O planejamento estratégico, também conhecido como plano estratégico, é o processo de identificar oportunidades, desenvolver uma estratégia e definir ações para atingir os objetivos organizacionais.
Sem dúvidas, em um mercado cada vez mais
competitivo, adotar o planejamento estratégico é essencial para impulsionar os
resultados da empresa.
Afinal, o planejamento estratégico estabelece o que
deve ser feito, por que deve ser feito e como deve ser feito. Ou seja, fornece
as diretrizes tanto táticas quanto operacionais para impulsionar o crescimento
da organização.
Então se o seu foco é a alta performance, continue lendo este guia para
saber tudo sobre planejamento estratégico e como fazer o seu com exemplos
práticos!
O que é planejamento
estratégico?
O planejamento estratégico é um processo sistêmico
que identifica as melhores condições e formas para se conquistar o sucesso. Ele
estabelece um rumo a ser seguido pela empresa e esquematiza a busca pelos
melhores resultados.
De acordo com o renomado professor Chiavenato, o
conceito de planejamento estratégico está associado aos objetivos estratégicos que impactam na
direção e na viabilidade dos processos. É a partir da definição desses
objetivos, então, que a estratégia para os alcançar é elaborada por meio do
planejamento.
Nesse contexto, planejar significa estabelecer
ações que representam o melhor caminho para alcançar os objetivos com base na
observação do contexto atual, visualização de cenários e análise sobre o futuro
e expectativas da empresa para os anos seguintes.
É válido ressaltar que o planejamento estratégico
pode acontecer mensalmente, anualmente e até considerar o longo prazo, variando
de acordo com as necessidades e realidade de cada negócio.
A importância do planejamento
estratégico
A função do planejamento estratégico é ser um guia
para que as ações a serem realizadas durante um período determinado estejam
alinhadas ao propósito organizacional. Isto é, ele estabelece as atividades do
presente considerando seu impacto futuro.
Com efeito, facilita também a rápida identificação
de desvios de rota para que sejam corrigidos rapidamente sem causar maiores
danos ao processo de alcance dos objetivos, o que dá suporte para a empresa
administrar melhor o tempo, recursos e esforços dos times.
Logo, o planejamento estratégico é responsável por
fornecer diversos benefícios para as organizações, até porque sem ele a empresa
corre o risco de se perder do seu propósito.
5 benefícios do planejamento
estratégico
Agora que você entendeu a importância de ter um
planejamento estratégico, conheça os 5 principais benefícios que ele pode
oferecer ao seu negócio:
1. Fortalecimento da motivação
Quando os colaboradores enxergam a direção para
onde estão indo, aumenta a sua motivação para entregar os melhores
resultados porque sabem da importância do seu papel para o alcance dos
objetivos organizacionais.
2. Aumento da produtividade dos
times
Como resultado da motivação, os colaboradores ficam
mais produtivos e fazem suas entregas com mais eficiência e qualidade, o que
impulsiona a construção de times de alta performance.
3. Priorização de tarefas
O planejamento estratégico define uma ordem de
prioridade dos objetivos, o que facilita a identificação de quais ações são
mais urgentes para fazer a priorização das tarefas e a organização dos
cronogramas de entregas.
4. Assertividade na tomada de
decisões
Também há a diminuição do risco de erros durante o
processo de tomada de decisões, já que elas se tornam mais assertivas uma vez
que estão alinhadas à visão do negócio.
5. Alinhamento de toda equipe
Definir um planejamento estratégico também promove
um maior alinhamento entre todas as equipes que entendem que estão trabalhando
juntas com o mesmo foco. Isso incentiva a colaboração dentro dos times e até
entre as diferentes áreas.
A diferença entre planejamento
tático e operacional
Existem dois tipos de planejamento estratégico, o
tático e operacional. Eles possuem muitas diferenças, as mais comuns são: o
prazo nos objetivos, o grau de especificidade, as pessoas a quem se destinam,
enfim.
Porém, são complementares e, quando realizados de
forma integradas, podem ajudar a empresa a transformar sua visão de negócio em
realidade no curto e médio prazo. Saiba agora as características de cada um
desses planos:
Planejamento tático
No planejamento tático, define-se como a estratégia
será realizada em uma unidade ou área específica do negócio.
Ou seja, não abrange toda a organização, mas sim
foca nos colaboradores da média gestão, como por exemplos os gerentes, para
orientar e guiar suas tomadas de decisões dentro de seus setores.
