Qual é a sua Idade?
Você já teve que responder a essa pergunta durante uma entrevista de trabalho?
Como reagiu?
Depois de muitos anos morando e trabalhando fora do Brasil, me deparei como milhares de pessoas com a famosa reestruturação e a necessidade de buscar uma recolocação no mercado de trabalho.
Que surpresa e decepção com meu país de origem, esse mesmo que você está pensando, o Brasil, aquele do politicamente correto, onde grandes questões de discriminação vêm sendo discutidas e outras polemizadas através das redes sociais.
Ao tomar a decisão de aplicar para algumas posições no Brasil, não demorou para ser convidado a participar de entrevistas com profissionais de recursos rumanos.
No momento da primeira entrevista, depois da apresentação inicial começaram as perguntas, adivinha qual foi a primeira pergunta!!!
QUAL É A SUA IDADE?
Tive um choque tão grande com a pergunta que fiquei calado por alguns segundos, sem acreditar que um profissional de recursos humanos, de uma empresa conceituada no país do politicamente correto me havia feito essa pergunta.
Fiz o possível para não deixar transparecer, mas fiquei ofendido, me senti fortemente discriminado e decidi não aceitar aquela situação, pois afinal se uma empresa permitia que um profissional de recursos humanos fizesse esse tipo de pergunta, essa não era a empresa para a qual eu gostaria de trabalhar.
Depois do choque inicial, agradeci à oportunidade e terminei voluntariamente a entrevista.
Deixo meu convite a empresas que ainda perguntam a idade a seus candidatos, que reflitam e realmente eliminem qualquer fator que possa levar a discriminação.
Em inglês eu diria “Walk the Talk” ou “praticar o que se fala”.
Aos candidatos, convido a não aceitar esse tipo de discriminação, sei que é difícil, mas é preciso ter coragem para dizer não obrigado, e partir para outra oportunidade que te valorize como profissional reconhecendo suas habilidades e experiência.
Diga não à discriminação por idade!!!
Apenas para concluir, consegui recolocação em uma empresa Europeia que jamais perguntou a minha idade, e contrata em sua maioria profissionais maduros e experientes.
Sigo fora do Brasil.
Antonio Mello
Copiado: https://www.linkedin.com/in/antoniomello/
Nenhum comentário:
Postar um comentário