Basicamente o que queremos dizer é que os processos são essenciais para qualquer negócio, não temos dúvidas disso, mas independente disso, não podemos esquecer de que são ferramentas que engessam a sua organização em algum nível, tornando-a mais burocrática, dura e menos flexível.
O equilíbrio entre processos e flexibilidade é a chave para uma empresa pouco burocrática e organizada!
Se você não souber chegar ao equilíbrio do que mapear e de como controlar os seus processos de maneira adequada, pode ter certeza que das duas uma, ou você terá uma série de processos mapeados em cadernos bonitos e engavetados, que não estarão sendo usados na sua realidade, ou você terá uma série de atividades desnecessárias e retrabalhos que só vão onerar a sua organização.
Descobrindo os processos na sua empresa…
Se você parar para observar as milhares de empresas que existem no mundo e a forma como elas prestam serviços, vai perceber que as melhores organizações, com maiores padrões de atendimento repetem as mesmas atividades de forma maestral. Esse processo independe se você está em uma cidade do Brasil ou em outra na Europa ou se você está sendo atendido por um jovem de 18 anos ou por um senhor de 60.
Isso tudo mostra a importância de uma cultura organizacional voltada para uma gestão de processos bem implementados. Ao ter diretrizes claras do que fazer determinada atividade, o padrão de entrega de resultados costuma ser maior.
Por isso, é importante conhecer alguns conceitos básicos sobre processos:
Processos é um conjunto definido de passos para a realização de uma tarefa, descrito suficientemente bem para que possa ser consistentemente usado por pessoas diferentes. Um processo organizacional se caracteriza por:
- Ter início, fim e um objetivo;
- Ter um resultado específico;
- Ter as atividades para se chegar do início ao fim descritas.
Um processo é constituído por entradas (inputs), tarefas que agregam valor a essas entradas, e saídas (outputs), que são o resultado do trabalho executado durante o processo. Também podemos considerar um processo como um grupo de atividades realizadas em sequência que ao final produz um bem ou serviço.
Dentro de cada setor da empresa podem existir inúmeros processos, mas ao iniciar o mapeamento das atividades do seu negócio se preocupe primordialmente em mapear apenas os processos considerados críticos.
Gestão por processos é uma forma de gerenciar a empresa se pautando no uso de processos para a realização de atividades. Esses conceitos trazem a ideia do processo como um fluxo de trabalho, deixando claro que eles possuem início e fim bem delimitados e que propiciam resultados para os membros da empresa e para clientes.
O mais importante é ter bem claro que no final das contas, a sua empresa é formada por uma série de atividades que podem ser organizadas em processos. Saber disso vai te ajudar na uniformização de rotinas de trabalho das diversas áreas de negócio, da definição de responsabilidades na execução das rotinas e de eliminação de problemas por erro nesses processos.
Fonte: Luz Planilhas Empresariais –http://blogdoestagiario.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário