quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Marketing de Recrutamento, o que é?

 

O mercado de trabalho está passando por uma grande turbulência no momento. 

A rotatividade de funcionários com “A Grande Demissão”, “Demissão Silenciosa” e relatórios recordes de esgotamento de funcionários interrompem a dinâmica entre os funcionários e seus locais de trabalho.

Dê a ele qualquer nome grandioso e conotação aterrorizante que você quiser, mas um fato simples permanece: os trabalhadores estão ficando cada vez mais desiludidos com seus locais de trabalho. 

A sensação de ser desvalorizado, mal pago e sobrecarregado está se espalhando.

Os departamentos de RH encontram-se agora envolvidos numa tarefa de crescente importância: o marketing de recrutamento.

O marketing de recrutamento é essencial para a aquisição de talentos e a manutenção da competitividade em seu setor.

Alguns departamentos de RH podem já estar executando iniciativas de marketing de recrutamento, mas não possuem um plano formal para orientar seus esforços.

No entanto, os departamentos de RH devem começar a implementar uma estratégia formal de marketing de recrutamento. 

Dessa forma, eles podem identificar as deficiências em sua abordagem e melhorar sua eficiência e sucesso.

Para ajudar os profissionais de RH a entender o conceito de marketing de recrutamento, compartilharemos uma rápida visão geral de alguns fundamentos e práticas recomendadas.

O que é marketing de recrutamento?

A definição está no nome: o marketing de recrutamento é a técnica que envolve o uso de estratégias de marketing para recrutar funcionários para o seu negócio.

O marketing de recrutamento tornou-se mais crítico do que nunca, pois os funcionários começaram a ter mais poder sobre seu local de trabalho. 

À medida que a competição pelos melhores talentos se torna mais complexa, você deve fazer todo o possível para vender sua empresa como o melhor destino para os trabalhadores.

O marketing de recrutamento tornou-se tão essencial que os profissionais de marketing de recrutamento agora têm papéis e planos de carreira definidos nos departamentos de RH. 

Pode se tornar uma tarefa bastante dedicada, portanto, ter um foco em tempo integral é uma boa jogada.

Quais são seus benefícios?

Já mencionamos a capacidade de atrair a concorrência em mercados de trabalho desafiadores, mas vai além disso. 

O marketing de recrutamento pode ajudá-lo a atrair os candidatos e os mais qualificados entre eles.

Se a marca da sua empresa precisar de mais qualidade e sedução, você pode parecer algo diferente de um destino privilegiado para alguns funcionários.

Assim como você comercializaria seus produtos ou serviços como uma compra valiosa, você deve vender sua empresa como um lugar interessante, onde os funcionários serão motivados a vir trabalhar e permanecer engajados.

Assim como um funil de marketing que você usaria para os consumidores, existe um funil de marketing para o marketing de recrutamento. Dividimos em algumas etapas gerais:

  • Conhecimento
  • Interesse
  • Conversão/Decisão
  • Aplicativo
Conhecimento

Uma experiência compartilhada em muitas cidades é que você verá inúmeras placas de “Precisa-se de ajuda” nas janelas. 

Esta publicidade pode ter sido suficiente para atrair trabalhadores no passado. 


No entanto, as pessoas ouviram as histórias e viram a realidade de trabalhar em muitos desses lugares e não desejam procurar emprego.

Mas a única coisa que esses sinais clichês acertam é promover a conscientização dessas posições em primeiro lugar.

Essa é a importância da etapa de conscientização do funil de marketing de recrutamento. 

Você precisa ser capaz de encontrar seu funcionário em potencial em qualquer plataforma onde ele possa ver suas necessidades de emprego.

Atualmente, muitos funcionários não estão buscando ativamente novas oportunidades de emprego, o que significa que anúncios genéricos de “contratando agora” podem não atrair os melhores grupos de candidatos. 

Em vez disso, procure informar potenciais candidatos onde quer que estejam online, aumentando a conscientização em plataformas de rede. 

O LinkedIn é a principal plataforma de mídia social profissional para atrair candidatos a cargos assalariados ou corporativos.

No entanto, se você procura candidatos para cargos de hora em hora ou no setor de serviços, o Instagram e outros sites de mídia social provam ser plataformas de recrutamento bem-sucedidas, destacando a cultura da sua empresa. 

Essas são áreas onde as pessoas se reúnem mesmo quando não estão procurando ativamente por um novo emprego, resultando em grupos potenciais de candidatos maiores. 

As estratégias mais bem-sucedidas combinam essas táticas valiosas com plataformas de busca de empregos como o Indeed.

Agora que abordamos a conscientização, como você se posiciona para fazer a melhor oferta aos funcionários? Você cria interesse.

Interesse

Então, você conseguiu que um funcionário em potencial visse sua oportunidade de negócio e emprego, mas o que você está fazendo para torná-lo interessado nessa proposta? 

Esta conjuntura é onde os proverbiais sinais de janela podem começar a falhar.

Aumento do salário mínimo, férias remuneradas e cobertura de seguro são benefícios frequentemente mencionados pelas empresas como parte de seu marketing gerador de interesse. 

No entanto, no estado atual do mercado, isso pode ser insuficiente.


Alguns funcionários já possuem excelentes salários, mas têm um péssimo equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Qual é o valor de todo o dinheiro do mundo se você não tem tempo ou vida social para gastá-lo? 

Os benefícios de saúde são essenciais, mas se sua empresa for a causa dos problemas de saúde de um funcionário, eles acabarão percebendo que o benefício mais significativo para sua saúde seria sair.

Enfatize a cultura da sua empresa, conte a história da experiência de trabalho do funcionário e descreva como a empresa considera o valor dos trabalhadores, sua vida pessoal e saúde.

Lembre-se que menos pode ser mais aqui. Não faça candidatos em potencial lerem um romance mal formatado para ter uma ideia da vida em sua empresa.

Decisão

Se você conseguiu atrair e interessar funcionários em potencial com sua estratégia, certifique-se de terminar com força, garantindo a decisão deles.

Nesta etapa do funil de marketing de recrutamento, você deseja concluir a venda de sua empresa detalhando totalmente o escopo de sua oferta aos funcionários. 

Esse detalhamento significa detalhar seus benefícios, condições de pagamento e se o trabalho oferece trabalho remoto ou flexível.

Se houver uma pergunta que um candidato tenha ou possa fazer, você deve ter certeza de que pode respondê-la.

Aplicativo

Você pode tornar seu trabalho o mais atraente possível, mas alguns funcionários em potencial ainda podem hesitar em se candidatar. 

Você pode evitar isso simplificando o processo de inscrição e recrutamento e tornando a abordagem do seu negócio o mais simples possível.

Os candidatos em potencial adaptarão seus portfólios para melhor atender às suas necessidades. Eles também podem estar esperando um longo processo de entrevista.

Suponha que você possa melhorar sua eficiência de recrutamento. Nesse caso, você pode começar a reduzir mais as partes tributárias do processo de inscrição, tornando ainda mais fácil para os funcionários em potencial dar uma chance ao seu negócio.

Ouça e adapte

A parte “Humana” dos recursos humanos exige que os profissionais de RH se adaptem às novas tendências e permaneçam relevantes para os funcionários de forma consistente.

Você vai querer ouvir o que funciona para os funcionários atuais e o que impediu os candidatos de se inscreverem para orientar sua estratégia de marketing de recrutamento.

Copiado: https://www.taqe.com.br/

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