Detalhes não tão pequenos
Veja algumas atitudes simples - mas com bom efeito no relacionamento com a equipe - que você, diretor, pode adotar.
Conversa diária
Cumprimente todos ao chegar à escola e pergunte como estão, atualizando, se for o caso, conversas anteriores. Se alguém tiver um assunto mais sério a tratar, proponha marcar um horário. Mantenha a sala da direção sempre aberta para deixar claro que você está disponível.
Espaço com personalidade
Convide a equipe a escolher fotos tiradas em eventos da escola para estampá-las no mural. Se alguém recebe um prêmio pelo trabalho, reserve um lugar para exibi-lo. Isso ajuda a criar uma sensação de pertencimento à instituição. Lembre-se, no entanto, de que a escola é pública e o espaço deve refletir a comunidade escolar. Ou seja, nada de trazer objetos pessoais.
Celebração de festividades
Não é preciso um grande evento, mas as ocasiões importantes não devem passar em branco. Deixe a equipe decidir como comemorar: alguns aniversariantes preferem apenas cantar parabéns, outros querem trazer bolo. Um cartão assinado por todos os colegas também é uma demonstração simpática de carinho.
Acolhimento dos novatos
Converse com os novos funcionários antes de eles assumirem a função, perguntando sobre a trajetória profissional e pessoal. Assim, ao apresentá-los aos colegas, é possível dar informações que facilitam o primeiro contato. Não se esqueça também de apresentar o PPP.
Tratamento pelo nome
Nunca se refira ao funcionário apenas pelo cargo que ele ocupa. Se a pessoa tiver um apelido pelo qual goste de ser chamada, não há problemas em usá-lo - desde que ela seja consultada e dê permissão.
Postura flexível
Leve em conta a influência de acontecimentos da vida pessoal na rotina de trabalho. Se o filho de um professor está doente, deixe-o à vontade para ir embora, e assuma a responsabilidade de encontrar soluções para sua ausência.
Momentos de integração
Incentive a equipe a se conhecer melhor. Se algum funcionário tiver feito uma viagem, por exemplo, reserve um tempo em uma reunião ou promova uma conversa no horário de pausa para que ele compartilhe a experiência. Algumas escolas marcam dia e hora, uma vez por mês, para que o pessoal conte uma experiência interessante, como uma visita a um lugar pouco conhecido da cidade.
Copiado: http://gestaoescolar.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário