RECEBIMENTO
Conceituação
Recebimento é a atividade intermediária entre as tarefas de compra e
pagamento ao fornecedor, sendo de sua responsabilidade a conferência dos
materiais destinados à empresa.
As atribuições básicas do Recebimento são :
1.coordenar e
controlar as atividades de recebimento e devolução de materiais;
2. analisar a
documentação recebida, verificando se a compra está autorizada;
3. controlar os
volumes declarados na Nota Fiscal e no Manifesto de Transporte com os volumes a
serem efetivamente recebidos;
4. proceder a conferência
visual, verificando as condições de embalagem quanto a possíveis avarias na
carga transportada e, se for o caso, apontando as ressalvas de praxe nos
respectivos documentos;
5. proceder a
conferência quantitativa e qualitativa dos materiais recebidos;
6. decidir pela
recusa, aceite ou devolução, conforme o caso;
7. providenciar a
regularização da recusa, devolução ou da liberação de pagamento ao fornecedor;
8. liberar o material
desembaraçado para estoque no almoxarifado;
A análise do Fluxo de Recebimento de Materiais permite dividir a função em quatro fases :
A análise do Fluxo de Recebimento de Materiais permite dividir a função em quatro fases :
1a fase - entrada de materiais ;
2a fase - conferência quantitativa;
3a fase - conferência qualitativa;
4a fase - regularização;
1a fase - Entrada de Materiais :
A recepção dos veículos transportadores efetuada na portaria da empresa
representa o início do processo de Recebimento e tem os seguintes objetivos :
· a recepção dos veículos transportadores;
· a triagem da documentação suporte do recebimento;
· constatação se a compra, objeto da Nota Fiscal em análise, está
autorizada pela empresa;
· constatação se a compra autorizada está no prazo de entrega contratual;
· constatação se o número do documento de compra consta na Nota Fiscal;
· cadastramento no sistema das informações referentes a compras
autorizadas, para as quais se inicia o processo de recebimento;
· o encaminhamento desses veículos para a descarga;
As compras não autorizadas ou em desacordo com a programação de entrega
devem ser recusadas, transcrevendo-se os motivos no verso da Nota Fiscal. Outro
documento que serve para as operações de análise de avarias e conferência de
volumes é o "Conhecimento de Transporte Rodoviário de Carga", que é
emitido quando do recebimento da mercadoria a ser transportada.
As divergências e irregularidades insanáveis constatadas em relação às
condições de contrato devem motivar a recusa do recebimento, anotando-se no
verso da 1a via da Nota Fiscal as circunstâncias que motivaram a recusa, bem
como nos documentos do transportador. O exame para constatação das avarias é
feito através da análise da disposição das cargas, da observação das
embalagens, quanto a evidências de quebras, umidade e amassados.
Os materiais que passaram por essa primeira etapa devem ser encaminhados
ao Almoxarifado. Para efeito de descarga do material no Almoxarifado, a
recepção é voltada para a conferência de volumes, confrontando-se a Nota Fiscal
com os respectivos registros e controles de compra. Para a descarga do veículo
transportador é necessária a utilização de equipamentos especiais, quais sejam
: paleteiras, talhas, empilhadeiras e pontes rolantes.
O cadastramento dos dados necessários ao registro do recebimento do
material compreende a atualização dos seguintes sistemas :
Sistema de Administração de Materiais e gestão
de estoques: dados necessários à entrada dos materiais em estoque, visando
ao seu controle;
Sistema de Contas a pagar : dados referentes
à liberação de pendências com fornecedores, dados necessários à atualização da
posição de fornecedores;
Sistema de Compras : dados necessários à
atualização de saldos e baixa dos processos de compras;
2a fase - Conferência Quantitativa;
É a atividade que verifica se a
quantidade declarada pelo fornecedor na Nota Fiscal corresponde efetivamente à
recebida. A conferência por acusação também conhecida como " contagem
cega " é aquela no qual o conferente aponta a quantidade
recebida, desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor. A confrontação
do recebido versus faturado é efetuada a posteriori por meio do Regularizador que
analisa as distorções e providencia a recontagem.
Dependendo da natureza dos materiais envolvidos, estes podem ser
contados utilizando os seguintes métodos :
Manual : para o caso de pequenas
quantidades;
Por meio de cálculos : para o caso
que envolvem embalagens padronizadas com grandes quantidades;
Por meio de balanças contadoras pesadoras: para casos que
envolvem grande quantidade de pequenas peças como parafusos , porcas, arruelas;
Pesagem : para materiais de maior peso ou
volume, a pesagem pode ser feita através de balanças rodoviárias ou
ferroviárias;
Medição : em geral as medições são feitas por
meio de trenas;
3a fase -CONFERÊNCIA QUALITATIVA
Visa garantir a adequação do material ao fim que se destina. A análise
de qualidade efetuada pela inspeção técnica, por meio da confrontação das
condições contratadas na Autorização de Fornecimento com as consignadas na Nota
Fiscal pelo Fornecedor, visa garantir o recebimento adequado do material
contratado pelo exame dos seguintes itens:
1. Características
dimensionais;
2. Características
específicas;
3. Restrições de
especificação;
MODALIDADES DE INSPEÇÃO DE MATERIAIS
São selecionadas a depender do tipo de material que se está adquirindo,
quais sejam :
1.
Acompanhamento durante a fabricação : torna-se
conveniente acompanhar in loco todas as fases de produção, por
questão de segurança operacional;
2.
Inspeção do produto acabado no fornecedor : por interesse do
comprador, a inspeção do P. A. será feita em cada fornecedor;
3.
Inspeção por ocasião do fornecimento : a inspeção será
feita pôr ocasião dos respectivos recebimentos.
DOCUMENTOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE INSPEÇÃO :
1. especificação de
compra do material e alternativas aprovadas;
2. desenhos e
catálogos técnicos;
3. padrão de inspeção,
instrumento que norteia os parâmetros que o inspetor deve seguir para
auxiliá-lo a decidir pela recusa ou aceitação do material.
SELEÇÃO DO TIPO DE INSPEÇÃO
A depender da quantidade, a inspeção pode ser total ou por amostragem,
utilizando-se de conceitos estatísticos.
A análise visual tem
por finalidade verificar o acabamento do material, possíveis defeitos, danos à
pintura, amassamentos.
A análise dimensional tem
por objetivo verificar as dimensões dos materiais, tais como largura,
comprimento, altura, espessura, diâmetros.
Os ensaios específicos
para materiais mecânicos e elétricos comprovam a qualidade, a
resistência mecânica, o balanceamento e o desempenho de materiais e/ou
equipamentos.
Testes não destrutivos de ultra-som,
radiografia, líquido penetrante, dureza, rugosidade, hidráulicos, pneumáticos
também podem ser realizados a depender do tipo de material.
4a fase -REGULARIZAÇÃO
Caracteriza-se pelo controle do processo de recebimento, pela
confirmação da conferência qualitativa e quantitativa, respectivamente por meio
do laudo de inspeção técnica e pela confrontação das quantidades conferidas
versus faturadas.
O processo de Regularização poderá dar origem a uma das seguintes
situações :
1. liberação de
pagamento ao fornecedor ( material recebido sem ressalvas);
2. liberação parcial
de pagamento ao fornecedor;
3. devolução de
material ao fornecedor;
4. reclamação de falta
ao fornecedor;
5. entrada do material
no estoque;
Documentos envolvidos na Regularização :
Os procedimentos de Regularização, visando à confrontação dos dados,
objetivando recontagem e aceite ou não de quantidades remetidas em excesso pelo
fornecedor, envolvem os seguintes documentos :
1. nota Fiscal;
2. conhecimento de
transporte rodoviário de carga;
3. documento de
contagem efetuada;
4. relatório técnico
da inspeção inspeção;
5. especificação de
compra;
6. catálogos técnicos;
7. desenhos;
Devolução ao Fornecedor
O material em excesso ou com defeito será devolvido ao Fornecedor,
dentro de um prazo de 10 dias a contar da data do recebimento, acompanhado da
Nota Fiscal de Devolução, emitida pela empresa compradora.
Autor: Sergio Lopes de Souza Junior - Especialista em automação de projetos de engenharia. Administrador de CAD/CAE Administrador de Sistemas de Materiais Oracle Master Certified Consultor Técnico
o que podemos afimar sobre a regularizacao dos materiaisquando recebemento
ResponderExcluiro que siguinifica materias recebidos sem resalvas,estou fazendo o curso de almoxarifado tenho um trabalho para entregar sobre esse assunto.
ResponderExcluir