A Gestão evidente hoje como uma atividade importante para o desenvolvimento dos resultados da empresa, como qualquer área acaba desenvolvendo um comportamento natural, o comodismo do dia a dia, ou até mesmo acaba caindo não ciclo do deixa tudo assim por que sempre foi assim.
A visão deste artigo é descrever 7 pontos que podem lhe auxiliar a entender alguns pontos fundamentais para a melhoria contínua da Gestão.
O treinamento é responsável não somente pela capacitação das pessoas como também pela Qualificação de um processo, que por fim busca concluir um serviço ou produto conforme os requisitos originais.
Mantenha sempre em mãos um calendário de treinamento categorizado por temas e um formulário de avaliação de desempenho sobre os temas e seus resultados e não somente sobre as pessoas, pois desta forma você conseguirá globalizar ações mais objetivas.
Este sim é o calcanhar de Aquiles da Gestão e neste ponto devemos nos manter sempre atualizado para que não se caia na armadilha de uma não conformidade, para isso avaliar os processos conforme os procedimentos devem ser considerados importantes, mesmo havendo um documento onde registre solicitações de alterações, devemos estar atento a possíveis mudanças fora dos padrões.
A auditoria é responsável pela verificação dos processos e seus procedimentos conforme padrões, para isso planejar auditorias com foco na situação atual e a situação padrão deve ser algo simples, mas que tal mudar este processo de auditoria programada e de vez em quando auditar sem calendário para verificar situações adversas que não estão presentes em datas oficiais de auditoria.
Os instrumentos de medição além de monitorados devem receber toda a atenção para o seu manuseio, evitando que este instrumento deixe de atender suas tolerâncias e não acabe se tornando um instrumento problemático para os processos, ou seja, o instrumento está calibrado? Se a resposta for sim é sinal de que existe um gerenciamento, mas este mesmo instrumento está sendo manuseado da forma correta? Portanto a qualificação das pessoas no uso destes instrumentos deve ser considerada algo fundamental para a Gestão.
Não adianta atualizar indicadores em datas definidas no período de reuniões, isso gerar o comportamento de ações corretiva, realizar avaliações constantes e tomar ações para que seu comportamento seja melhorado é o ideal, para isso devemos estar atento não somente nos indicadores e sim no processo onde este mesmo está sendo direcionado, o comitê da Qualidade além de realizar análise, deve estar voltado para o processo onde o mesmo medido avaliando as particularidades críticas de maneira preventiva.
Este é o terror de todos os gestores, na grande maioria os problemas decorrem de uma ação mal realizada, neste sentido quando este mesmo problema é detectado se toma uma ação corretiva sobre esta mesma não conformidade, mas o mais sensível de uma Gestão é você se direcionar na prevenção de ocorrências fora dos padrões, o que gera economia e resultados mais eficientes.
Embora as atividades de gerenciamento sejam inúmeras, o que vale lembrar que a organização é fundamental para o sucesso da Gestão, muitas planilhas de controle não é sinal de organização, então devemos centralizar estas informações facilitando pesquisas, gerenciamento e atualizações constantes.
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