- estabelecem objetivos (resultados) a serem alcançados, em um determinado período em termos quantitativos, dimensionando as respectivas contribuições (metas).
acompanham sistematicamente o desempenho (controle) procedendo as correções necessárias.
O termo Administração por Objetivos foi introduzido popularmente por Peter Drucker em 1954 em seu livro The Practice of Management. De acordo com Drucker os gerentes devem evitar “a armadilha da atividade”, ficando tão envolvidos nas tarefas do dia-a-dia que esquecem sua finalidade ou objetivo principal. Um dos conceitos do APO é que o planejamento estratégico da organização deve ser realizado por todos os gerentes da empresa (e não apenas pelo alto escalão), a fim de melhorar a própria implementação do mesmo. Outro conceito importante é que devem ser criados sistemas de avaliação de desempenho, visando auxiliar a organização a funcionar de forma a alcançar as metas estabelecidas.
Características principais:
Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior. - Estabelecimento conjunto de objetivos para cada departamento ou posição.
- Interligação dos objetivos departamentais.
Elaboração de planos táticos e operacionais, com ênfase na mensuração e no controle. - Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
- Participação atuante de chefia.
- Apoio intenso do staff durante os primeiros períodos.
Princípios da Administração por objetivos:
- Objetivos específicos para cada membro da organização
- Decisão participava
- Tempo especifico, e
- Avaliação de desempenho e feedback constante
A Administração por objetivos introduziu o método SMART para avaliar a validade dos objetivos, que devem ser SMART:
- Specific (Especifico)
- Measurable (Mensurável)
- Achievable (Alcançável)
- Realistic, and (Realista)
- Time-related. (Relacionado com o tempo)
Nos anos 90, Peter Drucker pôs o significado deste método em perspectiva, quando disse: “É apenas uma outra ferramenta. Não é a grande cura para o ineficiência da gerência… A gerência por objetivos funciona se você souber os objetivos, (porém em) 90% do tempo onde você não sabe quais são.”
Postado no site: http://www.andreilima.adm.br
Funciona, é um modelo de administração fantástico, mas... atualmente não é praticado exatamente desta forma devido as mudanças no mercado e danamismo das atividades.
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