Entregar apenas um produto ou solução, não é suficiente para manter sua base de clientes ativa. Atualmente o relacionamento com o cliente está se tornando mais importante, ainda mais no mercado de telecomunicações e internet, onde a concorrência tende a aumentar com a expansão das grandes teles. Por isto nossa equipe trás hoje, um post sobre a diferença entre Branding, Marketing e Propaganda.
Fazendo um bom uso destes três conceitos mencionados, você possuirá uma boa estratégia de mercado para o seu produto ou serviço de TV/Internet. Saberá ainda a melhor forma de fazer com que a sua marca seja conhecida. Uma vez que o seu nome chegue até o público-alvo, é hora de conquistar essas pessoas, gerando fidelização para a marca. Esses são Marketing, propaganda e branding, respectivamente, sendo usados em conjunto para destacar a sua marca da concorrência.
Com o advento do mundo digital, elementos, termos e práticas antes restritas aos profissionais e estudantes de Marketing têm sido divulgados para um público cada vez maior. O problema é que mesmo as pessoas experientes na área tendem a confundir certos conceitos. Você sabe, por exemplo, a diferença entre branding, marketing e propaganda? Um equívoco comum é pensar que tudo serve simplesmente para vender. Mas isso não é apenas reducionista, como também equivocado.
Primeiro é preciso entender que esses conceitos estão todos relacionados à sua marca. E aqui não importa se o que você oferece é um produto ou serviço. Uma marca é um sistema complexo dotado de várias camadas, e a percepção que o público tem desse sistema vai ser construída através das três ferramentas mencionadas. Portanto, compreender o que são e aquilo que faz cada uma, vai ser essencial para que você consiga gerar valor percebido com a sua marca. Entenda nos tópicos abaixo a diferença entre branding, marketing e propaganda.
O que é Marketing?
Segundo Philip Kotler, “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”
O marketing possui um papel de peso na estratégia corporativa. E isso porque ele é um esforço multidirecional para atingir o consumidor. Se você já ouviu falar em composto de Marketing, os famosos 4 Ps, então você vai entender facilmente como essa área está envolvida no panorama de uma empresa. Para quem não lembra, essa sigla designa produto, preço, praça e promoção.
Com os 4 Ps, o marketing pode atuar junto à concepção do produto, e posteriormente vai trabalhar na política de preços. Depois poderá lidar com a logística e os canais de distribuição. O marketing irá cuidar ainda de analisar o local mais adequado para que o seu produto possua um posicionamento estratégico. Por fim, no componente da promoção vai lidar com a comunicação e montar campanhas em conjunto com o setor de publicidade.
Além dessa função estratégica, o marketing também diz respeito à imagem projetada. Em outras palavras, como você quer ser visto pelos outros. Essa “aparência” que você quer imprimir ao seu negócio é o que o público irá reconhecer e associar com a sua marca.
Propaganda
A propaganda vai promover seus serviços ou produtos. Lembra dos 4 Ps? Aqui é onde entra o composto das promoções. É a propaganda que vai permitir que a sua marca seja conhecida pelo mercado.
“Eu poderia ter posicionado a Dove como uma barra de sabão para homens com mãos sujas, mas escolhi posiciona-la como um sabão de mãos para mulheres com pele seca. Esta estratégia ainda funciona 25 anos depois.” – David Ogilvy
E aqui não importa se falamos de uma ação em veículos com audiência massificada ou em campanhas de nicho. O que importa é fazer o seu público-alvo ter conhecimento da sua existência.
Branding
O branding também é conhecido como um processo de gestão de marca. É ele que vai trabalhar as imagens, ideias, discursos e outros elementos associados ao seu produto ou serviço. São ações que funcionam em consonância com as diretrizes organizacionais. O objetivo principal aqui é ir além do aspecto econômico, ou seja, não basta vender a sua marca.
“Sua marca não é o que você pensa que ela é, mas sim o que dizem que ela é”. – Marty Neumeier
A ideia do branding é que é preciso conquistar não só o bolso, mas também o coração do consumidor. É importante que a sua marca tenha relevância e faça parte da vida das pessoas.
Conclusão
Em uma analogia rápida e simples? O marketing é a roupa que você veste, ou até deixa de vestir, para causar determinada impressão. A propaganda é você exaltando as qualidades da sua roupa/escolha. O que nos leva ao branding, que é como o público te vê de fato. Ou seja, o branding é como as pessoas vão te notar no mercado entre outras marcas. Mas lembre-se de que isso pode resultar na percepção desejada, ou em uma interpretação totalmente diferente da sua intenção original. Em termos de serviços e produtos é nesse momento que você precisa de uma gestão de marca.
Copiado: http://www.inforteltelecom.com.br
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