quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Conceito de... GESTÃO


Hummm... essa tarefa não é fácil, heim?! 

Conceituar gestão é um assunto que parece impossível, principalmente nos dias de hoje, em que esse termo ganhou tanto força. Até mesmo na academia é difícil assumir algumas constatações para esgotar esse assunto. Mas vamos lá! 

Do latim: gestione; o conceito de gestão refere-se à ação e ao efeito de gerir ou de administrar. Gerir consiste em realizar diligências que conduzem à realização de um negócio ou de um desejo qualquer. 

No novo Dicionário Aurélio (Século XXI) gestão significa: ato de gerir; gerência, administração. A gestão, como tal, envolve todo um conjunto de trâmites que são levados a cabo para resolver um assunto ou concretizar um projeto dentro de uma instituição, de uma empresa, ou de uma entidade social de pessoas. Por isso, por gestão entende-se também a direção ou administração de uma empresa ou de um negócio. Entende-se ainda que gestão seja um ramo das ciências humanas porque trata com grupo de pessoas (procurando manter a sinergia entre elas), a estrutura da empresa e os recursos existentes. 

O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. Gestão é lançar mão de todas as funções e conhecimentos necessários para através de pessoas atingir os objetivos de uma organização de forma eficiente e eficaz. Vale ressaltar que a gestão vai além da administração. 


Pois as funções de administrar: planejar, organizar, dirigir e controlar pessoas para atingir de forma eficiente e eficaz os objetivos de uma organização; na gestão, se entrelaçam a outras funções corporativas com a comercial e a financeira. É este complexo que faz parte do dia-a-dia da gestão. A gestão incorpora a administração e faz dela mais uma das funções necessárias para seu desempenho. A verdade é que a gestão se tornou um grande aglutinado de conhecimentos das mais variadas áreas do saber. Hoje, com as atuais mudanças organizacionais, fica mais claro que o desempenho de um gestor exige muito mais que administração.  

As funções do gestor são em princípio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo. 

Essa ideia fica mais clara quando mencionamos, por exemplo: 

A busca pela qualidade: 

  • Visto que ela sugere que a gestão seja baseada no relacionamento com o operariado (sociologia); 
  • na preocupação com o controle da cadeia de suprimento (materiais/logística); 
  • no conhecimento dos clientes e seus desejos, através da pesquisa de mercado (mercadologia). 

Um gerente de recursos humanos 


  • Hoje ele deve entender tanto da parte técnica, da parte administrativa (planejamento, organização etc.), como da parte financeira contábil, da parte de produção (processos) e muito mais do mercado (clientes e concorrentes). ]


Assim, o gestor exerce atividades de: administração, comercial, contabilidade, finanças, segurança e técnicas - cada qual em sua medida e em seu lugar, sempre observando as necessidades da situação onde está inserida. Não é por menos que a gestão se desmembra em vários tipos: gestão administrativa, gestão de recursos humanos, gestão de projetos, gestão do conhecimento, gestão ambiental, gestão social, gestão de... etc. - 

Copiado: www.temposdegestao.com. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário