sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Gordofobia: o que é isso?

Com a sociedade cada vez mais consciente do direito que as pessoas têm ao respeito e a serem consideradas iguais, muitos termos têm sido criados para caracterizar situações que envolvem o preconceito e o destrato com um indivíduo que apresenta uma característica que é considerada “fora do padrão”. Um desses termos, a Gordofobia, tem ganhado bastante destaque nas redes sociais e também no convívio de muita gente que já observou esse tipo de ação discriminatória.
Você já ouviu falar em gordofobia? 

Sabe o que significa esse termo e qual tipo de ação ele classifica? 

Confira o nosso artigo de hoje sobre o assunto!

O termo gordofobia: o que significa

O termo gordofobia, como o próprio nome já indica, caracteriza uma situação de discriminação com um indivíduo que se apresenta acima do peso. 

É comum perceber, no nosso convívio social, várias pessoas usando o termo “gordo” com o sentido pejorativo, na intenção de criticar ou insultar alguém que apresenta alguns quilos a mais no corpo. 

Esse tipo de atitude, por mais ingênua que possa parecer, é classificada como um ato de gordofobia – e cada vez mais pessoas tem sentido os efeitos dessa discriminação.

Por que tratar o obeso com discriminação é um problema

Por muito tempo se acreditou que a obesidade era, na verdade, um problema relacionado somente com o excesso de ingestão de calorias na dieta diária de um indivíduo. Na verdade, a obesidade se relaciona sim com o excesso do consumo de calorias, mas ela também apresenta um quadro metabólico e inflamatório de dificílimo controle clínico, sendo classificada, por esse motivo, como uma doença.
Por esse motivo, discriminar alguém por seu quadro de obesidade ou sobrepeso pode ser comparado, atualmente, com o ato discriminatório realizado com alguém que apresenta deficiências físicas, depressão, diabetes, câncer ou qualquer outra doença que não tem como causa principal a vontade do indivíduo em não se curar.
Pacientes com obesidade sofrem com o diagnóstico da doença e enfrentam uma grande batalha para poder vencer esse perfil metabólico e, por esse motivo, merecem ser respeitados e auxiliados sempre.

Excesso de peso nem sempre significa falta de saúde

Vale a pena reforçar também que, independentemente da obesidade ser classificada como uma doença, alguns quadros de sobrepeso nem sempre podem ser apontados como falta de saúde em um indivíduo. 

A medicina já mostrou que é possível encontrar pacientes que estão acima do peso, mas que apresentam funcionamento metabólico de seus sistemas corporais perfeitos e muito similares a de indivíduos que tem peso normal. Por esse motivo, discriminar um indivíduo por ser “gordo” alegando que ele não é saudável, é mais uma falha grave do ato de “gordofobia”.

Combatendo a gordofobia

O combate a gordofobia tem ganhado cada vez mais força em vários cantos do mundo. Além de várias campanhas em redes sociais, iniciadas por clínicas de saúde e até mesmo indivíduos anônimos, muitas marcas tem começado a mudar o seu conceito de saudável para não colaborar com o ato discriminatório. 

Hoje vemos modelos plus size fazendo campanhas de roupas, cosméticos, lingeries e até mesmo participando de desfiles de moda – e sendo elogiadas e bem pagas por isso. Esse, entretanto, é apenas um primeiro passo para enfrentarmos esse grande problema que ainda é a gordofobia.
Combater a gordofobia é muito mais do que mostrar para o mundo que o indivíduo obeso merece ser tratado como uma pessoa qualquer, mas sim ajudá-los a se aceitar e viver sempre de bem com seu corpo e sua forma física. Afinal, desde que ele tenha saúde, pouco importam aqueles quilinhos a mais que marcam suas roupas.
Copiado: https://dietbox.blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário