Ainda
existe uma quantidade muito grande de empresários que insistem em
administrar uma empresa de forma antiga. E está mais que na hora de
entender, que o mundo não é mais o mesmo.
Os clientes estão mudando, a
concorrência está cada vez mais acirrada e a tecnologia avança em grande
velocidade. Esse artigo foi escrito com o objetivo de levar os
empresários e gestores de pequenas e médias empresas, a refletirem sobre
a importância do treinamento em suas empresas.
Atuando
há mais de 10 anos em treinamento empresarial e consultorias de
liderança e gestão de pessoas, ainda encontro em dezenas de empresas
espalhadas pelo Brasil certa resistência de empresários em relação a
treinamento e valorização de suas equipes. Isso faz com que as empresas
se tornem lentas, impedindo o crescimento. Em 2006, um levantamento da
Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) revelou
que as empresas brasileiras são as que mais investem em treinamentos
para funcionários. Os brasileiros passam, em média, 47 horas anuais em
cursos. O problema é que essa carga horária em treinamento e capacitação
de funcionários é oferecida, na maioria das vezes, por grandes
empresas. O anuário do Trabalho e Emprego do Sebrae (2010) apresenta que
dos 5,8 milhões de negócios formais existentes no Brasil, 99,2% são
micro e pequenas empresas. Elas empregam 52,3% dos trabalhadores com
carteira assinada do País.
Há muito que treinar em nosso país. O sucesso
profissional depende de treinamento de qualidade, por isso as micro, pequenas e médias empresas precisam incluir em seu planejamento mais investimentos em qualificação profissional.
A melhor
empresa não é aquela que tem os profissionais mais experientes, assim
como um time de futebol não se torna o melhor por apenas possuir os
jogadores mais renomados. A melhor empresa é aquela que tem os
profissionais mais bem treinados.
É muito comum ouvir expressões por
parte dos empresários do tipo:
- “Não vou treinar minha equipe. Depois ele sai da empresa e leva tudo que o aprendeu para a concorrência”;
- “Sempre conduzi minha equipe desse jeito, cheguei até aqui e nunca precisei desses modismos”;
- “Meus funcionários já sabem fazer as coisas, contratei quem têm experiência, por isso acho treinamento uma despesa desnecessária”.
Há
empresário se matando de trabalhar, com uma dificuldade tremenda para
pagar as contas, mas ainda pensa desse jeito.
Sou empresário também, sei
da quantidade de obrigações a cumprir, mesmo assim é preciso investir,
sim, em treinamentos focados, que apresentem uma linguagem que gere
soluções para o negócio onde atuamos.
Se você é um desses empresários resistentes, tipo “cabeça dura”, então tenho quatro reflexões para você:
1-
É melhor correr o risco de treinar os colaboradores, mesmo sabendo que
eles podem ir para a concorrência do que nunca treinar e ter
funcionários medíocres sempre trabalhando em sua empresa.
2-
Qual é o melhor momento para cuidar da sua saúde? Quando se tem saúde.
Qual é o melhor momento para cuidar da sua empresa, da lucratividade e
do crescimento dela? Quando ela está lucrando, quando está indo bem.
Gestão empresarial é diferente dos esportes, como uma equipe que não se
faz mudança nenhuma quando o time está ganhando. Ou será que você vai
deixar que sua empresa comece a perder mercado para depois mudar o que
precisa?
No mundo empresarial, é preciso treinar, inovar e sempre se
reorganizar para continuar com força e competitividade.
3-
Se os seus colaboradores possuem experiência, é interessante continuar
treinando mesmo assim. Treinamento não é despesa, é investimento em
resultados. Mas, o treinamento tem que agregar valor, tem que ter um
diferencial para que o resultado apareça em pouco tempo. Treinar quem já
é bom é uma forma de garantir excelência e manter a qualidade.
4-
Você, empresário ou gerente, qualifique-se também. Seja exemplo e
participe de palestras e cursos, pois sempre é possível acrescentar algo
a mais em sua experiência profissional.
“Se você para de aprender; para de progredir”
Extraído do livro O Coração de Um Líder, de Ken Blanchard.
Portanto,
chega de resistência, abra sua mente para deixar sua empresa evoluir.
Quanto mais resistente você estiver em relação a treinamento, mais
espaço você estará dando para a concorrência. Lembre-se que, além de
investir na qualificação de seus colaboradores, deverá elaborar formas
de manter o funcionário na empresa para não desperdiçar o investimento
feito.
É necessário criar condições, através de uma boa liderança, para
que cada integrante da equipe se sinta parte importante da empresa,
reconhecido pelo o que ele faz.
Por: Cersi Machado - http://www.qualidadebrasil.com.br/
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