O planejamento tático costuma estabelecer objetivos
bem específicos e detalhados com um prazo médio de duração de até três anos.
Planejamento operacional
A parte operacional não é exatamente um
planejamento, mas sim os processos para a execução do projeto. Em outras
palavras, é o que mantém as ações coerentes e alinhadas aos objetivos
estratégicos.
Diferente do planejamento tático, o operacional
abrange toda a empresa. Uma vez que todos os colaboradores da organização estão
envolvidos com alguma parte da operação.
Normalmente, o plano operacional é de curto prazo
com metas e indicadores trimestrais ou semestrais.
Quais são as decisões básicas
para o planejamento estratégico?
O planejamento estratégico deve comportar decisões
sobre o futuro da organização, como:
- Objetivos
organizacionais a longo prazo e seu desdobramento em metas para todos os
níveis hierárquicos;
- As atividades
escolhidas, isto é, os produtos ou serviços que a organização pretende
produzir;
- O mercado visado pela
organização, ou seja, os consumidores que ela pretende atingir com seus
produtos;
- Os lucros esperados
para cada uma de suas atividades;
- Alternativas
estratégicas quanto às suas atividades (manter o produto atual, maior
penetração no mercado, desenvolver novos mercados);
- Interação vertical em
direção aos fornecedores de recursos ou integração horizontal em direção
aos consumidores;
- Novos investimentos em
recursos (materiais, financeiros, máquinas e equipamentos, recursos
humanos, tecnologia etc.), para inovação (mudanças), ou para crescimento
(expansão).
Dessa forma, o planejamento estratégico se torna a
chave para o aumento da produtividade e a melhora dos resultados
das empresas.
Como fazer o planejamento
estratégico?
Para entender como colocar a metodologia do
planejamento estratégico em prática na sua empresa é necessário responder
algumas perguntas, por exemplo:
- Por que a empresa
existe?
- Onde ela está?
- Onde quer chegar?
- Como chegará lá?
Nesse momento, utilizar a ferramenta 5W2H pode ser muito
útil.
De fato, todas as fases do planejamento devem ser
executadas com muita clareza e transparência, como você verá a seguir!
As 4 etapas para construir um
bom plano estratégico
Entenda em detalhes cada etapa para construir um
planejamento estratégico assertivo na prática:
1. Faça o
diagnóstico
Antes de tudo, a empresa precisa olhar para dentro
e para fora do ambiente interno para identificar suas forças (potencialidades)
e suas fraquezas (deficiências) em relação ao mercado, o que pode ser feito por
meio da análise SWOT.
Desse modo, a organização conhece seus pontos
fortes e seus pontos de melhoria e tem um diagnóstico preciso do que precisa
ser priorizado no planejamento estratégico.
2. Estabeleça os
objetivos estratégicos
Após fazer a análise do cenário atual da
organização, é o momento de refletir sobre aonde ela quer chegar e quais são
suas maiores aspirações.
A partir disso, é possível estabelecer os objetivos
de curto, médio e longo prazo, que devem estar ligados à missão, visão e valores do
negócio e serem realistas e aplicáveis para todos os níveis hierárquicos.
Você pode utilizar o mapa estratégico para visualizar de forma
mais dinâmica esses objetivos e facilitar o desdobramento em metas atingíveis,
um processo indispensável para estimular o comprometimento e engajamento dos
colaboradores com suas tarefas, já que sabem qual é o seu alvo.
3. Formule uma
estratégia
Esta é a etapa de definir como alcançar os
objetivos, ou seja, como serão utilizados os recursos, o tempo e os esforços
dos times para realizar o que foi determinado.
Certamente, abrir espaço para ouvir os líderes e
colaboradores faz com que se sintam incluídos na tomada de decisões e torna o
processo mais efetivo, afinal eles vivem o dia a dia do negócio e podem
levantar insights valiosos.
De tal forma que sua estratégia será muito mais
assertiva e sua organização como um todo estará pronta para lidar com os
desafios que surgirem para garantir o atingimento das metas e chegar ao sucesso
esperado.
4. Aplique a
estratégia e acompanhe as ações
De nada serve um bom planejamento se ele não é
executado, por isso uma das fases mais importantes do planejamento estratégico
é a sua implementação.
Isso quer dizer tirar as ideias do papel e criar um
plano de ação para que elas sejam aplicadas em todas as equipes.
