A HISTÓRIA DO SÍMBOLO DA ADMINISTRAÇÃO
Para Goethe o que está dentro (idéia), está também fora (forma).
1. Justificativa:
O quadrado é o ponto para atingir o símbolo, uma condensação expressiva e precisa correspondente ao (intensivo/qualitativo), por contraposição ao (extensivo/quantitativo).
2. O Quadrado como Ponto de Partida:
Uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco;
Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão.
Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos:
- organizar;
- dispor para funcionar reunir;
- arbitra;
- relatar;
- planejar;
- dirigir;
- encaminhar os diferentes aspectos de uma questão / para um objetivo comum.
O quadrado é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, é sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice, (a proposição escolhida).
As flechas indicam um caminho, uma meta. A parte de uma premissa, de um princípio de ação (o centro). Considerando o ser humano um elemento pluralista, para atingir estes objetivos, através dos elementos propostos, as flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade; para atingir o mundo das idéias/para obter o supra sumo, chegando a uma meta comum, através de uma exposição prévia de fundamentos, partindo das razões de um parecer. (movimentação) interna das flechas.
3. Evolução Gráfica:
Parte-se de um quadrado inscrito num outro quadrado. O quadrado inscrito é destacado do centro, isto é, é vazado, os vértices verticais tentam encontrar o centro através de dobramento.
O distintivo uso do Símbolo da Administração
Pela Resolução Normativa nº 594/2020, Art. 05º, do Conselho Federal de Administração, o CFA permitiu aos administradores e empresas regularmente inscritos junto aos CRAs, o uso do símbolo profissional, vide aqui.
A Cor Predominante dos Administradores
A cor escolhida que representa a Administração, inclusive na área acadêmica, o próprio curso da Administração é o azul safira e simboliza a criatividade, a riqueza e a sabedoria.
Essa cor predominante é perfeita para representar os profissionais que trabalham com ofícios relacionados ao raciocínio, análise e criação, assim como são e têm sido os administradores, competências estas essenciais para gestão de processos em empresas, organizações, consultorias e negócios.
Qual a Pedra Preciosa nomeada para a Administração?
Valiosa insignia e muito se destaca dentre outras por sua coloração azul e seu esplendoroso brilho inigualável, assim foi nomeado oficialmente a Safira Azul Escuro para a Administração e tradicionalmente nas formaturas do curso de administração as pessoas presenteiam com anéis, pulseiras, gargantilhas, brincos e adereços, até mesmo encravados o “simbolo adm” nas jóias que o compõem.
Muito versado e desejado para joias, esta gema também carrega diversos significados, pois desde a antiguidade, a safira é relacionada ao intelecto, sabedoria e criatividade. A safira azul na cultura alegórica egípcia era eternizada como a pureza da natureza e estimulo da honestidade, verdade e justiça. O nome safira é derivado do termo grego sappheiros que significa “a coisa mais bela” e do latim saphirus que significa “azul”. Era muito utilizada por reis, rainhas e o alto clérigo da Igreja. Cravadas em anéis, tiaras e coroas, representavam o alto grau social das pessoas que as possuíam. Ainda hoje, a Corte Inglesa exibe suas peças excepcionais cravadas com essa pedra preciosa.
As pedras safira azul escuro são encontradas em Sião, Birmônia, Madagascar e no Brasil.
O Anel do Administrador
O Anel do Administrador tem como pedra a safira de cor azul escura, pois é cor que identifica as atividades humanas criadoras, por meio das quais as pessoas demonstram suas competências e habilidades em desenvolverem-se para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas. Em um dos lados da pedra safira deverá ser aplicado o Símbolo da Profissão do Administrador.
Abreviaturas usadas pelos Administradores
O CFA recomenda que o profissional, com registro em CRA, adote a abreviatura abaixo exemplificada, antes do seu nome, exemplo:
- Administrador = Adm. Fulano de Tal.
- Administradora = Admª Fulana de Tal.
- Tecnólogo = Tecnol. Cicrano de Tal.
- Tecnóloga = Tecnolª Cicrana de Tal.
“Prometo DIGNIFICAR minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria”.
A Oração do Administrador
O Dia do Administrador
Nove de setembro (09/09) é o Dia do Administrador, por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, aos nove dias do mês de setembro do ano de 1965, foi instituído a regulamentação da profissão do Administrador. O dia do Administrador foi indicado com precisão pela Resolução do Conselho Federal de Administração - CFA nº 65/68, de 09/12/1968.
A Bandeira da Administração
A Bandeira deverá ser construída inspirada na malha modular da Bandeira Brasileira, que tem as seguintes medidas: 2,0m na horizontal e 1,4m na altura. O símbolo deverá ser posto no centro da malha, numa posição simétrica. A área tomada pelo Símbolo deverá ser de exatamente 1,6m por 0,8cm. A cor do tecido deverá contrastar com o mesmo azul predominante do Símbolo ADM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário