Como outros animais, elas se comunicam entre si o tempo inteiro com o objetivo de informar as outras abelhas, das descobertas que fazem em suas "caçadas".
Quando uma abelha sai para forragear (buscar alimentos) e encontra uma flor com bastante néctar, ela retorna para a colmeia e faz a chamada "linguagem da dança" que mostra às outras o caminho para voar e encontrar esse "tesouro".
A linguagem da dança das abelhas já foi comprovada cientificamente por ser sofisticada o suficiente para conseguir comunicar a direção exata da flor desde a colmeia, sua posição em relação ao sol, a distância da colmeia entre outros atrativos.
E essa dança dá instruções eficientes até em dias nublados, isso por que as abelhas na verdade enxergam luminosidade pela radiação ultravioleta, o que permite que elas saibam exatamente a posição do sol, não importando quão nublado esteja.
Vamos imaginar agora, que seus consumidores são abelhas. Isso significa que você está no ramo das flores, distribuindo néctar para o mercado de abelhas.
- Você quer que o seu néctar tenha o maior Market Share possível, de maneira a gerar o maior número de visitar individuais de abelhas, maximizando as chances do seu pólen ser distribuído para outras flores.
- Como você deverá atrair esse potencial consumidor para que ele dê uma olhada em seu produto?
- O que determina se a abelha irá voltar para a colmeia e contar para as outras sobre o seu produto?
Moral da história:
- Para encorajar os consumidores a experimentarem seu produto, tudo o que você precisa é uma boa propaganda.
- Cores brilhantes e um ótimo aroma irão capturar a atenção de uma simples abelha, ao menos o suficiente para que ela faça uma visita.
- Mas se você quer que seu consumidor retorne, depois de fazer uma comunicação boca a boca do seu produto, então você deve providenciar também uma boa experiência do cliente.
- Não é a atratividade da sua flor, mas a qualidade do seu néctar que irá seduzir um verdadeiro grupo de consumidores a visitar sua loja.
- Nós gostamos de estar na presença de outros, contando histórias, espalhando rumores, participando de jogos, dando risada, nos entretendo e aos outros também.
- Nós gostamos de compartilhar ideias, fornecer feedback, discutir sobre assuntos e melhorar nossa visão do mundo ao olhar o ponto de vista do outro.
- Nós até observamos os outros procurando entender quais são nossos reais sentimentos.
- O termo "anti-social" é um rótulo que se coloca em alguém que você presume ser frio, solitário e recluso.
- Se você é "anti-social", então há algo de errado com você.
Diante dos nosso próprios olhos, estamos sendo transformados em uma rede robusta de pessoas interconectadas a outras mundialmente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, criando e compartilhando, colaborando, publicando, criticando, ajudando, aprendendo, competindo e nos divertindo.
Somos como as abelhas, porém com smartphones, utilizando nossa linguagem da dança no espaço do Twitter ou Linha do Tempo do Facebook.
Esse crescimento acelerado na velocidade e volume de interações humanas aumentou significativamente a importância da confiança.
- Esta é um lubrificante essencial para qualquer interação.
- Confiança é o que faz as conexões com outros serem úteis e eficientes.
- E nossos padrões já aumentaram, agora que somos extremamente sociais, nós requisitamos extrema confiança.
E então reflita:
- Faz mais sentindo para você, investir na aparência da flor ou no sabor do néctar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário