Independentemente da sua área de atuação profissional, você já deve ter ouvido falar sobre competências e habilidades.
Embora as duas palavras apareçam
juntas com frequência, até mesmo como sinônimos, elas têm significados e
aplicações diferentes.
Mas uma coisa é certa: ambas são
essenciais em um mercado
de trabalho que se torna cada dia mais enxuto e
competitivo.
Se você está em busca de aperfeiçoamento e deseja expandir suas competências e habilidades, continue lendo este
artigo.
O Que São Competências E Habilidades?
Apesar de não serem sinônimos,
competências e habilidades acabam se complementando.
Existem vários autores que
compartilham suas definições para essas palavras sob prismas distintos, como
a Administração, a
Linguagem ou a Educação.
De qualquer forma, é comum a ideia de
que as habilidades
são partes essenciais de uma competência, ou
seja, que a competência não existe sem as habilidades.
A seguir, explicamos melhor esse
conceito.
O Que São Competências?
Podemos definir as competências como
a mobilização
de conhecimentos e aprendizados para solucionar
um problema.
Aqui, vale citar a visão do
sociólogo suíço Philippe
Perrenoud, que afirma que a competência engloba um conjunto de
coisas utilizadas de forma criativa para atender a uma demanda.
Imagine, por exemplo, que um
adolescente aprendeu a fazer um bolo.
Na primeira vez, ele seguiu cada
passo da receita, misturando os ingredientes na ordem em que apareciam, com o
auxílio de uma batedeira.
Algumas semanas depois, ele deseja
bater um novo bolo, mas está viajando e não tem uma batedeira disponível.
Nesse caso, pode recordar o
conhecimento adquirido e, dependendo da receita, utilizar outros instrumentos, como um liquidificador, um mixer ou, simplesmente, uma colher de pau
para que a mistura atinja o ponto desejado.
Ou seja, ele desenvolveu a
competência necessária para realizar aquela tarefa.
Outra definição popular do termo
competência parte da ótica da Administração, que a descreve como uma combinação
entre três fatores: conhecimentos,
habilidades e atitudes.
Conhecimentos são acumulados a partir
de experiências e estudo, enquanto as atitudes se referem às ações adotadas.
E as habilidades? Vamos falar sobre
elas agora.
O Que São Habilidades?
De acordo com o escritor americano
Robert Lee Katz, autor de Skills of an Effective Administrator,
são as habilidades que transformam
conhecimentos em ações para
chegar a determinado objetivo.
Então, a palavra habilidade pode ser
conceituada como a medida de competência que uma pessoa possui para solucionar
um problema.
Ou, em outras palavras, o grau de competência para dispor de seu conhecimento e torná-lo uma ação favorável.
Voltando ao exemplo acima, do
adolescente que aprendeu a fazer um bolo, foi preciso habilidade para
substituir a batedeira por outro instrumento.
A falta de habilidade culminaria na
desistência ou fracasso para a tarefa, pois nosso personagem não conseguiria
empregar as informações de seu repertório para construir uma resposta ao novo
problema.
As habilidades formam competências,
entretanto, não estão condicionadas a apenas uma modalidade de competência.
Se uma pessoa desenvolve um tipo de
habilidade, como a matemática,
pode usá-la para fazer a contabilidade em sua casa, calcular rapidamente taxas
de juros, etc.
O Que São Habilidades Profissionais?
Habilidades profissionais são
aquelas úteis para resolver questões relacionadas a uma profissão ou
ao ambiente de trabalho.
Em geral, correspondem a habilidades
técnicas, ou seja, aquelas que exigem um conhecimento específico,
desenvolvido a
partir da educação formal.
Um arquiteto deve conhecer, em
detalhes, os diferentes materiais que podem ser usados na construção de
edificações, suas vantagens e desvantagens, além das principais ferramentas
como Autocad e Revit.
Um professor de História precisa
dominar os acontecimentos das épocas que pautam suas aulas, além de desenvolver
técnicas que facilitam a transmissão do conhecimento, como falar bem em público.
Além da parte técnica, é interessante
aprender habilidades
de liderança para aplicar na gestão de equipes,
de tarefas e de tempo.
Pensando nisso, algumas organizações
promovem workshops, palestras e aulas abordando os atributos desejáveis para
líderes em seu setor de atuação.
O Que São Habilidades Pessoais?
Habilidades pessoais são
aquelas ligadas
ao comportamento e perfil das pessoas.