Mas não apenas isso, também fazer o acompanhamento
contínuo e o monitoramento da estratégia, analisando os resultados obtidos para
fazer os ajustes necessários e garantir o melhor funcionamento do negócio com
todos trabalhando alinhados rumo à mesma linha de chegada.
Como não errar no plano
estratégico da sua empresa
Confira a seguir uma lista dos principais erros que
as empresas cometem na hora de fazer o planejamento estratégico para você
evitar prejuízos ao alcance dos seus objetivos.
1. Ausência de transparência
Ter conhecimento dos objetivos e metas da
organização motiva os colaboradores a quererem crescer com o negócio.
Um planejamento estratégico com uma visão clara de
crescimento e ações bem definidas faz com que a equipe se sinta segura e
estabeleça uma harmonia entre seus planos pessoais e profissionais.
Além de que a transparência em relação aos
objetivos organizacionais também passa mais credibilidade para clientes e
acionistas que enxergam a seriedade e o comprometimento da gestão.
2. Falta de acompanhamento das
ações
Normalmente a elaboração de um planejamento
estratégico empresarial resulta em um plano de ação recheado de atividades para
os membros do time.
O problema é que muitas vezes essas ações não são
realizadas e ficam no esquecimento, sem um acompanhamento para que tudo ocorra
como planejado.
Acompanhar as atividades da equipe no dia a dia é
fundamental para que os líderes garantam a aplicação completa do plano.
3. Não ter metas claras e
objetivas
Um dos erros mais comuns na elaboração de um
planejamento estratégico está na definição dos objetivos e das metas, por
exemplo, “aumentar nossa participação no mercado” ou “ser uma empresa
referência em nossa área de atuação” não são visões claras.
O planejamento estratégico requer especificidade. Por isso, defina a visão, que é objetivo maior da empresa e aonde ela quer chegar em um período determinado, e desdobre em objetivos menores com metas claras e mensuráveis.
4. Não medir e monitorar os
indicadores com frequência
Monitorar os indicadores de desempenho com
frequência é o procedimento que mais facilita a aplicação do planejamento
estratégico.
Até porque todos os objetivos devem ser desdobrados
em metas possíveis de serem medidas por indicadores.
Por exemplo:
- Uma empresa definiu que
deve melhorar a qualidade de seu atendimento de telemarketing, esse é
o objetivo;
- Para medir se realmente
está alcançando esse objetivo, a empresa criou uma pesquisa de satisfação
com seus clientes pedindo uma nota de avaliação do atendimento que vai de
0 a 5;
- O indicador será
a média de avaliação da pesquisa medido mensalmente;
- A meta para
esse indicador é obter uma média de avaliação de 3,8.
O acompanhamento frequente desses indicadores
possibilita que a empresa tome ações imediatas caso encontre algum problema no
caminho.
Já a frequência dessa medição pode variar de acordo
com os objetivos e o tipo de indicador, mas é interessante que os resultados
sejam sempre divulgados para a equipe.
Uma dica extra é oferecer uma bonificação para o
time que atingir suas metas. Reconhecer os colaboradores mostra que a empresa
os valoriza pelo trabalho realizado e estimula ainda mais seu engajamento.
5. Não envolver a equipe
na elaboração do plano estratégico
O capital humano é a chave para o sucesso de
qualquer negócio, já que depende de pessoas para alcançar seus objetivos.
Por esse motivo, não envolver a equipe, em especial
os líderes, na elaboração do planejamento estratégico pode soar como uma
“ditadura” na qual se deve somente cumprir ordens.
Faça sessões de brainstorming e
escute sua equipe, assim você evitará frustrações e ainda impulsionará o
comprometimento das pessoas com suas metas.
Como a tecnologia pode ajudar no
planejamento estratégico?
A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de
montar o seu planejamento. Ela leva mais agilidade no processo de construção
das estratégias e assertividade no acompanhamento das métricas, já que dá
acesso aos dados em tempo real.
Conclusão
O planejamento estratégico fornece uma visão clara da empresa, da sua identidade e dos seus objetivos e ajuda a antecipar os riscos na tomada de decisões a curto e longo prazo.
Além disso, promove o
alinhamento entre todos os times e estimula o comprometimento e motivação dos
colaboradores para atingirem suas metas. Como resultado, a organização alcança
a alta performance e obtém os melhores resultados.
Copiado: https://mereo.com/
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