Com inspiração na deusa grega, mulheres ajudam outras a se empoderarem e mostrar o seu lugar
A luta feminina está diariamente nos jornais.
As mudanças trazidas pelo príncipe Mohammed bin Salman na Arábia Saudita são apenas uma demonstração de extremismo nos limites impostos às mulheres e que só agora poderão dirigir, por exemplo.
Porém, a trajetória feminina vai além do mundo árabe. Mesmo em sociedades mais modernas, a mulher enfrenta a realidade de oportunidades reduzidas. De acordo com a Pnad 2015, as mulheres representam 44% da força de trabalho no Brasil, mas apenas 37% dos cargos de liderança.
Hoje, as empresárias já são quase 8 milhões, porém, segundo o Sebrae, a maioria atua em empresas informais ou com menor estrutura. Infelizmente, a realidade brasileira não é única.
Para se ter ideia, no Vale do Silício apenas 2% das startups são chefiadas por mulheres. Racionalmente, todos consideram esses dados absurdos. Mas, esses conceitos continuam entranhados em nossa cultura.
Ao longo do tempo buscam-se alternativas para provar a importância das mulheres nas organizações. Mas, a especialista em diversidade nas organizações, Sarah Kaplan, da Rotman School of Management, trouxe à tona uma questão.
- Por que temos que provar que a mulher é necessária nas organizações?
- Por que criar casos para justificar o seu desempenho?
- Alguém já pediu isso a um homem?
- A verdade é que até nossas questões são permeadas por essa visão.
A história da mulher é marcada pela busca de uma justificativa para ser valorizada e por equilibrar milhares de pratos ao mesmo tempo.
No entanto, a história que temos que escrever é a da deusa grega Nikaia ou Nice que estava sempre próxima à Atena, a deusa da estratégia e das batalhas, garantindo-lhe o bom resultado.
E foi para mostrar esse lado vitorioso da mulher, que eu, juntamente com nove outras coaches oriundas de carreiras executivas, criamos o Grupo Nikaia.
O objetivo é empoderar as mulheres e fazer que entendam o contexto no qual estão inseridas dentro das organizações, além de fazer com que acreditem na sua capacidade de voar e chegar aonde desejam, como a deusa grega.
Essa batalha é longa e árdua.
Que Nikaia nos garanta mais uma vitória!
Por: Ana Paula Alfredo - http://www.gestaoenegocios.digisa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário