Essa matriz é uma ótima referência para você ter embasamento na hora de contratar, promover ou dispensar um colaborador.
1º QUADRANTEMOTIVADO 2º QUADRANTEINCOMPETENTE 3º QUADRANTEDESMOTIVADO 4º QUADRANTECOMPETENTE
1) Se a pessoa está no 1º e no 2º Q, o que devo fazer?
Note que é uma pessoa motivada, mas, que está incompetente: Há uma série de motivos para alguém ser considerado incompetente, mas, o que mais me preocupa não são os incompetentes, mas, sim, líderes que colocam pessoas competentes em lugares errados, ou seja, a pessoa não é incompetente, ela está incompetente na função que a colocaram equivocadamente, e não deram treinamento.
As empresas têm perdido muitos talentos por os colocarem em funções para as quais eles não são bons. Tem gente que é fera em informática, entretanto, mal consegue se comunicar, mas, como é muito boa em informática, o líder a coloca para ser vendedor de peças e serviços de informática, matando a competência do colaborador.
- O que precisa ser feito para que uma pessoa motivada, todavia, incompetente dê certo?
Dar a ela treinamento, mas, não de palestras motivacionais, e sim, treinamento naquilo que lhe falta, sejam habilidades de comunicação, conhecimento do produto, da função.
2) Se a pessoa está no 1º e no 4º Q?
Ótimo, esse é o tipo de colaborador dos sonhos: motivado e competente.
Mas, normalmente essas pessoas precisam de desafios, novas e maiores oportunidades. Raramente quem é motivado e competente aguenta uma rotina na qual não consegue ver crescimento contínuo.
É nessas pessoas vale muito à pena investir. Não é ruim elas virarem estrelas, afinal, são ótimas no que fazem.
O importante é a liderança deixar claro que não adianta apenas elas brilharem enquanto todos os demais se apagam.
Uma estrela solitária não ilumina todo o céu empresarial. Porém, quase sempre pessoas motivadas e competentes reconhecem que o gol só saiu porque haviam bons zagueiros, laterais e meio-campo no jogo!
3) 3º e 4º Q: desmotivados, mas competentes também existem muitos.
Às vezes as pessoas aceitam qualquer trabalho e não conseguem ver nele expectativas de realizarem seus sonhos, ou, sequer de manter sua dignidade. Mas, como competência tem sido algo raro, vale à pena a liderança pensar em formas de recompensar o colaborador.
Mesmo que a empresa não possa pagar a ele o quanto merece, dar alguns bônus é importante, reconhecer seu empenho também, afinal, pode ser que a desmotivação não tenha a ver com dinheiro, mas, meramente com falta de elogios, tapinha nas costas, um aperto de mão, um “muito obrigado”.
4) 2º e 3º: por mais ser humano que eu seja, e adore ajudar as pessoas, é complicado ajudar quem é incompetente e desmotivado, sobretudo, no meio empresarial.
Como Coach, eu faria de tudo para ajudar essa pessoa a se ajudar, mas, como empresário, a enviaria ao recursos humanos para demissão, afinal, nunca são os outros os responsáveis pelos nossos fracassos.
Quem vive desmotivado e é incompetente fez sua opção, e, talvez a melhor forma de ajudá-la seja a demitindo.
E você, o que faria em cada um dos casos?
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