Esses atributos não costumam fazer
parte do currículo,
mas também têm seu valor para o mundo corporativo.
Afinal, a maioria das carreiras da
atualidade implica em trabalho
em equipe e no contato com colegas, parceiros e
clientes.
Nessas ocasiões, é imprescindível que
o colaborador tenha flexibilidade, seja tolerante e empático, aprendendo a se
colocar no lugar do outro para identificar seus desejos, dificuldades e
necessidades.
Curiosidade, criatividade, facilidade
para aprender e se comunicar também são habilidades pessoais desejáveis para
grande parte das companhias.
Por isso, faz sentido investir no desenvolvimento tanto das habilidade profissionais (técnicas) quanto das habilidades
pessoais.
O cenário atual valoriza o
profissional que sempre trabalha em expandir suas habilidades
Importância De Desenvolver As Habilidades E Competências
Desenvolver competências e
habilidades é fundamental para acompanhar as frequentes transformações no mercado de trabalho.
Enquanto as gerações anteriores
passavam muitos anos em uma mesma empresa – às vezes, no mesmo cargo -, a
tendência para o presente e futuro é a
alta rotatividade, rápido crescimento e aumento nos riscos.
Para se dar bem nessa nova dinâmica,
é preciso ir
além do conhecimento formal e se
adaptar com agilidade aos diferentes cenários.
A boa notícia é que, ao contrário do
que algumas pessoas pensam, habilidades e competências não são imutáveis, nem
inatas.
No caso das competências, é mais
simples compreender que elas podem mudar diante de novos contextos,
pois incluem dois fatores que sofrem alterações de forma constante:
conhecimento e ação.
Porém, nem mesmo as habilidades
permanecem iguais. Elas podem ser aperfeiçoadas e até aprendidas por completo.
Claro que, dependendo do seu perfil e
personalidade, há habilidades que serão aprendidas mais facilmente, enquanto
outras vão exigir maior dedicação e empenho.
Se você é uma pessoa tímida, por
exemplo, pode ser complicado adquirir a habilidade da oratória. Mas é
totalmente possível.
Pessoas que buscam por uma nova
oportunidade podem acelerar essa conquista desenvolvendo novos conhecimentos
Dados Sobre O Desemprego
Unindo competências e habilidades
profissionais e pessoais, é possível se destacar e ocupar uma posição
satisfatória, recolocando-se
no mercado de trabalho e deixando o grupo de desempregados.
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE) em setembro de 2019, mostram que há 12,6 milhões de brasileiros sem
emprego, o que corresponde a 11,8% do
total.
Essa porcentagem não leva em conta a
mão de obra subutilizada.
Aumento Do Número De Desempregados E Subutilizados
A mão de obra subutilizada é formada
por quatro
grupos distintos: desempregados, subocupados,
desalentados e aqueles que não exercem atividade remunerada por motivos
pessoais, como para cuidar dos filhos ou de um parente idoso.
Os subocupados são aqueles que,
apesar de ter uma ocupação, possuem tempo ocioso, trabalhando menos de 40
horas por semana.
Atualmente, esse grupo corresponde
a 7,2
milhões de profissionais no
Brasil, enquanto os desalentados (que desistiram de procurar emprego) chegam a
4,9 milhões.
Falta De Mão De Obra Qualificada
Por outro lado, o país ainda carece
de trabalhadores qualificados.
De acordo com a 7ª edição do Índice
de Confiança Robert Half, publicada em maio de 2019, 88% dos executivos
brasileiros acreditam que
encontrar mão de obra qualificada é mais desafiador do que era há cinco anos.
A porcentagem é bastante superior à
média global, formada por dados de 13 países, que corresponde a 72%.
Segundo a pesquisa, os executivos
brasileiros não esperam grandes mudanças para achar profissionais qualificados nos próximos anos, já que 80% afirma que isso continuará sendo uma
tarefa desafiadora.
Como Relacionar Bem Competências E Habilidades?
Você viu, nos tópicos anteriores, que
as competências dependem de habilidades para ser construídas e aprimoradas.
Daí a importância de se manter sempre atualizado, exercitando as habilidades que já existem e aprendendo novas.
Dessa maneira, fica mais simples
dominar os atributos desejáveis no ambiente de trabalho e tomar atitudes
assertivas diante das dificuldades.
Quanto mais você aprender e treinar uma habilidade, mais preparado vai estar para cenários adversos e até para inovações.
Afinal, inovar tem a ver com
construir novas formas de solucionar problemas.
Competência e habilidade foram
ganhando novas conotações ao longo dos anos
Abordagens Teóricas
Agora que já conhece as diferenças
entre competências e habilidades, vamos aprofundar um pouco o histórico e
conceitos que envolvem essas palavras.
Competência, por exemplo, começou a
ser usada com uma finalidade bastante específica na Idade Média, como
veremos a seguir.
Conceito De Competências E Evolução Do Conceito
Contam estudos que
a palavra competência pertencia apenas à linguagem jurídica, descrevendo o atributo
ou aptidão de um profissional ou instituição para julgar um assunto.
Após algum tempo, o termo ganhou um
significado um pouco mais amplo, fazendo referência à capacidade de uma pessoa
discorrer sobre um tema.
Séculos se passaram, moldando a
palavra até o ponto de conferir um sentido abrangente, que aborda a capacidade
de alguém executar
um trabalho com qualidade.
Foi assim que a palavra “competência”
ganhou variações para demonstrar características dos profissionais,
classificados como competentes ou incompetentes na sua função.
Formas De Conhecimento
Quando ouvimos falar em conhecimento,
é comum relacionar a palavra ao conhecimento científico,
que tem base em fatos e evidências verificáveis.
Contudo, há outras formas de conhecimento que
interferem na maneira como aprendemos e deciframos o mundo.
Senso comum, conhecimento religioso e
filosófico são outras formas de experienciar a vida que também podem contribuir
para o aperfeiçoamento das competências.
O senso comum tem como patamar as experiências cotidianas de indivíduos ou histórias
transmitidas entre uma comunidade.
O conhecimento religioso é permeado por doutrinas valorativas e proposições sagradas.
Já o conhecimento filosófico parte de hipóteses racionais e pressuposições lógicas que não
podem ser verificadas.
Habilidade
A habilidade está relacionada à
técnica, ou seja, a saber fazer alguma coisa.
Por isso, ela é o elemento de conexão entre o conhecimento e a
atitude ou ação, favorecendo um bom
desempenho.
Conforme citamos, as habilidades podem ser desenvolvidas e necessitam de aprimoramento constante para que o profissional se mantenha atualizado e apto a disputar espaço em um mercado competitivo.
Atitude
É a etapa prática da competência, que emprega os conhecimentos e habilidades para construir uma ação
adequada para o resultado que se espera.
Sem a ação, os conhecimentos e
habilidades não são manifestos e não colaboram para um bom desempenho
profissional.
Achar o talento para uma certa vaga
pode ser desafiante e os gestores precisam se especializar
Como Vencer Os Principais Desafios Para As Organizações
Identificar, atrair e reter talentos está
entre os grandes desafios das organizações para que se tornem mais produtivas.
É preciso estar atento ao perfil e
competências profissionais para designar a pessoa certa para cada atividade
dentro das empresas, em especial quando se trata de posições de liderança.
Para responder a essa necessidade,
confira agora dicas que podem ajudar a superar as barreiras na hora de avaliar atuais e futuros
colaboradores.
Atração E Retenção De Talentos
Talentos são reconhecidos como profissionais de alta performance, que se destacam pela excelência em sugerir, delegar ou executar
tarefas.
Para atrair essas pessoas, é
necessário, em primeiro lugar, ter clareza sobre as necessidades da empresa e
as responsabilidades que os talentos deverão desempenhar.
Assim, se torna possível recrutar profissionais que tenham valores em comum com a organização, o que certamente aumenta as chances de um bom rendimento.
Os novos funcionários precisam,
ainda, de acolhimento e integração com os colegas, o que pode ser viabilizado
através de programas de estágio, mentoria e outros que priorizem a formação dos
talentos.
Por fim, é essencial investir em uma
cultura com forte
comunicação interna, criando um ambiente colaborativo e
com foco na transparência.
Esse passo permite a construção de
uma relação de confiança entre colaboradores e lideranças, contribuindo para a
manutenção de um clima
organizacional agradável e a retenção de talentos.
Identificação De Pessoas Competentes (High Potentials)
Os high potentials são profissionais muito acima da média, que têm capacidade para se tornar lideranças importantes nas empresas.
Esses talentos são cada vez mais
valorizados nas grandes organizações, pois representam seu futuro e perenidade.
