Nos dias atuais, em nosso trabalho, ouvimos muito o termo CEO, entretanto, você sabe qual o significado desta sigla?
Este é Chief Executive Officer, termo em inglês, que traduzido para nossa língua, representa o maior cargo na hierarquia organizacional de uma empresa – o de presidente.
Esta função não existe em todas as empresas e por muito tempo foi mais conhecida no universo das grandes multinacionais. Neste sentido, onde não há o cargo de presidente, o CEO é representado pelo diretor – geral, que rege toda a organização e é considerado o membro mais importante da instituição.
Cabe ao Chief Executive Officer definir a visão e missão da empresa e tomar as decisões estratégicas que colaborem para seu crescimento. É dele ainda a função de gerenciar e representar a organização, ser um embaixador da marca e tornar público o seu posicionamento de mercado frente aos clientes, colaboradores, sociedade, concorrentes, fornecedores, ou seja, a todos os seus stakeholders.
EXEMPLOS DE CHIEF EXECUTIVE OFFICER
Entre os CEOs mais conhecidos do mundo destacamos Bill Gates (Microsoft), Larry Page (Google), Jeff Bezos (Amazon) que se destacam no ramo da tecnologia por seu desempenho extraordinário. À frente de suas empresas criaram verdadeiros impérios, construíram inovações e grande parte do seu legado.
Assim, estes executivos são os grandes responsáveis, tanto por cuidar do desenvolvimento de seus produtos, como também da direção estratégica da empresa. Esse é por si só, um importante diferencial competitivo, pois ao ouvir os nomes de grandes CEOs, automaticamente, já os associamos às suas organizações.
Entretanto, atualmente, mesmo nas pequenas empresas, vemos profissionais se autointitulando como CEOs, o que causa certa confusão, pois sempre associamos este cargo ao alto escalão. Ainda assim, podemos entender que ao usar este termo, os empreendedores estão apenas querendo dizer, de forma mais rebuscada, que são os principais gestores de suas empresas.
Ainda assim, o CEO significado vai além, pois mais que o mais alto cargo na hierarquia da empresa, esta posição denota a importância da figura deste profissional. Este, por sua vez, deve ter competências e habilidades diferenciadas, visão sistêmica, espírito empreendedor e inovador, tomar decisões assertivas, ter uma comunicação clara e objetiva e habilidades nas relações interpessoais.
Esta última qualidade, não é uma unanimidade entre os CEOs, que muitas vezes são conhecidos também pelo seu temperamento forte, o que nem sempre agrada aos liderados e subordinados mais próximos. Ainda assim, a genialidade de Chiefs, como Steve Jobs, por exemplo, faz com que até mesmo seus pontos de melhoria sejam vistos como seus pontos fortes. Maravilhoso!
Copiado: http://www.jrmcoaching.com.br/
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