Você sabia que os consumidores avaliam o ponto-de-venda (PDV) e os produtos, quase em conjunto?
Por isso é muito importante que ele se sinta bem dentro da loja, pois assim será fiel à loja.
Investir no ambiente da loja e na experiência do consumidor é uma forma de fidelizar e conquistar novos clientes.
De fato, num ambiente agradável e com comodidade, todo mundo sente mais prazer em comprar.
Listei abaixo alguns itens necessários para se criar uma atmosfera de compra por impulso. São itens básicos que influenciam na hora da compra, considerando-se que cada negócio tem sua característica peculiar:
- Fachadas, luminosos, vitrines, arquitetura;
- Música ambiente/som;
- Perfume ou aromas característicos;
- Iluminação/movimento/cores;
- Decoração/ambientação;
- Pilhas de promoções / ofertas;
- Cartazes / sinalização;
- Exposições de mercadorias em balcões e vitrines;
- Espaços apropriados para andar sem esbarrar nos outros;
- Ar condicionado/plantas;
- Aspecto e uniforme dos funcionários;
- Variedade de produtos;
- Estacionamento fácil;
- Banheiros/fraldários/áreas de descanso;
- Atendimento e sorriso dos funcionários;
- Atendimento e sorriso do gerente ou do dono da loja
Hoje em dia muitos lojistas estão buscando um diferencial competitivo com base nos produtos, no preço, na localização e na promoção. Mas, ir às compras, atualmente, precisa ser algo prazeroso para que os consumidores escolham sair de casa e comprar em uma determinada loja.
É necessário oferecer algo a mais do que simplesmente uma boa mercadoria.
Considerando às diferenças dos PDV´s e suas características únicas, é muito importante preparar o ambiente de uma loja para que ela seja agradável e vendedora. Investir no layout, na comunicação visual, na combinação de cores que atraiam o consumidor, bem como uma música agradável, iluminação adequada, aromas que mexam com a emoção do consumidor – são itens que os levam à uma experiência de compra através dos cinco sentidos.
O que faz uma diferença muito grande quando se compara a uma loja que não investe neste tipo de coisa – e esta diferença se mostra na lucratividade do negócio.
As empresas que investem na experiência do consumidor no ambiente de compra, sabem que é preciso estar sempre atentas ao que ele deseja – e ainda vão além, oferecendo experiências de compras cada vez mais interessantes e cativantes. São lojas que “encantam” o cliente.
E como elas fazem isso?
Elas investem em pesquisas para entender o que agrada ou não o cliente ou para saber se o atendimento de suas lojas está sendo bem feito. Elas monitoram o atendimento de suas lojas para garantir um ótimo nível de serviço e a padronização.
Dentre as pesquisas, a do Cliente Oculto tem sido cada vez mais procurada, uma vez que ela mostra a visão do cliente no momento da compra. É um investimento de baixo custo que trás excelente retorno para o negócio.
Durante a pesquisa, o Cliente Oculto passa por uma experiência de compra como se fosse um cliente da loja, e avalia o atendimento e a estrutura do estabelecimento, oferecendo ricas informações do ponto de vista do cliente.
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Copiado: https://www.mr-shopper.com
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