Porém, pode ser bastante complicado
identificar os high potentials, especialmente quando ainda se encontram nos
níveis operacionais, atuando como auxiliares ou analistas.
Uma ideia para selecionar os
profissionais com alto potencial é avaliar seu perfil, verificando se possuem
as características discriminadas neste
artigo assinado por Francisco Homem de Mello, fundador da
Qulture.Rocks.
·Se identificar com a cultura da empresa
·Entregar resultados que superem as expectativas
·Combinar liderança, inteligência e técnica
·Ter ambição, desejar crescer na empresa.
Principais Habilidades E Competências Que São Exigidas No Mercado Do
Futuro
É difícil prever os atributos que
estarão em alta no mercado.
Entretanto, há estudos, como o relatório do
Fórum Econômico Mundial, que levam em consideração as características da
chamada Quarta
Revolução Industrial.
Inteligência artificial,
avanços na robótica, aprendizagem automática e transporte automatizado são
marcas do período atual e de um futuro próximo, que já vêm desencadeando transformações nas tarefas
profissionais de muita gente.
Por isso, a flexibilidade é uma habilidade
que vai ganhar mais destaque e valor no mundo corporativo.
O relatório coloca a capacidade
para resolver
problemas complexos, pensamento crítico e criatividade
no topo do ranking de competências essenciais em 2020.
Competências baseadas em habilidades
comportamentais, como a inteligência emocional e
capacidade de julgamento, também têm seu lugar na lista, salientando a
importância do relacionamento interpessoal para o sucesso na carreira.
Também são citadas competências de liderança, a exemplo da gestão de pessoas e coordenação das próprias ações levando
em consideração as atitudes da equipe.
Se você quer saber mais sobre
competências e habilidades valorizadas no mercado, leia o nosso artigo
sobre soft skills.
Saber como liderar, ser claro e ter visão são dicas importantes para quem quer ascender profissionalmente
6 Habilidades De Um Administrador Que Você Precisa Desenvolver
Não sabemos o que o futuro reserva,
porém, a tendência é que todos precisem adquirir competências e habilidades
relacionadas à administração.
Isso faz sentido, pois mesmo quem não
ocupa uma posição de liderança precisa fazer a gestão de tarefas, de prioridades e
do tempo, concorda?
Pensando nessas questões, reunimos
seis habilidades que
são úteis no gerenciamento de equipes ou da própria carreira:
1. Clareza Na Comunicação
Uma mensagem compartilhada de maneira
clara evita
ruídos, fofocas e comentários
desnecessários entre o público, seja ele uma equipe de subordinados, pares,
superiores, parceiros ou clientes.
Além do mais, favorece um ambiente organizacional agradável, já que todos conhecem suas responsabilidades e as expectativas da
liderança.
2. Promoção Do Desenvolvimento Profissional
Para ser um bom gestor, é
preciso dedicar tempo e energia para identificar talentos latentes e viabilizar
seu desenvolvimento, sem medo de que assumam novas posições.
Tenha em mente que, ao transmitir seus saberes, você também aperfeiçoa suas habilidades e competências e, portanto,
facilita a conquista de cargos superiores.
3. Atualização Permanente
Aqui, entram desde cursos,
certificações e extensões até formações mais rápidas, realizadas por meio de
workshops, simpósios e palestras.
O importante é que você sempre esteja bem informado sobre as inovações da sua área de atuação, mostrando vontade de
aprender e flexibilidade.
4. Capacidade De Planejar
Planejamento é o primeiro passo para
a implantação de qualquer estratégia bem-sucedida, pois avalia as forças e
fragilidades de uma ideia, preparando a empresa para diferentes cenários.
Portanto, é essencial ter
sempre um
objetivo como alvo, que deverá ser alcançado através de
metas ou pequenos passos.
5. Habilidade De Analisar Dados
O universo digital revelou o poder de
análises que partem de dados concretos, que fornecem dicas valiosas sobre quais
caminhos são mais promissores.
Assim, é fundamental ficar de olho nos indicadores do
mercado e formar bancos de dados
próprios, que permitam comparações para decisões futuras.
6. Visão E Atuação Estratégica
Significa que um administrador deve ir além do conhecimento básico ou superficial, desenvolvendo a visão necessária para traçar
estratégias em médio e longo prazo.
Ao longo deste artigo, apresentamos um panorama completo sobre competências e habilidades, destacando quais delas são cruciais para o mercado do futuro.
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