Abrir o seu próprio negócio não é uma tarefa fácil. Há obstáculos, dias corridos e cansativos. Mas, ser um empreendedor é exatamente isso: superar cada dificuldade sem se render. No entanto, uma pausa para o descanso é mais que necessário.
Então aproveite este momento para buscar entusiasmo com filmes que relatam histórias e pessoas que driblaram os problemas e alcançaram seus objetivos.
Seja ele uma aventura, uma comédia ou um documentário que o convite a reflexionar. Uma boa história nos motiva. Para ajudar, criamos uma lista de nove filmes que marcaram um antes e um depois na mente dos empreendedores de todo o mundo, durante o processo de criação ou amadurecimento de uma ideia.
Inspire-se e celebre as conquistas das grandes lições.
1- Chef (2014)
O ator e diretor Jon Favreau interpreta o chef Carl Casper, que trabalha em um restaurante que impõe limitações para a sua criatividade e, além disso, passa a ser massivamente criticado pela mídia.
Neste cenário, ele decide mudar a sua vida e, mesmo sem saber qual seria o primeiro passo a ser dado, se muda de cidade e monta um caminhão de comida cubana ambulante.
2- Piratas do Vale do Silício (1999)
Este filme é inspirador principalmente para os micro-empreendedores das start-ups. Mesmo com alguns dados não verídicos, o filme mostra, em uma linguagem de documentário, os primeiros dias do início da febre tecnológica no principal centro de inovação dos Estados Unidos e o surgimento de Bill Gates e Steve Jobs.
Uma visão interessante da rivalidade entre os fundadores da Microsoft e Apple.
3-A rede social (2010)
Ainda no universo do Vale do Silício, o tema principal deste filme é se perguntar se no momento de criar uma empresa, o mais importante é a ideia ou a execução dela. No enredo, o longa mostra como Mark Zuckerberg passou de um estudante de Havard a um jovem capaz de lançar a rede social mais popular do mundo.
Ou, como fazer com que uma start-up tenha êxito ao exibir algumas qualidade como flexibilidade e resistência. Ideias, desenvolvimento e rentabilidade, os fatores -chave na vida de um empreendedor.
4-Jerry Maguire – A grande virada (1996)
Neste filme, o protagonista Jerry Maguire (Tom Cruise), um agente esportivo que busca impor seus valores morais e esforços, acaba deixando seu trabalho de anos para perseguir seus sonhos.
Com muita dedicação e um bom uso das relações públicas, este longa é inspirador porque mostra a reconstrução, desde o zero, de uma vida executiva de sucesso.
5-The Corporation (2003)
Produzido e dirigido pela dupla Jennifer Abbott e Mark Achbar, o documentário teve roteiro adaptado do livro "The Corporation: The Pathological Pursuitof Profit and Power", do escritor Joel Bakan. Por meio de uma análise crítica, o filme mostra o impacto das corporações no cotidiano das pessoas.
“Acho o filme muito contundente, a brincadeira de apresentar cada empresa como se fosse uma pessoa psicopata é uma sacada inteligente. E a reflexão que fica: até que ponto se deve ir em busca do lucro máximo?”, conta a diretora e roteirista Mara Mourão.
6-Inside Job (2010)
O documentário de Charles Ferguson é uma reflexão sobre a crise financeira global que começou em novembro de 2008. Dividido em cinco partes, Ferguson, explora a forma que as mudanças políticas e os métodos econômicos aplicados por bancos contribuíram para o início da crise.
7-À Procura da felicidade (2006)
Baseado na vida do empresário estadunidense Chris Gardner, o filme mostra de forma transparente e cheia de sentimentos como as dificuldades serviram de oportunidade para Gardner não desistir de seus sonhos.
É um exemplo de como criar resiliência no ambiente profissional.
Quando o personagem percebia que os resultados de um projeto não agradavam, ele mudava as estratégias, passando por muitas dificuldades e sem medo de encarar longas jornadas, até atingir sua meta final.
8-Lixo extraordinário (2010)
Esse é um documentário que ajuda a despertar o lado criativo dos empreendedores e a pensar em novas formas para as coisas que já existem.
O longa conta o trabalho do artista plástico Vik Muniz com catadores do aterro do Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário da América Latina, localizado em Duque de Caxias, Norte da Baía de Guanabara.
O ponto central é a transformação na vida dos catadores que participaram do projeto, além das obras desenvolvidas com os materiais coletados que hoje valem uma fortuna.
9-Quem se importa (2014)
A película, dirigida por Mara Mourão, estimula a reflexão sobre o empreendedorismo social. Nele, acompanhamos diversas histórias de empreendedores engajados, entre eles, Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz, e Bill Drayton, fundador da Ashoka.
As filmagens foram realizadas em sete países.
“Percebi que hoje os jovens estão atrás de propósitos e não só de dinheiro, é incrível ver a empolgação e a conscientização que muitos adotam após o filme”, conta a diretora.
Copiado: http://economia.uol.com.br/
Excelente lista de filmes! Eu fiquei muito interessada. Por certo faz pouco eu vi um filme sobre o empreendedor de McDonalds. Eu li no The Founder resumo que estrenou no ano passado, foi uma surpresa pra mim, já que foi uma historia muito criativa que usou elementos innovadores. Gostei muito da história por que não é tão previsível como outras. Acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas. Se ainda não tiveram a oportunidade de vê-lo, eu recomendo.
ResponderExcluir