Você já deve ter ouvido falar da “geração Z”, mas se ainda não sabe exatamente como empregar e liderar esta nova geração em sua empresa, vamos te ajudar a compreender as principais características dela e mostrar como é possível se preparar para absorver e extrair o máximo possível desta “mão-de-obra” que promete continuar entrando com tudo no mercado de trabalho! Vamos lá?
O que é a geração Z, afinal?
Chamamos de “geração Z” os jovens que nasceram dos anos 90 para cá e que cresceram cercados de "informação" por todos os lados e extremamente familiarizados com eletrônicos, games, TV e computação em geral. Esta geração representa uma verdadeira "quebra de paradigmas”, pois a velocidade e a forma como pensa e se conecta com o mundo transformaram profundamente a maneira como buscam experiências, trocam informações instantaneamente, utilizam smartphones, tablets e outros dispositivos móveis como se fossem "extensões de si próprios" e até mesmo se adaptam a modelos de serviço em que realizam projetos à distância em tempo real interagindo com toda a tecnologia disponível.
Por conta disto, empregar e liderar um perfil assim requer adaptação da empresa no sentido de estar preparada para oferecer um ambiente propício (não só em questões de infraestrutura e tecnologia como também “mentalidade” dos gestores) ao desenvolvimento e retenção destes talentos. Em outras palavras, ela precisa “se modernizar” assim como esta geração o fez ao longo dos anos.
Em quais pontos essas características impactam a gestão de RH e a comunicação interna em sua empresa?
Hoje, estes jovens da “geração Z” chegam ao mercado com grande energia no sentido de pensar, criar, inovar e inclusive exigir mais da empresa no que diz respeito a suporte tecnológico para a implementação de grandes ideias e oportunidades de carreira. Logo, dificilmente serão "acomodados" e tendem a ser bastante inquietos, investigativos e proativos (características que, se bem administradas, podem beneficiar e muito qualquer empresa). É preciso aprender a se aproximar de seus colaboradores para motiva-los, entendendo o que eles procuram e alinhando seus objetivos aos de crescimento da empresa.
Como empregar e liderar esta geração?
Eis aqui algumas dicas práticas que preparam um gestor de RH para lidar com este perfil profissional:
1. Trace o perfil de seus funcionários
Este é o primeiro passo para que você esteja preparado para empregar e liderar a geração Z. Para adequar as funções de cada colaborador às suas habilidades é necessário conhecê-los (já falamos um pouco sobre isso aqui). Há ainda, por exemplo, uma forte tendência na geração Z em buscar novos desafios constantemente, dificilmente se prendendo à ideia antiga que se defendia de "emprego estável".
2. Invista em desenvolvimento
Para empregar e liderar uma equipe composta por estes se sintam valorizados. Analisar todo o relacionamento deles com a empresa e assim pensar em formas de estabelecer prêmios para quem apresentar as melhores soluções, estimular a realização de cursos de capacitação e treinamentos elogias são ótimas formas de reter estes talentos. Da mesma forma, oferecer opções de mobilidade e flexibilidade no novos profissionais é necessário incentivar a busca constante por conhecimento para que trabalho pode ser bastante atraente para esta geração.
3. Abra sua comunicação
Cada vez mais a comunicação interna precisa ser transparente, priorizando o feedback constante. Embora a hierarquia ainda prevaleça nas empresas, é importante que a comunicação seja cada vez mais "horizontal", pois em geral a geração Z é bastante participativa e questionadora e gosta de sentir que tem espaço para propor e melhorar aspectos em seu redor.
Estabeleça um modelo de comunicação de duas vias, não apenas “informe” o que a empresa pensa, mas dê abertura para que eles também participem de decisões estratégicas dentro do ambiente de trabalho. É preciso também que a comunicação interna esteja alinhada aos meios adequados a esta nova geração. Isso porque eles geralmente têm muito a contribuir, mas precisam se sentir engajados para isso. Investir em softwares para a gestão de seu RH, inclusive, pode ser uma excelente forma de ganhar maior visibilidade de tudo o que acontece com seu capital humano e assim identificar “ruídos” ou pontos que podem ser trabalhados para melhorias contínuas a todos.
4. Otimize seu processo de gestão
Por fim, a empresa precisa estar preparada para acompanhar toda esta evolução e rapidez no uso de informações e por isso necessita cada vez mais contar com ferramentas que lhe permitam agilizar seu processo de tomada de decisões e ter um sistema de administração de pessoal flexível e eficiente.
Propor planos de carreira e aproveitamento de competências, para empregar e liderar de fato, só é possível se ela tiver uma boa noção do que ocorre em seu ambiente e de como seus funcionários se comportam e se relacionam com ela.
Para isso, é possível investir em sistemas gerenciais que lhe pouparão tempo e darão maior base sobre horas trabalhadas, ausências, habilidades, perfomances, entre outros aspectos, permitindo que você tenha mais foco para agir em prol de seu negócio..
Copiado: http://www.meuplanoa.com.br
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