Os modelos de contratação profissional estão em constante processo de mudança, e vence a concorrência quem busca desenvolver as habilidades do futuro.
Os modelos de
contratação profissional estão em constante processo de mudança, e
vence a concorrência quem busca desenvolver as habilidades do
futuro. Afinal, é preciso estar preparado para as transformações que
ocorrerão em diferentes áreas, como Comunicação, Tecnologia, Computação,
etc.
Portanto,
pense a respeito da evolução de sua carreira nos últimos cinco anos e, agora,
imagine o que pode mudar nos próximos cinco. Lembre-se de que suas habilidades
dizem, aos empregadores, o que você pode fazer, como pode fazer e, até mesmo,
quem você é.
Afinal, seu
perfil profissional vai além dos títulos acadêmicos, englobando
também competências pessoais e interpessoais. Inclusive, você sabia que
algumas habilidades, a exemplo da flexibilidade cognitiva e da inteligência
emocional, foram eleitas pela Organização das Nações Unidas
(ONU) como essenciais para a formação de um profissional
do futuro?
Apresentamos
as skills que serão mais requeridas pelo mercado de trabalho. Estas são as
11 habilidades do futuro:
- comunicação;
- flexibilidade cognitiva;
- inteligência emocional;
- criatividade;
- capacidade de resolver problemas complexos;
- negociação;
- capacidade de ter bom julgamento e tomar decisões;
- liderança;
- gerenciamento de pessoas;
- pensamento crítico;
- empreendedorismo.
Essas
habilidades, que se complementam e devem ser equilibradas para se ter um
profissional completo, geralmente, são divididas em dois grupos: soft skills e
hard skills. Você sabe diferenciá-las?
Quais são as
diferenças entre soft skills e hard skills?
Você sabia
que, segundo levantamento da Page Personnel realizado entre janeiro e agosto de
2018, 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico (hard
skill) e demitidos pelo comportamental (soft skill)? E os principais
motivos são: conduta inapropriada ou inesperada.
O resultado
foi obtido a partir de entrevistas realizadas com 1.400 executivos de RH
de companhias dos setores de marketing, RH, vendas, varejo, TI,
construção, propriedade, finanças e engenharia.
Mas você sabe o que são as soft e as hard skills?
Então, as soft skills são
menos concretas e mais difíceis de serem quantificadas do que as hard
skills, pois estão ligadas a seu temperamento, personalidade e qualidades, como
ser confiável, organizado ou profissional.
As hard
skills são habilidades profissionais que, de alguma maneira, podem ser
mensuradas. Elas vêm de um conhecimento específico — uma combinação entre
formação e treinamentos no
trabalho — e, geralmente, estão ligadas aos aprendizados ou tecnologias
específicas, adquiridos, mais comumente, por meio de graduação, mestrado ou
cursos profissionalizantes.
E a boa
notícia é que há cursos que podem ajudar você a desenvolver todas essas
habilidades do futuro! O curso de inteligência emocional, por exemplo,
permite que você se torne um profissional capaz de exercer uma influência
positiva sobre si mesmo e sobre as pessoas com quem você convive
diariamente.
Além disso,
aprendizados desse modelo auxiliam os profissionais a lidar com mudanças,
desafios e situações, como falar em público e solucionar conflitos no trabalho.
Quais são as
habilidades do futuro mais importantes para um profissional?
Muitos
profissionais são bem instruídos, mas não apresentam as habilidades necessárias
para conseguir o emprego que desejam. Portanto, se você quer se
destacar em sua área de atuação, precisa conhecer as 11 habilidades
do futuro que se espera encontrar no perfil dos profissionais nos próximos
anos!
1. Comunicação
A comunicação é uma
das principais habilidades do futuro. Afinal, de nada
adianta ser um profissional com muitas capacitações técnicas, se você
não for capaz de se comunicar com eficácia e eloquência. Portanto,
é fundamental transmitir suas ideias, seja oralmente ou por escrito.
E saiba que as
empresas valorizam muito essa capacidade, principalmente, para quem é de áreas
como vendas ou relacionamento com o cliente, por exemplo. Saber se comunicar
bem é fundamental para ter sucesso nas tarefas desenvolvidas diariamente,
seja ao lidar com líderes e colegas de trabalho, ao expor ideias ou
apresentar projetos e relatórios.
2. Flexibilidade cognitiva
A adaptabilidade e flexibilidade cognitiva são duas habilidades muito importantes no campo profissional para os próximos cinco anos. Isso porque, para que os profissionais tenham sucesso no futuro, é necessário saber se adaptar facilmente e acompanhar as mudanças.
Eles também
precisam ter flexibilidade cognitiva, uma vez que precisam ser capazes de
mudar seu pensamento na mesma velocidade em que novos problemas e situações
surgem no ambiente profissional.
O mercado
valoriza os profissionais que são capazes de olhar uma situação de vários
ângulos e formular o melhor plano de ação.
3. Inteligência emocional
Ser
capaz de entender os outros e a si mesmo, por meio da inteligência
emocional, está entre as principais habilidades do futuro. Dessa forma, é
possível estabelecer conexões com qualquer pessoa no ambiente de trabalho, o
que é essencial em qualquer setor.
Um
profissional que é capaz de controlar suas respostas emocionais para tomar
decisões racionais se destaca no mercado. Veja um exemplo: ocorre uma
tensão entre você e seu chefe durante uma reunião por discordarem um do
outro, e você age impulsivamente.
Isso não
ocorreria, caso estivesse trabalhando a sua inteligência emocional. Afinal,
você conseguiria se concentrar em agir da forma correta, ou seja, aguardando a
finalização da reunião, para passar a ele um feedback construtivo.
4. Criatividade
A criatividade
influencia a inovação. Por isso, as empresas gostam de colaboradores que se
destacam por descobrir formas de desempenhar atividades
diferenciadas, que ninguém mais se deu ao trabalho de pensar sobre o
assunto.
As empresas e
o mercado valorizam profissionais criativos e inventivos, porque a alta
competitividade e o novo perfil dos consumidores exigem um profissional capaz
de apresentar novidades e aperfeiçoar os processos.
5. Capacidade de resolver problemas complexos
O profissional
do futuro terá que apresentar a capacidade
de resolver problemas, às vezes nunca vistos, que podem envolver
outras áreas e a capacidade de lidar com pessoas.
Portanto, quem
demonstrar ter criatividade, pensamento estratégico e segurança
para agir em momentos complicados pode se dar muito bem! Essa é a
perfeita combinação entre inteligência emocional e cognitiva.
6. Negociação
Não importa em
qual setor você trabalha, sempre é preciso negociar algo, certo? Mesmo sem
reparar, isso faz parte da nossa vida. O profissional que domina essa
habilidade pode convencer pessoas ao vender seus argumentos e ideias, além de
saber negociar prazos e valores ou fechar novos trabalhos com clientes, de
forma a beneficiar a empresa e o contratante.
As empresas
buscam aqueles que saibam negociar em situações de conflito, para que haja
um bom entendimento entre os funcionários e manutenção do bom clima
organizacional.
7. Capacidade de ter bom julgamento e tomar decisões
Os
profissionais do futuro deverão ter a capacidade de ler e interpretar
informações, ter novos insights, tomar decisões baseadas
em dados concretos, analisar números e agir estrategicamente.
O mercado
deseja profissionais preparados que saibam lidar com a complexidade das
situações e encontrar soluções alinhadas aos objetivos e propósitos do
negócio.
8. Liderança
A liderança
também está na lista de habilidades do futuro que serão essenciais para os profissionais
se destacarem no mercado. É preciso saber que, além de liderar, um bom líder tem que ser capaz de trabalhar em equipe,
distribuir tarefas, ser coordenado ou coordenar, compartilhar, interagir e se
autoliderar.
O mercado exige pessoas mais autônomas, capazes de administrar seu próprio tempo e tomar frente das situações.
9. Gerenciamento de pessoas
A gestão de
pessoas está diretamente conectada à inteligência emocional, e essa é uma
ferramenta de grande relevância para o profissional do futuro. Isso porque,
quem é capacitado para gerenciar pessoas contribui com o aumento da
produtividade, motiva as equipes e responde aos anseios dos
colaboradores.
Quando suas
necessidades são atendidas, os funcionários ficam mais entusiasmados a
corresponder às demandas de produtividade e criatividade da empresa. Sendo
assim, ambos os lados só tem a ganhar.
10. Pensamento crítico
Entre as habilidades
do futuro exigidas pela maioria das empresas está o pensamento crítico
— que é quando você exerce a capacidade de ver as situações de maneira crítica,
isto é, deixando de lado as suas opiniões e crenças. Dessa forma, será
possível encontrar soluções efetivas para problemas e projetos, por
exemplo.
Quem investe
nessa habilidade só tende a ganhar na carreira devido à sua grande influência
no ambiente de trabalho, podendo se destacar profissionalmente.
11. Empreendedorismo
As empresas
estão procurando colaboradores que farão a diferença. Por isso,
o profissional dos próximos anos deve ter
um perfil diferenciado. Por exemplo, ele precisa ter atitudes com
visão de futuro que possam dar início a mudanças e ideias.
O mercado exige
pessoas que sejam capazes de criar, buscar novas oportunidades e
colocar novas soluções em prática.
Todas essas
habilidades do futuro podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos
e cursos, como técnicas de comunicação e oratória, gerenciamento das emoções e
comunicação interpessoal corporativa, que farão diferença em sua carreira
e poderão ajudar na disputa por uma vaga de trabalho. Um profissional que
apresenta a combinação de soft e hard skills é uma peça fundamental para o
crescimento de uma empresa.
Copiado:https://blog.soap.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário