Muitos empresários acreditam que pelo simples fato de terem acabado de contratar uma plataforma de e-commerce, já estão com tudo pronto para das início a sua operação de e-commerce?
Apesar do que possa parecer, iniciar uma operação de comércio eletrônico não requer apenas a contratação de uma plataforma.
A plataforma de e-commerce é apenas uma das diversas peças que contemplam toda a operação de um e-commerce.
A lista de outros fornecedores que também são indicados e/ou necessários para se iniciar uma operação é extensa, e por isso resolvi destacar alguns aqui para vocês:
- Agência Implantadora
Algumas plataformas vendem apenas o software sem nenhuma customização do layout da loja virtual. São nesses casos que entram as agências implantadoras. Elas ficam responsáveis pela elaboração, junto com o cliente, e aplicação do layout do site de acordo com as melhores práticas do mercado. São de extrema importância para que você possa realmente dar a “sua cara” ao seu comércio eletrônico, se diferenciando dos concorrentes.
- Meios de Pagamento
Como todos sabem, o meio de pagamento mais utilizado para compras virtuais é o cartão de crédito. Para que o seu e-commerce ofereça essa opção para o seus usuários é necessário contratar um adquirente, que será responsável por oferecer as bandeiras que poderão ser transacionadas e pela efetiva captura das transações.
- Certificado SSL
O certificado SSL é um certificado que assegura que há uma comunicação segura entre o browser do usuário e o site, garantindo a privacidade e integridade dos dados e evitando qualquer tentativa de roubo de informações.
O certificado SSL é ideal para dar mais credibilidade e confiança aos usuários, já que esse é um ponto que ainda deixa muitas pessoas inseguras sobre a realização de compras pela internet.
- Antifraude
O antifraude é uma ferramenta de autenticação das transações do site, seu principal objetivo é verificar e analisar se a pessoa que realizou a compra é realmente quem diz ser, evitando fraudes e estornos.
Sabemos que existem diversas pessoas com más intenções que realizam compras com cartões de crédito clonados ou roubados, gerando prejuízos tanto para a vítima como para o lojista (no momento em que as compras são recusadas pela verdadeiro proprietário do cartão). Para evitar prejuízos e dor de cabeça com estornos é altamente recomendável se contratar uma ferramenta de antifraude.
- ERP
O ERP funciona como um sistema de gerenciamento de toda a operação, sendo muitas vezes chamado de “coração da empresa”. Ele centraliza diversos controles, como o de estoque, de compras e recebimento, de entregas, financeiro, entre outros.
Além disso ele é responsável por toda a parte de back-office do seu e-commerce, realizando a emissão de notas fiscais, automatização dos processos e acompanhamento completo dos pedidos. É imprescindível para se obter um crescimento e um ganho de escala estruturado.
- Distribuição
Realizada uma compra no seu site, o próximo passo é preparar o produto e enviá-lo para o cliente, e para isso é necessário contratar serviços de distribuição. O mais conhecido deles é os Correios, que disponibiliza diferentes serviços, entre eles, um exclusivo para o comércio eletrônico, que é o e-Sedex.
Embora muitos optem por trabalhar apenas com os correios, também é interessante se trabalhar com transportadoras. Assim se evita greves e sobrecarregamento do serviço nas épocas como o natal, além de permitir a entrega de produtos com um volume e/ou peso que não são aceitos pelos Correios.
- Agências de Mídia
As agências de mídia ficam responsáveis por elaborar, executar e gerenciar as campanhas de marketing do seu site. Temos aquelas que trabalham com links patrocinados, Facebook Ads, mídias sociais, e-mail marketing, entre outros.
As agências são muito importantes para divulgação da sua loja virtual, e quanto mais tráfego, maiores serão as suas chances de realizar uma venda, mas sempre lembrando que deve-se buscar um tráfego qualificado.
- Capacitação de pessoal interno
Outra opção que vem sendo adotada por diversas empresas é a capacitação em marketing digital de seus colaboradores, visando um alinhamento maior das estratégias com a cultura da empresa e também redução de custos através do corte da taxa que é para às agências.
Apresentei aqui apenas alguns dos outros fornecedores, fora a plataforma, que formam toda a complexa operação de um e-commece. Por isso que sempre batemos na tecla de que é muito importante um bom planejamento do negócio, aumentando assim as chances de sucesso.
Por Alan Pascotto - http://www.guiadeecommerce.com.br/
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