Como criar uma equipe de alto desempenho? Este é um desafio frequentemente encarado por líderes de negócios em todo o mundo.
As consultoras norte-americanas Marcie Schorr Hirsch e Therese S. Kinal propõem uma estratégia baseada nas relações entre treinadores e esportistas de elite no blog da Harvard Business Review.
Para produzir campeões olímpicos, os treinadores seguem cinco passos fundamentais:
1) ajudar o esportista a cultivar a consciência de si mesmo;
2) construir uma forte relação treinador-atleta;
3) criar um ambiente ideal de treino;
4) fornecer um sistema de apoio financeiro e
5) fazer a gestão do “ambiente olímpico”.
As consultoras relatam que a relação treinador-atleta é o fator mais determinante para alcançar-se o melhor desempenho pessoal, segundo relatórios do Comitê Olímpico do Canadá. Dessa forma, elas propõem a seguinte adaptação destes princípios ao mundo corporativo:
- Construa o plano de desenvolvimento do seu colaborador com base em seus talentos naturais e interesses.
- Procure conhecer profundamente o seu funcionário, do seu temperamento às suas motivações.
- Trabalhe com cada indivíduo para incentivar uma autoavaliação honesta de seuspontos fortes e de suas áreas de desafio.
- Resista à tentação de criar metas de desenvolvimento motivadas apenas pelas necessidades da empresa.
- Seja criativo e descubra como poderia tirar o melhor proveito da equipe e, ao mesmo tempo, atender às demandas do negócio.
- Estrelas são construídas principalmente por meio de seus pontos fortes e não pela correção de deficiências.
Crie uma relação de confiança e respeito.
Este é o pilar de todo o trabalho que vocês farão juntos. Sem ele, ambos estarão em terreno movediço. Tenha disposição e mente aberta para ouvir. Crie uma relação de honestidade e uma comunicação de duas vias. Não tenha medo de mostrar fraquezas e de ser quem você é. A autenticidade é a chave para construir confiança e respeito. Lembre-se: bons treinadores ganham criando vencedores. Esteja disposto a compartilhar o seu papel de treinador com outros profissionais que tenham conhecimentos que você eventualmente não tenha.
Verifique o campo de atuação do seu funcionário.
Ele está conectado a pessoas-chave que podem ajudá-lo? Ele conhece as motivações destas pessoas e sabe como influenciá-las? A atuação dele estimula a visibilidade necessária que pode impulsionar a sua carreira? Que mudanças em seu trabalho deveriam integrar as suas metas de desenvolvimento? Desempenhe um papel ativo na criação de um contexto que impulsione o sucesso do seu “atleta corporativo”.
Remova os obstáculos para o sucesso.
Há tempo na sua agenda para se dedicar ao desenvolvimento da sua equipe? Há recursos financeiros para apoiar os seus esforços – e a equipe sabe disso? Que outros obstáculos podem impedir a execução bem-sucedida do plano que vocês criaram juntos? Seu trabalho como treinador inclui abrir caminho para que a equipe possa se concentrar no trabalho e alcançar o desenvolvimento de que precisa.
Forneça uma perspectiva sobre a empresa que o empregado não pode ver a partir de sua posição.
É uma simples verdade corporativa: algumas coisas só podem ser vistas de certa altura. A sua capacidade de ajudar o seu colaborador a rever a empresa sob um novo ângulo de forma que ele encontre novas alternativas e estratégias, é inestimável. Na verdade, esse é o verdadeiro desenvolvimento.
Por: Abilio Diniz - http://abiliodiniz.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário