A gente volta e meia se sente sobrecarregado, esmagado pela rotina de estudos e a quantidade de tarefas que a gente tem que cumprir, não é?
– Parece que faltam horas no dia para a gente dar conta de tudo o que tem para fazer. Mas relaxa, todo mundo se sente assim. –
Vamos te contar sobre a Matriz Eisenhower, uma técnica inventada por Dwight D. Eisenhower – 34º presidente dos Estados Unidos, entre 1953 e 1961 – para organização e priorização de tarefas.
Porém, antes de ser presidente, Eisenhower era general do Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, atuando como Comandante Supremo das Forças Aliadas (cara importante!). Então, você pode imaginar que que ele tinha um monte de decisões difíceis para tomar e precisava saber organizar muito bem o seu tempo.
– Para conseguir se focar nas decisões que precisava tomar diariamente, ele desenvolveu esse princípio simples, que ajuda a priorizar suas atividades a partir de dois fatores: URGÊNCIA E IMPORTÂNCIA. –
Priorizando suas tarefas
Pensando em suas tarefas a partir da urgência e da importância de cada uma, Eisenhower propôs a seguinte tabela de quatro quadrantes para você organizar suas atividades:
– No quadrante Urgente e Importante você lista suas atividades que precisam ser completadas hoje, ou no máximo amanhã. São tarefas que você precisa terminar o quanto antes e não podem ser postergadas. –
Revisar os conteúdos para uma prova ou terminar um trabalho com prazo de entrega podem entrar nessa categoria, por exemplo.
Dica: você pode utilizar um timer para se concentrar melhor e trabalhar o máximo possível nessas tarefas. Que tal experimentar a técnica Pomodoro?
Programe-se: dê adeus ao pânico do último minuto
No quadrante Importante mas não Urgente você pode colocar as coisas que você geralmente marca em seu calendário: aquele trabalho final que você precisa entregar em 15 dias, um exame médico que está agendado para a próxima semana, as contas que você ainda precisa pagar.
– Ao se organizar bem, você consegue trabalhar com a maior parte das suas tarefas nesse quadrante, evitando o estresse de ficar com o quadrante Urgente e Importante sempre cheio de coisas a fazer. Estamos falando com vocês, procrastinadores! –
Resolvendo essas tarefas de forma eficiente, você vai conseguir avaliar, planejar e executar de forma competente suas atividades, alcançando bons resultados em médio e longo prazo.
Delegue tarefas
O quadrante Urgente, mas não Importante considera tarefas, como: responder a e-mails pouco relevantes, telefonemas, fazer favores, visitas inesperadas de amigos.
– Você acaba passando muito tempo nas tarefas sem perceber que elas vão trazer pouco ou nenhum resultado nos seus projetos. São as atividades que você pode delegar para outra pessoa fazer em seu lugar. –
Esse quadrante foi pensado para os profissionais que podem contar com a ajuda de um assistente, mas isso não quer dizer que você também não possa delegar tarefas.
Faça mais tarde (ou não faça)
O último quadrante – Não importante, não Urgente – é onde passamos a maior parte do nosso tempo, procrastinando. E é talvez o quadrante que mais afete a solução dos outros três. Entram aqui todas as atividades que nós usamos para nos distrair enquanto deveríamos estar estudando ou trabalhando (e resolvendo as tarefas do primeiro e segundo quadrante que falamos), como passar a tarde assistindo séries, jogando videogame por muito tempo, fuçando nas redes sociais dos amigos.
– É claro que você precisa de um tempinho para se divertir e distrair a cabeça, mas a ideia dessa técnica é você organizar o seu tempo, de forma que as suas tarefas não acabem de transformando de “não urgente” para “preciso terminar isso em 5 minutos!”. –
Você encontra vários apps disponíveis para Android e iOS onde você pode organizar sua matriz Eisenhower.
Dicas, pra que te quero!
Veja como você pode utilizar a Matriz Eisenhower de forma eficiente:
- Fazer uma lista com suas tarefas ajuda a deixar sua mente livre para efetivamente resolver suas tarefas;
- Estabeleça uma quantidade de tarefas a concluir antes de adicionar novas na sua matriz, assim você não vai voltar a postergar;
- Mantenha duas matrizes separadas: uma para os estudos/colégio/faculdade, e outra para a vida pessoal. Dessa forma você consegue concluir suas tarefas mais urgentes sem deixar a família ou os estudos de lado.
Curtiu nossa dica para se organizar nas suas tarefas? Dê uma olhada em outras Dicas de Estudo que podem auxiliar no seu planejamento de estudos! Como você faz para não procrastinar e conseguir dar conta das suas atividades?
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