Para você
que está pensando em abrir seu negócio próprio, antes de tomar qualquer
decisão, você precisa fazer alguns passos antes para decidir se a franquia é ideal e não ter problemas futuramente pela escolha.
Em primeiro
lugar, faça uma pesquisa para entender e conhecer sobre o sistema de
franchising. Após esse estudo, você precisa saber se é capaz de
pertencer ao sistema. Portanto, é preciso fazer uma auto-análise do seu
perfil, preferências, habilidades e das razões que o levaram a querer
investir em um negócio próprio.
Após ver se
você possui o perfil para ser um franqueado, identifique quais redes se
enquadram nas suas expectativas, considerando o valor de investimento,
retorno, filosofia da empresa.
O próximo
passo é pesquisar as oportunidades de negócios. A internet é um dos
melhores meios de procurar além das revistas, jornais e feiras. Quanto
mais você pesquisar, mais chances você terá de encontrar o negócio
corresponda a suas expectativas! E também pesquisar o segmento que você
se identifica, se é alimentação, serviços, saúde, etc., e depois
escolher a marca. Visite a empresa franqueadora e confira a estrutura da
empresa, a equipe, os manuais operacionais etc.
Feito tudo isso, após a entrevista com o franqueador e aprovação de seu cadastro, você deverá receber uma COF (Circular de oferta de franquia), que é o primeiro documento a ser analisado. A entrega da COF ao interessado é obrigatória!
Caso não
tenha familiaridade em análise de legislação e contratos, consulte um
advogado. É muito importante que você tenha certeza do que irá assinar!
Estando de acordo é só assinar, e boa sorte!
Como escolher um ponto para abertura de franquias?
O processo de abertura de uma franquia envolve
uma série de providências que objetivam o sucesso do negócio. Pertencer
a uma boa rede não é o suficiente, é preciso também estar no lugar
certo.
Nesse
sentido, escolha correta do Ponto Comercial é fator determinante para o
sucesso de qualquer negócio e precisa ser feita sempre com análise
criteriosa de vários fatores, minimizando os riscos do retorno do
investimento.
Não
envolvem somente fatores de estrutura, custo, segurança etc..., mas
também diz respeito a maneira de como o cliente enxergará o seu
negócio. O visual vai atrair o cliente a distância, deve ser acessível a
todos (crianças, idosos, portadores de necessidades especiais) e o ramo
de atividade pode atender às necessidades da região instalada.
No intuito de auxiliá-lo nessa escolha tão importante, selecionamos os principais itens a serem observados:
Público alvo:
Muito
importante observar antes de se decidir pelo local o tipo de público
que freqüenta a área escolhida, os hábitos de consumo, razões que os
levam até o local etc.. essa observação será fundamental para descobrir
se a região é adequada ao negocio. A princípio o local pode parecer
excelente, mas numa visita mais detalhada, pode-se notar uma distorção
dessa percepção. Por exemplo: é comum pensar que o centro é um ótimo
lugar para instalação de um comércio, pois é um local onde há um enorme
fluxo de pessoas. Esse conceito aplica-se à maior parte das cidades, mas
nas cidades maiores, determinadas áreas do centro por terem prédios
antigos e mal conservados, podem ser freqüentadas mais por pessoas sem
poder aquisitivo, moradores de rua, enquanto a população consumidora
pode ter transferido o local de compras para os shoppings ou novas
regiões comerciais onde não corram riscos.
Visibilidade:
Outro
aspecto a ser considerado para verificar se é boa a localização, é a
visibilidade. Trata-se da capacidade de exposição, o quanto a loja é
vista, a que distância é vista e como é vista. São muitos os fatores que
compõem uma boa visibilidade:
-
Esquinas - muitas vezes tornam-se ponto de referência, tanto na rua quanto em shopping.
-
Locais próximos a semáforos - enquanto aguardam abrir o sinal as pessoas observam a loja.
-
Estruturas arquitetônicas diferenciadas, um prédio em meio a diversas lojas térreas, por exemplo.
-
Comunicação Visual - uma fachada bem caracterizada, painéis, pintura e material de construção diferenciados.
Acesso:
O
local deve ser de fácil acesso, seja por meio de transporte coletivo,
carros ou pedestres. De preferência em rua conhecida, estacionamento no
local ou bem próximo, facilidade de visibilidade da loja; etc.Oferecer
local apropriado de acesso para portadores de necessidades especiais e
estacionamento, por exemplo, são fatores, que influenciam a decisão do
consumidor ao ir à loja.
Concorrência:
Um
estudo da concorrência vai lhe dar dados importantes sobre a escolha do
local. Identifique quem são, quantos são, onde estão os concorrentes e
como se comportam para analisar suas estratégias de localização. Ou
seja, você deve estar atento: onde tem geograficamente ocorrido a
expansão, ou mesmo o fechamento, das lojas dos seus principais
concorrentes. A proximidade de lojas do mesmo segmento pode ser benéfica
para vários segmentos do varejo, para outros, pode ser fatal.
Imóvel:
Antes
de decidir por um imóvel você deve definir a metragem necessária para a
instalação do negócio. Na maior parte das vezes, essa metragem padrão é
fornecida pela franqueadora, baseada em estudos concretos.
A
partir desta definição, procure imóveis com dimensões semelhantes,
acima ou abaixo, e tenha em mente: térreo é melhor que sobrado, bom
fluxo de pessoas aumenta suas expectativas clientes.
Em
relação ao imóvel também deve ser observado o estado geral de
conservação, pois a necessidade de uma reforma onerosa pode ter um
impacto direto no retorno do investimento do negócio, frustrando suas
expectativas.
Outrossim, verifique as leis municipais de zoneamento para o seu tipo de atividade empresarial .
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