Diversos chefes conhecem a fórmula perfeita para trabalhar com a sua equipe, porém sempre há aqueles que precisam de ajuda para gerenciar seus empregados
Muitos chefes não se dão conta que eles podem estar trabalhando da maneira errada e não sabendo gerenciar corretamente suas equipes. Muitas vezes, este tipo de profissional pode ter sua imagem prejudicada dentro da empresa e nem sequer estar sabendo.
Geralmente as pessoas não gostam de acreditar que elas são o grande problema dentro de um grupo. Muitas vezes esta descoberta vem aos poucos, com pequenos sinais e mensagens escondidas entrelinhas.
Se você perceber que sua equipe não está contente com a sua atuação, seus aliados estão se afastando ou até mesmo suas amizades pessoais estão sumindo, é hora de mudar.
Veja a seguir 10 dicas de chefes que já passaram pela mesma situação e conseguiram mudar o cenário do ambiente de trabalho:
- Pague o que as pessoas valem e não o mínimo exigido
O que você perde em dinheiro você acaba ganhando em performance e dedicação no futuro.
- Compartilhe sua experiência e sua visão
Termos como mentor e treinador estão obsoletos. Os profissionais aprendem através de pessoas que são generosas o bastante para compartilhar suas experiências profissionais e lições de vida.
- Seja direto, mesmo que a notícia seja ruim
A melhor coisa que um chefe pode fazer é ser sincero e direto com sua equipe. Os feedbacks, as críticas e as sugestões devem ser passadas claramente aos seus funcionários, sem qualquer tipo de manipulação da informação, evitando constrangimentos no futuro.
- Gerencie de maneira efetiva
Os bons chefes costumam manter a equipe alinhada e gerenciam efetivamente as tarefas para não deixar que seus funcionários tomem controle da situação. Em outras palavras, gerencie para não ser gerenciado.
- Seja humilde e também elogie
Elogiar pode ser um aspecto positivo para qualquer chefe. Sua equipe gosta de ser reconhecida e isso deve ser uma coisa natural de qualquer chefe profissional.
- Delegue responsabilidades, e não tarefas
Qualquer chefe sabe distribuir tarefas e estabelecer prioridades para seus funcionários, porém o que muitos deles não fazem é delegar responsabilidades ao invés de simples atividades a cumprir. Um bom chefe deve colocar sua equipe em uma posição de confiança, fazendo com que cada membro assuma a liderança de um setor ou de uma atividade em específico.
- Explore as habilidades naturais de sua equipe
Procure explorar os aspectos positivos e as habilidades naturais de cada um dos seus funcionários e desafie sua equipe a superar suas expectativas.
Como todos sabemos, grandes grupos constroem grandes indivíduos, e grandes líderes constroem grandes equipes.
- Trate seus funcionários como eles devem ser tratados
Você sempre escuta as pessoas falarem que elas merecem ser tratadas com respeito e de maneira igual aos outros membros da equipe. Apesar de não gostar de escutar isso, procure tratar todos com respeito e não seja imparcial com os membros de sua equipe.
Todas as dicas acima procuram motivar as pessoas, porém são poucos os chefes que realmente inspiram seus empregados. A maneira mais fácil de fazer isso é saber medir as palavras e encontrar o momento ideal para controlar uma situação. Brincadeiras e um bom senso de humor podem ajudar bastante.
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