Algumas dicas preciosas,
com foco em te ajudar a ser um Profissional Extraordinário.
Mas
antes, deixa eu te perguntar: Você quer realmente ser EXTRAORDINÁRIO?
Deixa
eu te dizer: De profissionais comuns as empresas estão cheias… SEJA
EXTRAORDINÁRIO!
As
empresas já não querem mais contratar profissionais comuns, elas buscam a todo
instante por profissionais “diferenciados”.
E
essa regra vale tanto para você que já trabalha, quanto para você que está em
busca de uma oportunidade de emprego.
Ainda
não trabalha?
Então,
pense em qual dos dois profissionais você quer ser quando estiver dentro de uma
empresa.
Já
trabalha?
Pense
em como sua vida pode mudar para melhor se você se tornar um funcionário de
destaque na empresa e ganhar uma promoção atrás da outra…
Pensou?
Para você construir uma carreira
profissional de sucesso, não basta ter um ótimo currículo e muita experiência.
É necessário desenvolver uma
competência essencial que todas as pessoas bem-sucedidas têm:
FOCAR
TODOS OS DIAS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS E SONHOS DESEJADOS, ASSUMINDO A
RESPONSABILIDADE SOBRE TODAS AS CONSEQUÊNCIAS.
A
verdade é que existem grandes diferenças entre profissionais comuns e
profissionais Extraordinários.
Você
já parou para pensar que diferenças são essas?
Tem
várias, mas por enquanto vamos focar em apenas 5, para que você comece a
entender qual o caminho seguir para se tornar um profissional EXTRAORDINÁRIO:
Diferença 01 -
PROFISSIONAIS EXTRAORDINÁRIOS ESTÃO SEMPRE APRENDENDO
Saber
que o conhecimento é um trunfo muito forte usado pelos melhores profissionais é
o primeiro diferencial.
O
profissional moderno tem sede de aprender, independentemente de quem vai arcar
com os custos da qualificação.
Profissionais
que investem em si e fazem cursos e especializações por conta própria, sem
esperar pela empresa, além de outras vantagens, demonstram interesse e
comprometimento com a própria carreira.
A aprendizagem contínua é uma das
competências fundamentais para o sucesso de qualquer profissional.
JÁ
OS PROFISSIONAIS COMUNS ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, OU QUE A OBRIGAÇÃO DE
INVESTIMENTO É TODA DA EMPRESA
Ficam “empurrando com a barriga” e
quando alcançam algum êxito na carreira, a tendência do indivíduo é se
acomodar.
O cérebro dele prefere acreditar que já
sabe todas as coisas, e a pessoa pensa que não precisa mais se esforçar e se
mantém na zona de conforto.
O que todo profissional deveria
entender é que vivemos na era da comunicação e da tecnologia, e as mudanças
acontecem a todo tempo em uma velocidade muito rápida.
Quem acha que sabe tudo e não se
atualiza, rapidamente, transforma-se em um profissional obsoleto e é descartado
pelo mercado.
Muitas
vezes, o indivíduo só irá perceber sua estagnação lá na frente e se arrependerá
ou culpará os chefes, os colegas e o mundo por seu fracasso na carreira.
E tem alguns que ainda sentem que
precisam de mais conhecimento, mas esbarram na crença limitante de que a
empresa é que tem 100% de responsabilidade de investir na carreira dele.
CUIDADO: Esse erro pode ser fatal e não
ter volta.
Dica: Os
ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da
vida: aprender. (Provérbio popular)
Diferença 02 -
PROFISSIONAIS EXTRAORDINÁRIOS ASSUMEM QUANDO ERRAM
A pessoa que admite quando falha assume
a responsabilidade de aprender com o erro para resolver a situação.
Ela
não vê a falha cometida como fracasso, mas como oportunidade de crescimento.
Ter a capacidade de solucionar
problemas muito difíceis faz com que o profissional assuma riscos cada vez
maiores.
Indivíduos com essas características se
desenvolvem muito e aumentam o valor agregado ao serviço que entregam.
PROFISSIONAIS
COMUNS CULPAM OS OUTROS
Pessoas
que atribuem a culpa ao outro não têm consciência de que os próprios
comportamentos e atitudes são os causadores do problema.
Estes profissionais não sabem lidar com
obstáculos, e não se responsabilizam por nada nem ninguém.
Pelo
fato de não saberem lidar com obstáculos, geralmente este tipo de profissional
nunca é criativo e nem proativo, dependendo sempre de outros para resolver seus
problemas.
O
seu sucesso está nas mãos de fatores externos, como um “ambiente de trabalho
ideal” ou “chefe perfeito”.
Dica: Assuma
os seus erros da mesma forma que você exibe as suas qualidades.
Diferença 03 -
PROFISSIONAIS EXTRAORDINÁRIOS SABEM PERDOAR
Perdoar
não significa esquecer, mas dar um novo significado a acontecimentos que trazem
emoções negativas, as quais minam a produtividade e o bem-estar corporativo.
