalho e na produtividade propriamente dita.

  • Pets promovem resolução de problemas

Bem como pesquisa da Tork, empresa que advoga pelo direito à pausa para o almoço nos EUA, revela que as pausas motivam o time para o trabalho e promovem melhor capacidade de resolução de problemas.

  • Pets reduz estresse

Neste contexto, ter um pet no escritório une o útil ao agradável: pesquisadores descobriram que acariciar ou brincar com animais aumenta a secreção de ocitocina e serotonina. Estes hormônios têm um papel importante na redução do stress e são causadores de sensações de bem-estar.
Assim, ao pausar o trabalho para interagir com um pet, o funcionário tem todos os benefícios de uma pausa alavancados! Por isso, ao voltar para suas atividades, ele tem mais disposição, tranquilidade e foco.

  • Pets propiciam a criatividade, a inovação e o trabalho em equipe.

Você já sabe que as pausas para brincar com o animal de estimação do escritório são capazes de reduzir o estresse, afetando diretamente a produtividade.
Mas sabe qual outro poder elas têm? O de melhorar a criatividade dos funcionários!
Durante uma pausa em que o cérebro se distancia de fato do trabalho, é mais provável que novas ideias e soluções para problemas surjam naturalmente.

Contudo com o distanciamento das telas, seus funcionários terão melhor capacidade de analisar os problemas por novas perspectivas e desenvolver soluções inovadoras.
Além disso, a presença de um pet promove a integração, criando laços mais fortes entre os membros da equipe.
Com mais afinidade entre o pessoal, as atividades do time são realizadas de maneira mais eficiente e os funcionários se sentem mais acolhidos e felizes no ambiente de trabalho.
Um espaço de trabalho precisa ser planejado conforme necessidades do clientes que atenda colaboração e produtividades entre os colaboradores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário