O que é Canvas? O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta bastante útil para quem já tem ou está planejando o seu negócio.
O método Canvas é uma ferramenta para inovação de modelos de negócios,
que pode ser utilizada na criação de uma nova empresa ou em uma organização
centenária, basta que seus gestores estejam dispostos a pensar
colaborativamente em busca de novas soluções para os seus problemas. Portanto,
hoje vamos falar sobre o que é business model Canvas.
O que é o Canvas?
O Canvas é uma solução bastante eficiente — e incrivelmente simples —
que ajuda o empreendedor a visualizar melhor as questões estratégicas do seu
negócio.
O Canvas tem como principal objetivo estruturar um modelo inovador de
plano de negócios, trazendo praticidade e principalmente dinamicidade na
análise das organizações.
Mas Canvas o que é? Proposto por
Alexander Osterwalder, pode ser definido como uma folha com 9 quadrantes a
serem preenchidos:
- Proposta
de valor;
- Segmento
de clientes;
- Os
canais;
- Relacionamento
com Clientes;
- Atividade-chave;
- Recursos
principais;
- Parcerias
principais;
- Fontes
de receita;
- Estrutura
de custos.
Enfim, trata-se, de um mapa visual elaborado para perceber se cada um
dos pilares do negócio está obtendo a devida atenção, já que o método é um
padrão capaz de oferecer uma visão prática da formatação do modelo.
Mas, a metodologia Canvas, o que é? Em tese, é uma
ferramenta estratégica de gestão de negócios e de implantação de novas frentes,
desde que conte com um planejamento para evitar desvios no meio do caminho.
Esses elementos, juntos, são capazes de identificar e de aprimorar o
relacionamento nas 4 principais áreas de um negócio:
- Clientes
- Oferta
- Infraestrutura
- Viabilidade
financeira
O principal objetivo do Canvas é fazer com que você planeje um negócio
de sucesso de forma pouco burocrática, tendo diversos insights e ideias durante
o processo.
Olhando o que é o Canvas, muita gente pode ver alguma semelhança com o Design Thinking. Pois bem, as duas concepções, relativamente novas, apresentam soluções cujo principal objetivo é otimizar o trabalho de estruturação e desenvolvimento de um produto ou negócio.
- O Design Thinking, como o próprio nome já sugere, propõe uma aproximação entre o mundo dos negócios e o dos designers de ideias com o objetivo de buscar na criatividade métodos para melhores soluções de problemas.
- Já o Canvas aborda de maneira visual as atividades a serem realizadas. São métodos complementares.
Quem pode usar o Canvas?
Apesar de ser muito comum em startups e outras empresas que estão começando,
o Business Model Canvas também é muito bem-vindo em empreendimentos que já
estão em pleno funcionamento.
No caso de um e-commerce, por exemplo, o Canvas pode ser utilizado para
modificar o modelo de negócios, lançar novos produtos, explorar novos mercados
ou simplesmente para ter uma melhor visualização do negócio como um todo.
O Canvas também pode ser utilizado como uma das ferramentas de gestão de
projetos, mas para isto há um Canvas de Projetos, que é um
modelo de Canvas dentre tantos que existem. Para entender o que é curso de Canvas, podemos dizer que é a melhor solução
para dar rumo aos seus negócios.
Na empresa Robson Camargo – Projetos e Negócios, há opção de cursos em
Canvas de Projetos e o PM Visual, que tem o objetivo de ensinar como planejar
um projeto em apenas 8 horas de trabalho e obter 68% de confiabilidade das suas
estimativas, através do CANVAS de Projetos e de todas as lâminas do PM VISUAL.
Por que é importante implementar o
método Canvas?
Na prática, um modelo de negócio descreve a lógica de funcionamento do
negócio: qual a oferta de valor, como entregar e como gerar receita a partir
dessa oferta. Em resumo, entende o funcionamento da empresa e a necessidade
dessa mesma empresa no mercado em que se propõe atuar.
Com o Canvas, é possível inovar naquilo que já se faz e buscar novas
frentes, caso entenda necessário. Esse modelo possibilita que o empreendedor
seja o melhor, entregue mais valor e, consequentemente, se destaque da
concorrência.
Se tiver clareza do que está fazendo — e essa é a proposta do modelo Canvas —, o empreendedor poderá lançar novos produtos e atuar em outros mercados, sem medo de se perder no caminho, pois ainda terá uma gestão bem elaborada.
Como o método Canvas funciona?
Em outras ferramentas de negócios é preciso uma descrição longa e
detalhada de cada elemento, o que dificulta a leitura com praticidade e
agilidade. Isso sem falar nas mudanças frequentes que atrapalham a atualização
de modelos mais complexos.
E, o que é o modelo Canvas? O Canvas funciona
como resposta para as mais diversas perguntas sobre os elementos citados acima:
- Como vou trabalhar no meu negócio?
- Qual é a atividade-chave do meu empreendimento?
- Quais são os recursos-chave da minha empresa?
- Onde está a minha rede de parceiros?
Assim, é possível ter respostas sobre as atividades mais importantes a
serem trabalhadas, os recursos necessários para a criação de valor ao cliente e
a aliança de negócios que aprimora as relações e alavanca o crescimento da
empresa.
Outras perguntas que o Canvas responde é sobre o que você vende, ou
seja, quais os produtos e serviços oferecidos e qual é a proposição de valor de
cada um. Essa última questão nos leva à descrição do diferencial da empresa
perante a concorrência e a razão pela qual um cliente compra da empresa A, e
não da empresa B.
Ainda dentro dos segmentos, o método Canvas responde a pergunta sobre
demanda e necessidade, ou seja:
- Para
quem?
- Existe
demanda?
- Existe
um público-alvo bem definido?
- O
marketing está compreendido no meio em que a empresa entrega valor?
- Quais
são os canais de publicidade que a empresa utiliza?
- Como
está o relacionamento entre a empresa e o cliente?
Por fim, existe a busca pela resposta do retorno:
- Quanto?
- Será que o negócio está compensando o trabalho e a energia dispensada?
Basicamente, esse momento se refere à estrutura de custos e ao fluxo de
receitas. Na prática, é uma balança que pende para a diminuição dos custos e ao
aumento da receita.
Por isso, é fundamental entender quais são as consequências do custo na
gestão total e na forma como a empresa retém e consegue mais recursos
financeiros. Quais são os rendimentos e de onde eles vêm? A mesma pergunta deve
ser feita com relação aos gastos.
Como aplicar o método Canvas na sua empresa?
Agora que você já sabe o que é um
Canvas, vamosver comoaplicar o método. O quadro deve ter 9 campos, um para cada
elemento que faz parte do modelo. O ideal é fazer em uma folha A3, mas você
pode desenhar ou imprimir o esquema em um espaço maior, como uma cartolina.
Escreva cada pilar do modelo de negócios em um quadrado e utilize a
diferenciação de cores para aprimorar a experiência visual.
Todos os colaboradores devem ter contato com o modelo, pois uma empresa
deve estar alinhada no mesmo objetivo.
Explique para os interessados cada detalhe para facilitar a compreensão
e melhorar o relacionamento entre os fatores que permitem o funcionamento de um
negócio.
Antes de qualquer decisão, é preciso preparar a sua empresa para o
sucesso, e esse é o papel do método Canvas. Como você pode perceber, não é uma
varinha mágica que vai realizar todos os seus planos, mas será uma espécie de
bússola que vai te ajudar a notar o que está funcionando bem e o que não está
trabalhando a favor do seu empreendimento.
Enfim, o que é a ferramenta Canvas? É uma forma de
ter o controle total da sua empresa e de tomar decisões coerentes com as suas
necessidades e com os seus objetivos. Comece bem e, se precisar, ajeite-se no
caminho — mas nunca desista de chegar lá simplesmente por desconhecer a rota.
Copiado:https://robsoncamargo.com.br/blog
Muito bom esse artigo sobre o Canvas
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