Durante um longo tempo o trabalho foi considerado um item obrigatório na vida das pessoas enquanto a diversão era algo ligada apenas ao lazer e ao tempo livre dedicado às outras áreas da vida que não a profissional.
Nos dias de hoje já é sabido e comprovado que ambientes de trabalho podem gerar altos índices de estresse e que, independentemente de suas causas, acabam levando o colaborador a sentir que o seu trabalho é, em realidade, uma fonte de sofrimento e que pode ser o responsável pelo aparecimento de doenças físicas e mentais.
Tecnologia e tudo que é tangível são apenas atores coadjuvantes no palco corporativo. Também importantes, mas cuja importância não se compara à dos atores principais.
E para que a trajetória das pessoas, e também a da empresa, siga sempre em alta, nada mais lógico do que investir em duas frentes: na saúde do ambiente de trabalho e na saúde das pessoas.
Talvez por isso, os gestores já acordaram para o fato que colaborador é...
GENTE, PESSOA:
- gente que pensa,
- gente que faz,
- que ri,
- que chora,
- que produz,
- que vende,
- que inova,
- que faz a empresa crescer e ter lucro,
- gente que constrói o sucesso da corporação...
- um indivíduo,
- indivisível,
- único,
- que possui corpo,
- mente e
- alma.
Gestores que possuem plena consciência deste fato farão o possível e o impossível para transformar o local de trabalho no segundo lar do colaborador.
Um ambiente onde sua felicidade e sua motivação constantes se transformam em produtividade e lucro e onde todos ganham.
Isto inclui vários itens, sendo alguns deles o mobiliário, a iluminação, sistemas antirruído, adaptações para colaboradores portadores de necessidades especiais, etc.
Além disso, o ambiente deve propiciar uma relação entre todos os colaboradores baseada na confiança, no respeito, na empatia, no perdão e na transparência.
Tudo isso torna o ambiente:
- mais harmônico,
- mais equilibrado,
- mais leve,
- mais saudável,
- mais criativo,
- mais solidário,
- mais descontraído, e,
- sem dúvida,
A pessoa aumenta sua autoestima, sente-se mais reconhecida, mais valorizada e, na manhã de uma segunda-feira, certamente irá exclamar:
- Oba! Vou trabalhar!
Em vez de:
- Tenho que ir trabalhar.
Foi-se a época onde ambientes que mantinham colaboradores estressados apresentavam alta produtividade.Empresas que possuem um ambiente e um rol de ações focadas em qualidade de vida.
Compreendida de uma forma holística – geram motivação extra, a qual se tornará uma mola propulsora para o sucesso da corporação
São empresas com esta visão que acabam entrando no rol das melhores para se trabalhar.
Uma ação que certamente contribui para um ambiente de trabalho saudável é a prática do bom humor e do riso, embora mantê-los em ambientes desagradáveis pode ser mais um desafio a ser vencido.
Uma pesquisa realizada por Marco Sampietro, da Universidade de Bocconi (Milão, Itália) com 1860 colaboradores da Itália, Grã-Bretanha, França, Rússia, Alemanha, Estados Unidos e Japão, mostrou que 98% deles usam o bom humor no trabalho e 99% o apreciam.
Afirma o autor que “líderes bem humorados fazem seus liderados rir, e assim conseguem fortalecer sua imagem e exercer a liderança de forma eficaz. Ambientes que permitem e facilitam o humor entre as pessoas são ambientes mais sadios e com índices diminuídos de estresse”.
Entretanto, o autor também lembra que “o bom humor pode diminuir a percepção de riscos e, quando a situação for mais crítica, é melhor deixá-lo de lado”.
E que vantagens a prática do riso e do bom humor traz para o ambiente de trabalho?
Inúmeras pesquisas têm demonstrado que ambientes bem-humorados apresentam muitas vantagens.
Algumas delas são:
- - propicia melhoria nas relações interpessoais;
- - aumenta a união dos componentes da equipe, facilitando o trabalho em grupo;
- - propicia decisões mais criativas;
- - eleva a solidariedade entre os colaboradores;
- - maior facilidade na resolução e diminuição de conflitos;
- - favorece uma maior fluência de idéias;
- - estimula a criatividade;
- - eleva a produtividade;
- - melhora a atenção e a concentração;
- - favorece o aprendizado;
- - maior disposição para enfrentar os desafios;
- - diminui o estresse, a tensão e a ansiedade;
- - diminui a fadiga;
- - aumenta a motivação;
- - eleva o índice de satisfação no trabalho;
- - desenvolve a resiliência;
- - favorece o crescimento pessoal;
- - aumenta a auto-estima.
Talvez o maior desafio esteja em estabelecer o limite entre o bom humor e a falta de bom senso.
Uma piada, um trocadilho, um comentário engraçado, uma brincadeira, feitos na hora certa certamente produzirão o riso e a descontração.
Entretanto, quando ocorre o mesmo em momentos inoportunos ou com a pessoa errada, certamente isto poderá “queimar o filme” do interlocutor.
Saber estabelecer este limite é a grande “sacada” dos ambientes bem humorados.
São nestes ambientes onde se encontram os colaboradores mais felizes, independentemente do cargo ou da função ocupados.
Sem dúvida alguma, a prática do bom humor é característica de empresas saudáveis.
E a sua, ou onde você trabalha, é uma empresa saudável?
Copiado: https://www.linkedin.com/in/luizfava/
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