O
profissional que consegue fazer isso desenvolve inteligência emocional,
tornando-se mais flexível e fortalecendo os relacionamentos.
Além
disso, ele não tem tempo a perder com “picuinhas” do dia a dia, e foca sempre
no crescimento e nos resultados.
Para
o profissional EXTRAORDINÁRIO o sucesso de um projeto é mais importante do que
resolver pequenas questões pessoais geradas por desentendimentos simples e que
podem ser tratados em outro momento.
PROFISSIONAIS
COMUNS GUARDAM RANCOR
Pensamentos
negativos liberam medos, e o profissional amedrontado funciona no “modo
reação”.
Quando
isso acontece, a pessoa deixa de se preocupar com o bem comum e o que passa a
valer é quem está certo ou errado, podendo levar a ressentimentos.
Indivíduos mal sucedidos guardam
rancor, pois não se empenham para mudar perspectivas e realizar melhorias.
Eles
querem tudo pronto e fácil e não se preocupam com o resultado geral envolvendo
toda uma equipe por exemplo.
Dica: Tem
uma frase marcante em um filme chamado EXTRAORDINÁRIO: “Entre ter razão e ser
gentil, escolha ser gentil”
Diferença 04 -
PROFISSIONAIS EXTRAORDINÁRIOS TORCEM PELO SUCESSO DOS OUTROS
Profissionais
de sucesso veem a empresa como se ela fosse um corpo humano, para que funcione
de forma saudável, todos os órgãos, veias e células precisam estar bem.
Da
mesma forma, a companhia só irá prosperar se todas as áreas e colaboradores
fluírem com o mesmo objetivo: SUCESSO.
O
profissional EXTRAORDINÁRIO entende que o sucesso de todos impacta
positivamente o ambiente de trabalho e contribui para que todos colham bons
resultados.
O
sucesso dos projetos da empresa como um todo trazem um retorno positivo
imediato para todos. Um profissional EXTRAORDINÁRIO sabe que este sucesso trará
benefícios diretos e indiretos para sua carreira.
PROFISSIONAIS COMUNS INVEJAM O SUCESSO
DO PRÓXIMO
Funcionários comuns não aceitam bem que
outras pessoas cresçam dentro da empresa através de seus próprios esforços.
Geralmente
estes profissionais não fazem nada para merecer uma promoção e quando alguém é
promovido ou recebe um aumento, dizem que tal funcionário nunca fez nada para
merecer tal benefício.
Muitas
vezes o estilo de trabalho relaxado desse tipo de profissional, acaba atrasando
muitos projetos dentro de uma empresa e quando alguém quer fazer as coisas do
modo certo, este profissional é o primeiro a criticar; afirmando que este
alguém está fazendo aquilo só pra “aparecer”.
Pessoas
incompetentes acreditam que o seu sucesso está ligado a derrota dos outros, por
isso, quando alguém fracassa, elas se sentem vitoriosas.
Dica: Saber
encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade. (Georges
Bernanos)
Diferença 05 -
PROFISSIONAIS EXTRAORDINÁRIOS FAZEM PLANOS
Eles
traçam planos, pois sabem aonde querem chegar.
O
planejamento faz com que essas pessoas alcancem seus propósitos mais
rapidamente, diminuindo riscos, antecipando acontecimentos, preparando-se para
os desafios e se fortalecendo diante das dificuldades.
Profissionais extraordinários têm
objetivos bem definidos e focam neles até atingi-los.
Profissionais
extraordinários sabem que preparar-se e aprimorar-se é fundamental para atingir
seus objetivos e alcançar o SUCESSO PROFISSIONAL.
Um
Profissional EXTRAORDINÁRIO sabe que o caminho do sucesso passa diretamente
pelo estudo e pela qualificação profissional, ele sabe que fazer bons cursos e
especializações é a rota certa para o crescimento profissional.
PROFISSIONAIS
COMUNS DÃO DESCULPAS
Quando
o profissional não tem perseverança para conquistar uma meta, seus resultados
são tão superficiais quanto suas escolhas, e ele se torna um PHD em desculpas.
Esses
indivíduos procrastinam porque estão acostumados a justificar o injustificável.
Este
tipo de profissional não tem disciplina para alcançar seus objetivos e muitas
vezes não dá a devida importância aos estudos.
A
culpa sempre é do outro pelo seu insucesso.
Dica: Se
somos normalmente admitidos por nossas habilidades técnicas e demitidos por
nossas atitudes comportamentais, o excesso de desculpas pode ser o responsável
por uma demissão.
Se
você já não é, ainda há tempo para se transformar em um Profissional
Extraordinário!
Espero
sinceramente estar contribuindo com o seu crescimento profissional, conte
comigo para construir uma carreira profissional de sucesso.
Vou
ficando por aqui um forte abraço e…
Lembre-se sempre: “Se deseja algo
intensamente, esgote as possibilidades”.
Por: Rodynele Mota - Diretor ICDT
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